Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Sábado de Manhã

09:00 12:00

Atual

Sábado de Manhã

09:00 12:00


SC Esmoriz trava ímpeto do União de Lamas e segura um ponto

Escrito por em 21/02/2018


Jogo grande na Barrinha, a contar para o Campeonato Safina: o SC Esmoriz recebeu o União de Lamas e empatou a zeros. Os adeptos aderiram e apenas faltaram os golos na tarde de domingo. Os vareiros estavam renascidos e vinham de duas vitórias consecutivas, assim como o União que, desde a entrada de Tonel, apenas conheciam o sabor da vitória.

As ambições das duas equipas são diferentes, o SC Esmoriz está completamente confortável no oitavo lugar enquanto o Lamas ainda continua na perseguição ao líder, Lourosa, e com aspirações à subida de divisão.

Narciso Ratinho, timoneiro do Esmoriz, realizou uma alteração no onze inicial face à vitória da 19ª jornada, em Castelo de Paiva: o reforço de inverno, Max, emprestado pelo Lourosa, substituiu John Moses com o objetivo de dar mais músculo ao miolo. Por sua vez, Kenneth Kalunga subiu para a ala do ataque, a verdadeira «praia» do zambiano. Renato Lopes assumiu a baliza; o quarteto defensivo foi constituído por Ruca, Rúben Pereira, Fábio Gonçalves e Breno; no meio campo jogaram o capitão Pedro Godinho, Max e Filipe Leite; na frente atuaram Kalunga, Resende e Vando (que ocupou a zona central do ataque).

Tonel, treinador do União de Lamas, também realizou uma alteração em relação ao ultimo encontro que teve no Marques da Silva contra a Ovarense: Óscar Beirão rendeu Fábio Raul. Confiou a baliza a Nélson; na defesa atuaram Sanguedo, Joel, Rodrigo e Vítor Hugo; o miolo foi destinado a Óscar Beirão, Luís e Carlos Manuel; no ataque jogaram Manu, Tintim e Jonatas Santos.


No primeiro quarto de hora, o jogo esteva equilibrado e foi o Esmoriz quem ameaçou primeiro, aos 12′. Resende apareceu solto e optou pelo remate. A bola não saiu longe da baliza, ainda que o lance estivesse completamente controlado por Nélson.

O União de Lamas começava a acordar e, aos 20′, o veterano (e mágico) Carlos Manuel, após a cobrança de um livre, obrigou Renato Lopes a voar e a fazer uma excelente intervenção. O guardião voltou a estar imperial nas alturas e foi muito importante para segurar o empate. Carlos Manuel é um senhor jogador, que classe, que técnica, que calma… parece estar como o vinho do porto: quanto mais velho, melhor.

Aos 33′, mais uma ameaça do União. Joel subiu até ao ataque e efetuou um remate que saiu na direção de Renato e obrigou a mais uma defesa apertada.

O SC Esmoriz ia desaparecendo em lances ofensivos e acabou a primeira parte um pouco sufocado.
Ao intervalo, Tonel decidiu lançar Flecha para o ataque, em detrimento de Manu. Uma excelente cartada do técnico já que o atacante deu uma nova alma ao Lamas.

Aos 54′ e após um livre, Jonatas Santos, o segundo melhor marcador do Campeonato Safina, cabeceou ao poste. Três minutos depois, houve ainda outra bola ao travessão: Renato Lopes parecia ter o lance controlado mas subitamente deixou o esférico fugir e a trave foi a salvadora do guardião.

A equipa do Lamas começava a ficar cada vez mais nervosa já que a bola não entrava na baliza de Renato. Aos 59′, Tonel foi expulso do banco após protestos muito exuberantes: em causa estava um fora de jogo tirado a Tintim.
Uma palavra o trabalho da defensiva do SC Esmoriz: brilhante. Voltaram a mostrar uma excelente coesão defensiva, algo que é reconhecido por muitas das equipas que defrontam os vareiros.

A bancada teve de esperar até ao minuto 90′ para mais uma oportunidade, e logo com nova bola ao poste por parte do Lamas. Caso para dizer a sorte estava do lado dos da casa.

No último lance do jogo, o recém entrado João Carvalho ameaçou a baliza de Nélson após um livre executado por Breno. O avançado chegou a assustar, e de que maneira, a turma de Santa Maria da Feira.

Joel Magina foi o repórter da Rádio AVfm no local. Ouça as entrevistas aos técnicos:

  • Declarações SC Esmoriz | Narciso Ratinho:

 

  • Declarações CF União Lamas | Tonel:

 

Graças a muito espírito de sacrifício dos vareiros, a partida valeu um ponto frente a um candidato ao título, mesmo que este Lamas tenha um plantel muito apetrechado e com individualidades fantásticas.

O veterano Carlos Manuel parece que tem umas chuteiras que falam e Jonatas Santos é um matador que não precisa de muito espaço para mostrar serviço. No entanto, o Esmoriz fez uma partida muito inteligente e anulou os pontos fortes deste candidato. Toda a linha defensiva esteve muito eficaz e manteve o nulo durante os 90 minutos.

O SC Esmoriz ocupa a 8ª posição e tem 29 pontos, enquanto que o União de Lamas está no 4º lugar, com 37 pontos.

Para a semana, há derbi vareiro: o SC Esmoriz desloca-se ao Marques da Silva para defrontar a AD Ovarense, um encontro que promete ser escaldante. O União de Lamas recebe a turma do Avanca.

 


Fotos: Joel Magina
Texto: Joel Magina
Áudio: Jaime Valente

 


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *