Ovarense B vence confortavelmente Alfenense e dá passo importante na luta pela subida

Por em 05/05/2018

Com basquetebol senior no velhinho Pavilhão Raimundo Rodrigues, a terceira jornada da 2ª fase do Campeonato da 2ª Divisão Nacional de Basquetebol (Série Norte – B) jogava-se  no frente a frente entre o 4º e 1º classificado, a Ovarense “B” e o Alfenense/Terra do Brinquedo. Antevia-se um bom espectáculo entre as duas equipas competitivas.

Os vareiros foram os primeiros a «dar um murro de autoridade», com uma entrada forte na partida, mas os jogadores alfenenses aguentaram-se bem à e, por duas ocasiões diferentes, pareciam querer passar para o controlo da partida.

Todavia, dois triplos consecutivos de Nuno Leite e mais algumas boas jogadas colectivas foram o mote necessário para uma segunda metade de último período demolidor. Os vareiros acabaram por vencer a partida por um parcial confortável de 76-62.

Comecemos pelos 5 iniciais antes de passarmos ao filme da partida…

Fernando Silva, técnico da casa, decidiu lançar para dentro de campo um 5 inicial composto por Nuno Silva, P. Silva, Rodrigo Soeiro, Vasco Ferreira e Joaquim Soras.

Do outro lado, César Domingues, com um plantel amplo e que conjuga experiência com a irreverência da juventude, apostou de início em Pedro Pereira, Joaquim Leite, Guilherme Santos, Delgado e Francisco Destino.

A Ovarense mostrou-se determinada em surpreender desde cedo. Contra um adversário de valor como era o Alfenense (que até já havia conquistado uma vitória naquele pavilhão durante a primeira fase da competição), os alvinegros apostaram na circulação rápida da bola e, com algumas boas investidas de Joaquim Soras e alguns tiros exteriores precisos, cedo tiveram uma boa vantagem. No entanto, os visitantes, apoiados na maior experiência dos seus elementos estrangeiros, conseguiram sempre responder bem com o seu jogo interior a sobressair dada a maior desenvoltura física dos seus elementos.

O espelho do bom encaixe das «pancadas» desferidas pelos vareiros foi o jogo ter terminado com 2 empates nos parciais do 1º e 2º período. Para além disso, houve um quase empate, desfeito por um triplo dos visitantes mesmo ao soar do buzzer, no 3º – que selou o resultado no parcial de 57-60.

Os verdadeiros desequilíbrios estavam reservados para o quarto e último período.

Primeiro foram os forasteiros que aproveitaram a energia do jovem João Fonseca nas tabelas e a experiência de Guilherme Santos e Destino para usarem o seu físico dentro da área restritiva e ganharem uma vantagem de 7 pontos sobre os vareiros.

Depois foi a vez dos anfitriões responderem… e de que forma responderam! Apareceu Nuno Leite do banco para acender o «rastilho» que lhes andava a escapar durante grande parte do jogo. Com dois triplos consecutivos, reduziu a diferença para apenas 1 ponto, relembrou os colegas da energia inicial e acordou o público presente.

A equipa entrou em estado de graça, parecia que todos os lançamentos queriam entrar dentro do cesto, e quando não caiam, apareciam as segundas oportunidades para corrigir os erros. Nem a reentrada de Nuno Oliveira, em evidência pelo Alfenense ao longo do jogo, conseguiu impedir a vitória expressiva da formação vareira pelo parcial de 76-62.

Destaque ainda para a prestação de Eric Dias vinda do banco, jogador que foi o grande elo que fez manter os alvinegros dentro da discussão do resultado nos períodos de menor fulgor da sua equipa.

Helder Ferreira foi o repórter da Rádio AVfm no local. Ouça as declarações dos técnicos:

  • Declarações AD Ovarense | Fernando Silva:

 

  • Declarações AC Alfenense | António Oliveira:

 

Assim, consumou-se uma excelente vitória para a Ovarense. Uma vitória que se juntou ainda à do último feriado, quando os vareiros venceram o último do grupo, o Fides GondoBasket, por uns esclarecedores 86-45.

Já este fim-de-semana, a equipa B alvinegra deslocar-se-á ao terreno do SC Braga, num confronto que promete colocar ao teste a recente liderança alcançada.

 


Fotos: Helder Ferreira 
Texto: Helder Ferreira
Áudio: Jaime Valente


Opinião dos leitores

Deixa um comentário

O teu e-mail não será divulgado. Obrigatório*


AVfm

A sua nova rádio de sempre

A passar agora
TITLE
ARTIST