Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Indie Zone

22:00 24:00

Atual

Indie Zone

22:00 24:00


Ovarense subiu à altura do líder e quase fez a surpresa em Lourosa

Escrito por em 20/02/2018

Os extremos do Campeonato Safina tocaram-se, no domingo passado, na 20ª jornada da prova. A AD Ovarense, na luta pela manutenção, visitou a casa do primeiro classificado, o Lusitânia de Lourosa FC.

A precisarem de pontos, os vareiros entraram com ritmo muito alto e marcaram cedo, por intermédio de Matheus. No entanto, o Lusitânia consumou a reviravolta já na segunda parte e contra uma ADO que jogou com 10 desde os 22 minutos.

Fábio Pereira, capitão da Ovarense, foi admoestado com o cartão vermelho direto depois de uma falta sobre Ibrahim Koneh. Um lance onde o avançado camaronês se isolou, ganhou velocidade e caiu no contacto com Pereira.

A decisão do árbitro Renato Oliveira gerou protestos no banco da Ovarense e teve a análise de Artur Marques no rescaldo da partida. O técnico dos alvinegros fala ainda de uma grande penalidade sobre Jair, no fecho da primeira parte.

No entanto, e apesar da derrota, Artur Marques não se cansou de elogiar o espírito dos seus jogadores. E, de facto, a Ovarense fez uma partida de encher o olho, deixando os mais distraídos no estádio a questionar quem é que era o conjunto que ocupava o 1º lugar e o que ocupava o 17º.

Apresentando uma defesa renovada (devido à suspensão de Jonas e a lesão de David Rocha) com Cocas no corredor central e Wellington na esquerda, o começo dos vareiros foi de supremacia no ataque.

O golo de Matheus, aos 10′, foi apenas o culminar de 20 minutos de grande domínio. O Lusitânia tinha dificuldades em sair do seu último reduto e apenas de bola parada se acercava da baliza de Samuel Biscaia.

Só que, após a expulsão de Pereira, tudo mudou. Sem grandes opções defensivas no banco (apenas o lateral Pablo), a Ovarense reestruturou-se com o que tinha dentro das 4 linhas. Dayo Femi recuou e fez dupla de centrais com Cocas. Por sua vez, Mário Jardel também começou a pisar terrenos que não eram seu à partida e ensaiou uma espécie de posição híbrida – entre médio ofensivo e avançado.

Para complicar, o empate dos lusitanistas surgiu na cobrança do livre que gerou a expulsão. A Ovarense sofreu até se reagrupar, mas conseguiu aguentar o 1-1. Mesmo com uma grande quantidade de oportunidades, o Lusitânia ora pecava na finalização, ora via uma Ovarense muito operária e a ser capaz de defender a sua baliza com qualidade.

O intervalo trouxe ainda mais frieza aos vareiros. A equipa da ADO entrou na etapa complementar completamente ciente da missão que a esperava: aguentar o empate e, se possível, causar mossa nas transições rápidas. Uma abordagem que enervou o Lourosa e que ainda gerou alguns bons lances de ataque, quase sempre com Jair como protagonista.

Do banco da casa, Luís Miguel começou a fazer substituições de «tração à frente», com as entradas de Pirata, Pedro Silva e Ricardo. Por sua vez, Artur Marques e Jean lançavam o trunfo que tinham deixado nos suplentes: Artur. De regresso após lesão, o brasileiro rendeu o esgotado Jardel aos 68′ e procurava trazer mais frescura ao ataque da Ovarense.

Mas a verdade é que a vida não estava fácil para a Ovarense e, lá atrás, não havia mãos a medir. Samuel Biscaia começava a destacar-se como um dos homens da partida e todos os jogadores da Ovarense eram poucos para segurar a pressão do adversário.

Aos 80′, o azar bateu à porta. Depois de uma exibição irrepreensível, Cocas marcou na própria baliza ao tentar aliviar um cruzamento vindo da esquerda. Um golo que seria de bandeira caso fosse na baliza contrária mas que, neste caso, apenas servia para deitar por terra as esperanças da Ovarense.

Certo é que, mais uma vez, a turma vareira surpreendeu toda a gente. A jogar com 10, com o revés psicológico de sofrer a pouco tempo do fim e com o cansaço acumulado nas pernas, a Ovarense lançou-se em busca do empate e fez muito boa figura.

Já com Renato Pereira e Filipe Lírio em campo, os 4 minutos de compensação dados por Renato Oliveira foram dramáticos e, aos 90’+1, Parreira teve nos pés o segundo golo… só que este foi negado por uma intervenção gigante de Marco Sá.

O resultado ficaria mesmo no 2-1 a favor dos líderes do campeonato. O Lusitânia ganhou o jogo, mas pode mesmo dizer-se que a Ovarense ganhou em tudo o resto. Ganhou o respeito da assistência, engrandeceu o nome do clube e provou, mais uma vez, que está apta a enfrentar os melhores cara a cara.

No caminho da ADO apresenta-se, agora, o SC Esmoriz. O dérbi concelhio está marcado para o próximo domingo, no Estádio Marques da Silva. Um jogo que coloca ao de cima todas as rivalidades antigas que há entre adeptos dos dois emblemas.

Tanto para Ovarense como para Esmoriz, esta trata-se de uma partida crucial. A Ovarense voltou ao 18º e último posto da classificação e já não sabe o que é somar pontos desde 28 de Janeiro. Por seu turno, o Esmoriz encontra-se em franca recuperação de forma e quer afirmar o bom momento com um triunfo sobre os rivais.

Pedro Silva foi o repórter da Rádio AVfm no Lusitânia-Ovarense. Ouça as declarações dos técnicos:

  • Declarações AD Ovarense | Artur Marques:

 

  • Declarações Lusitânia Lourosa FC | Luís Miguel:

 

FICHA DE JOGO

Lusitânia Lourosa FC: Marco Sá, Rena, António Alves, Vítor Sá, Ivo Oliveira (cap.) (Pirata, 55′), Edu Silva, Edu Marques, Ricardo Gomes, Léo (Ricardo, 77′), Ibrahim Koneh, Mário (Pedro Silva, 68′).

AD Ovarense: Samuel Biscaia, Parreira, Fábio Pereira (cap.) (expulso, 22′), Cocas, Wellington, Dayo Femi, Fred (Renato Pereira, 83′), Matheus (Filipe Lírio, 86′), Jair, Tigas, Mário Jardel (Artur, 68′).

Marcadores: Matheus (10′), Ricardo Gomes (28′), Cocas (auto-golo, 80′).


FILME DO JOGO:

0′ – Tudo a postos para o começo da 20ª jornada do Campeonato Safina. O líder, Lusitânia Lourosa FC, enfrenta o 17º classificado, AD Ovarense. O estádio está muito bem composto e, em lados opostos, as claques (Armada Lusitana e Fans 1921) ecoam com os cânticos de apoio às suas equipas.

0′ – Uma tarde domingo que parece perfeita para a prática do futebol. De salientar também as excelentes condições do relvado do Estádio do Lusitânia FC. Vive-se, portanto, um ambiente digno de Primeira Liga.

0′ – Dois momentos a destacar ainda antes do apito inicial. O primeiro é referente ao minuto de silêncio prestado em homenagem a Mário Ferreira, roupeiro do Lusitânia de Lourosa que faleceu recentemente. Foram 35 anos dedicados aos clube. Depois, um momento mais alegre: ainda a celebrar o dia de S. Valentim, os jogadores e equipa técnica do Lusitânia entraram em campo com rosas amarelas, rosas essas que ofereceram às suas namoradas e familiares.

0′ – Quanto ao futebol propriamente dito, refira-se que Artur Marques continua suspenso. Vai estar bem perto do banco da Ovarense, onde está Jean Ferreira e onde se senta, depois de recuperar de uma lesão, o avançado Artur. No 11 da Ovarense estará Jair, que continua a merecer a confiança dos técnicos. Mas as surpresas prendem-se com as inclusões de Matheus no meio campo (Lírio é rendido) e Wellington no lado esquerdo da defesa (David Rocha está lesionado). Cocas aparece como central e faz de Jonas, atleta foi expulso contra o União de Lamas.

0′ – Luís Miguel, técnico do Lusitânia, sabe que este não será um jogo tão fácil como aquele que o Lourosa foi vencer ao Estádio Marques da Silva por 6-1. No entanto, confia na veia goleadora de Koneh, camaronês que já leva 18 golos no Campeonato Safina e que, na primeira volta, marcou 3 golos à Ovarense.

0′ – Começa a partida.

2′ – Excelente tabelinha entre Wellington e Jair, pela esquerda. Jair chega à zona de tiro mas vê o golo ser-lhe negado por uma mancha bem executada pelo guardião Marco Sá.

5′ – A Ovarense entrou a todo o gás, surpreendendo tudo e todos. O controlo de jogo está na posse dos alvinegros e a área do Lusitânia de Lourosa tem sido ameaçada constantemente.

10′ – GOLO DA OVARENSE! Tigas fura pela esquerda, ganha espaço para o cruzamento rasteiro e Jardel remata ao poste. Na recarga, Matheus emenda para o fundo das redes. Está feito o primeiro de uma Ovarense muito ousada e a jogar o melhor futebol da temporada.

15′ – O Lusitânia tenta reagir, mas só de bola parada consegue levar o jogo para o reduto defensivo da ADO. Luís Miguel vai dando indicações a partir do banco, mas o primeiro quarto de hora foi totalmente dos vareiros.

22′ – Koneh ganha espaço no corredor central, mete a quinta e parte isolado para a baliza. Fábio Pereira tenta efetuar o corte em desespero, mas embrulha-se com o camaronês à entrada da área. O árbitro da partida, Renato Oliveira, puxa do cartão vermelho e expulsa o capitão da Ovarense. A turma vareira vai jogar mais de uma hora com apenas 10 elementos em campo.


25′ – O jogo ainda não reatou. Samuel Biscaia, que também esteve no lance da expulsão, ficou mal tratado depois do choque com Koneh. O guardião está a ser assistido e parece que vai precisar de um «penso rápido» no nariz. Enquanto isso, Artur Marques e Jean falam com alguns dos jogadores da Ovarense, provavelmente a prepararem a tátita do pós-expulsão.

28′ – GOLO DO LUSITÂNIA DE LOUROSA! Como um azar nunca vem só, na cobrança do livre direto, Ricardo Gomes chega ao empate. Remate de pé esquerdo do camisola 13 que deixa Biscaia pregado ao chão e sem esboçar uma reação.

29′ – Mesmo com a expulsão de Fábio Pereira, não irá surgir nenhuma alteração na Ovarense. Femi recuou, joga agora como central. E Jardel saiu da posição de ponta de lança fixo para jogar no vértice mais ofensivo do miolo.

29′ – Grande confusão na área da Ovarense e Mário quase aproveita para marcar. O Lourosa sente a Ovarense combalida e pretende chegar ao golo da vantagem o quanto antes.

30′ – Mário cruza rasteiro na esquerda e Koneh marca com um toque precioso, ao segundo poste… mas é falso alarme. O avançado do Lourosa estava em posição irregular e a Ovarense terá um livre a seu favor.

33′ – O Lusitânia cresceu imenso, a Ovarense está com muitas dificuldades. Neste momento, sucedem-se os calafrios junto da baliza de Biscaia.

37′ – Mais uma investida dos da casa. Léo descobre Koneh dentro da área e cruza para a cabeça do melhor marcador do Safina. Koneh ainda penteia a bola, mas esta sai ao lado do poste esquerdo da baliza da Ovarense.

39′ – Agora foi Léo a cabecear. O extremo ganhou nas alturas, até acertou no alvo, mas Biscaia estava atento e segura o esférico que lhe veio à figura.

42′ – A Ovarense dá um ar da sua graça, depois de um canto na esquerda. Tigas trabalha bem e Matheus quase chega aos seu bis. Ao segundo poste, o brasileiro ficou a centímetros de desviar a bola para dentro da baliza.

45+1′ – O Lusitânia volta a tentar de cabeça, desta vez por Mário. O ponta de lança remate ao lado, algo que também já tinha feito aos 44′.

45+2′ – Jair cai na área do Lourosa e pede-se penálti no banco da Ovarense. O brasileiro avançou pelo lado direito e, já bem perto da pequena área, sofreu carga por trás. Renato Oliveira mandou seguir.

45’+3′ – Intervalo. O empate mantém-se num jogo muito disputado. A Ovarense entrou de rompante e marcou, mas o rumo dos acontecimentos foi outro após a expulsão de Pereira. Só na parte final do primeiro tempo é que a Ovarense voltou a aparecer no ataque, veremos se mantém a toada na segunda parte.

45′ – O intervalo serve para homenagear o atletismo do Lusitânia de Lourosa. Vários jovens e treinadores desfilaram pelo relvado, munidos das medalhas e taças que conquistaram recentemente. Excelente mostra de ecletismo do emblema lusitanista.


45′ – Recomeça a partida, sem alterações de parte a parte.

51′ – A rapidez de Koneh a fazer novamente estragos. O avançado aparece lançado na esquerda, mas Biscaia sai inteligentemente da sua baliza e fecha a porta do golo. O lance deixou marcas no guardião que fica novamente queixoso e vai precisar de assistência.

55′ – No Lusitânia, sai Ivo Oliveira, entra Pirata. Uma substituição ofensiva com a entrada de um jogador que sabe bem o que é marcar golos a clubes do concelho de Ovar: na época passada, quando representava o Beira-Mar, apontou um hat-trick ao SC Esmoriz.

60′ – João Borges, guarda-redes suplente do Lusitânia, é expulso do banco por palavras ao trio de arbitragem. O guardião vai ver o jogo para a bancada, junto dos adeptos da casa.

63′ – A Ovarense está bem a defender, mas é muito tímida no ataque. A solução passa quase sempre por passes longos à procura de um Jardel que não está (nem pode estar!) na posição onde costuma ser referência aérea. Mas, por falar em Jardel, destaque-se o o jogo voluntarioso do homem golo da ADO: bem no trabalho defensivo e seguro a guardar bola quando rodeado de adversários.

64′ – Canto na direita do ataque do Lourosa e, na sequência, Mário volta a falhar o golo de cabeça. O reforço do Lusitânia, ex Beira-Mar, não tem estado com a pontaria afinada. Ainda assim, chegou a gritar-se golo nalgumas alas do estádio.

65′ – Investida do lateral Rena que tenta o remate do meio da rua. Biscaia responde bem entre os postes e faz defesa apertada para canto.

66′ – A Ovarense volta ao ataque! Matheus e Jair (os melhores da Ovarense em campo) combinam e é Matheus a rematar para a defesa de Marco. A bola sai pela linha de fundo, é canto para os vareiros.

68′ – Substituição na Ovarense: sai Jardel, entra Artur. É o regresso de Artur aos relvados, depois de lesão.

68′ – O Lourosa também mexe e faz entrar Pedro Silva para o lugar de Mário.

70′ – Remate de Edu Marques para nova defesa de Samuel Biscaia. A bola ainda sofreu um desvio, foi prensada para a baliza e nem assim o guardião da Ovarense cedeu. Está a ser um muro na defesa alvinegra.

73′ – Livre na esquerda, a favor do Lusitânia. Na sequência, surge mais um cabeceamento dos da casa, mas mais uma vez ao lado. O esférico ainda tira tinta ao poste da baliza da Ovarense.

75′ – Os jogadores do Lourosa parecem estar a ficar enervados com o seu próprio insucesso. A Ovarense está a defender bem e, quando pode, faz algum anti-jogo. Nas bancadas surgem protestos para com os atletas vareiros, mas estes fazem «ouvidos moucos.»

77′ – Luís Miguel esgota as alterações para o Lusitânia. Entra Ricardo, sai Léo.

80′ – GOLO DO LUSITÂNIA DE LOUROSA! Que falta de sorte teve Cocas, central que estava a fazer um excelente jogo pela Ovarense. Num cruzamento de Edu, o jogador vareiro tentou o corte, mas aliviou para o sítio proibido: o fundo da sua baliza. Um auto-golo que deixa muitos dos jogadores da Ovarense caídos sobre o relvado, como se tivessem levado um murro no estômago.

83′ – Substituição na Ovarense: sai Fred, entra Renato Pereira. A Ovarense ainda vai tentar qualquer coisa no ataque!

85′ – Quase déjà vu na área da Ovarense. Edu cruza na esquerda e agora é Femi que, por pouco, não marca na própria baliza. O corte deficiente do nigeriano obrigou Biscaia a fazer uma defesa monstruosa.

86′ – Última alteração na ADO: sai Matheus, entra Filipe Lírio.

90′ – Vão jogar-se mais 4 minutos para além dos 90. É esse o tempo que a Ovarense tem para «assaltar» a baliza contrária.

90+1′ – Quase o golo da Ovarense! Na sequência de um canto apontado por Lírio, Parreira aparece ao primeiro poste e remata para uma defesa felina de Marco Sá. A bola ainda chega a tocar na trave, mas sai para novo canto. Era um golaço!

90+2′ – Já com Biscaia no ataque, o Lourosa quase aproveita para ampliar a vantagem. Após novo canto, a equipa lusitanista recupera rápido e é Koneh a tentar a sua sorte, do meio da rua. O «balão» do goleador saiu por cima da baliza deserta da Ovarense.

90+4′ – Termina a partida, é o Lusitânia quem vence. O 2-1 final não premeia a Ovarense que cai para o último lugar do Campeonato Safina. Mas é mais um sinal da franca recuperação que a equipa de Artur Marques tem protagonizado nas últimas jornadas, batendo-se de igual para igual contra os melhores do competição.

Veja a fotogaleria do encontro:

 


Fotos: Direitos Reservados/Pedro Silva
Texto: Pedro Silva
Áudio: Jaime Valente

 


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *