Utentes da USF João Semana e do Hospital de Ovar ganham com integração digital de serviços

Por em 14/03/2018


O «Hospital de Ovar» tem em funcionamento na sua «Unidade de Cuidados Continuados» um robot em formato de foca bebé!
O dispositivo foi criado pelo japonês Takanori Shibata e pretende melhorar a qualidade de vida dos utentes. O equipamento promove o bem-estar de pessoas com sinais e sintomas de ansiedade, depressão, desorientação ou dificuldades em manter foco comunicacional. A sua utilização é feita de acordo com uma avaliação psicológica do efeito emocional e cognitivo, e da terapia ocupacional a desenvolver.
Os resultados dos tratamentos serão avaliados por comparação dos efeitos registados entre grupos de utentes em que o robot seja usado com outros em que o mesmo não seja disponibilizado.

A Secretária de Estado da Saúde, Rosa Valente de Matos, que visitou na Terça-feira o «Hospital Dr. Francisco Zagalo» teve oportunidade de assistir à utilização do robot por uma utente, antes de rumar à «Escola de Artes e Ofícios», onde participou no lançamento do projeto «Saúde em Ovar sem Papel».
Depois de ter sido pioneiro com a iniciativa «Hospital de Ovar sem Papel», que permite já poupanças no mesmo em de cerca de 50% e conduziu a um aumento do número de receitas desmaterializadas para cerca de 73%, o nosso Hospital avança para a integração digital de serviços partilhados, para já, com a «Unidade de Saúde Familiar João Semana».
A experiência piloto traduzir-se-á para o utente na possibilidade de sair de uma consulta do médico de família com a marcação de exames ou tratamentos já agendada no «Hospital de Ovar». No sentido inverso, uma vez realizados os exames; o médico de família terá de imediato acesso aos respetivos resultados.

https://www.facebook.com/hfzovar/

 

 


Foto: Direitos Reservados
Texto: Jaime Valente

 


Opinião dos leitores

Deixa um comentário

O teu e-mail não será divulgado. Obrigatório*


AVfm

A sua nova rádio de sempre

A passar agora
TITLE
ARTIST