Faixa Atual

Título

Artista

Atual

X Radio Show

00:00 01:00

Atual

X Radio Show

00:00 01:00


AD Ovarense reforça a invencibilidade depois de deslocação (par)a Tarei(a)

Escrito por em 15/12/2017

A AD Ovarense chegou à última jornada da 1ª volta da série C do campeonato de promoção feminino sem perder um único ponto (5 vitórias em 5 jogos), na esperança de ser um dos ataques mais concretizadores da série, ao saber de antemão que defrontaria a equipa menos cotada da competição. O CD Tarei vinha aos poucos a conseguir minimizar as sua derrotas pesadas (tinha até então 74 golos sofridos contra nenhum marcado) mas devido a várias condicionantes, que de seguida serão abordadas, nunca foi par para o ataque avassalador das vareiras.

O resultado final de 0 x 24, caído em desuso actualmente, era o expoente máximo do quão tão pouca estória o jogo teve e o quanto o campo parecia inclinado…

Deu para golos de todos os gostos e feitios, mas antes de sabermos um pouco mais vamos conhecer a constituição das líderes do campeonato…

Paulo Campino, mesmo não promovendo demasiadas alterações, decidiu dar algum tempo a algumas atletas menos utilizadas e alinhou com Peras na baliza; Mariana Campino, Joana Pinho, Adriana, Ninja no eixo defensivo; Mariana Almeida, Joana Gomes, Betinha no miolo; e Jordão, Rute Silva e Soares, ao centro, no ataque vareiro.

Acabou por ser o típico jogo do «aluga-se meio campo», com a equipa do Tarei a demonstrar enormes dificuldades no simples domínio da bola e a recorrer em quase todas as oportunidades ao precário «chuto para onde estão viradas».

Tendo isso em conta e olhando à clara superioridade da Ovarense, é natural que o primeiro golo tenha surgido logo nos primeiros minutos do jogo. E que golo foi, este da Betinha, ao colocar, com remate à entrada da área; a bola na «gaveta» sobre o lado do poste direito da baliza defendida por Cristiana Silva.

A ADO, com passes rasgados e a velocidade das suas pontas, ia fazendo muitos estragos e os golos iam-se sucedendo numa cadência rápida; até chegarmos ao intervalo já com um resultado bem expressivo de 0 x 9. Praticamente tudo corria mal para o Tarei, e até um potencial cruzamento de Jordão na direita acabou desviado para dentro da baliza pela central Raquel Costa, traindo a guardiã do Tarei.

A registar ainda antes do intervalo duas saídas forçadas de jogadoras vareiras, Ninja e Soares, que obrigaram Paulo Campino a gastar as suas substituições; entrando Ema e Diana para os seus lugares.

Na segunda parte tudo se agravaria mais, sobretudo após o CD Tarei ter ficado a jogar de 9 para 11, mesmo sem ver nenhuma atleta expulsa… A equipa anfitriã apenas tinha onze jogadoras disponíveis para este encontro e 2 delas acabaram por se lesionar, forçando a equipa de João Rodrigues a terminar a partida com 9 elementos!

Com este grande condicionante, somando o cansaço acumulado e o discernimento a desaparecer com o avolumar do resultado, a Ovarense marcava golos atrás de golos; com a bola praticamente a ir ao meio campo e a entrar na baliza visitante logo na primeira jogada seguinte…

Até um auto-golo de Cristiana Silva a partir de um pontapé de canto aconteceu, com a guardiã a largar a bola para dentro da sua própria baliza…

Apesar deste percalço, Cristiana Silva, guarda-redes com grande porte físico; foi claramente a melhor jogadora da sua equipa. Defendeu algumas bolas complicadas, incluíndo um pontapé forte de Betinha, que desviou com uma excelente tirada para o lado direito da baliza. Não fossem os seus bons apontamentos e possivelmente o resultado teria sido mais desnivelado!

Com tantos golos de belo efeito, como o da Rute Silva a tirar 4 adversárias do caminho antes de chutar, como o da Mariana Campino a driblar várias opositoras pela esquerda antes do remate cruzado; caberia à grande goleadora da partida, Betinha (com 9 golos), o melhor registo da partida, ao apontar um golo de «catedral».

Com o esférico a pingar, levantou a bola por cima da defensora e, sem deixar cair no chão, sobre a linha da área; encheu o peito do pé rematando fulminante junto à trave, sem hipóteses de defesa!

No final do jogo, grande parte das atletas vareiras tinham feito o gosto ao pé, com Betinha (9 golos), Mariana Campino (3 golos), Jordão (3 golos), Joana Gomes (3 golos), Diana (2 golos), Soares, Mariana Almeida e Rute Silva (para além do auto-golo supra-mencionado) a entrarem no marcador da partida.

Helder Ferreira foi o repórter da AVfm no local. Ouça as entrevistas aos técnicos:

Paulo Campino – Treinador da AD Ovarense

 

João Rodrigues – Treinador do CD Tarei

 

Com este resultado, a AD Ovarense terminou assim uma 1ª volta perfeita em primeiro lugar, só com vitórias, e com o melhor ataque da competição (43 golos marcados), acabando por cumprir a promessa de Paulo Campino a Sara Lopes de que a equipa chegaria pelo menos aos 21 golos.

Sara Lopes, que tem o mesmo número na camisola, momentos antes esteve no funeral do seu avô e não esteve em campo por motivos óbvios, tendo recebido uma bonita homenagem das suas colegas de equipa ao marcarem o vigésimo primeiro golo do encontro.

Na próxima jornada começa a segunda volta da série C, e a ADO recebe em casa o Atlético de Cucujães, que venceu na primeira volta por 1 x 2 e é o actual quinto classificado da série.

Veja a fotogaleria:

 


Fotos: António Silva
Texto: Helder Ferreira
Áudio: Jaime Valente

Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *