Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Noticiário

16:00 16:05

Atual

Noticiário

16:00 16:05


Futuro da Ovarense Basquetebol em risco

Escrito por em 19/05/2018

O futuro da Associação Desportiva da Ovarense na época desportiva 2018/2019 é ainda uma névoa.
O clube fundado em 1970, sempre presente no principal escalão do campeonato com a sua equipa sénior masculina desde a época distante de 1978/1979, com um vasto palmarés de conquistas nacionais (não só nos seniores como na formação) e participações internacionais em fases adiantadas da competição; um dos fundadores, no ano de 1989, da atual Liga de Clubes de Basquetebol; nunca esteve em tamanho risco de cessar toda a sua atividade como nos presentes dias.

Depois de uma época de 2017/2018 da equipa sénior masculina com bastantes percalços pelo caminho, que culminou com a ausência, pela primeira vez em 20 anos (a 2ª em toda a sua história no principal escalão), da fase decisiva dos playoffs; e da declaração de insolvência do principal patrocinador do clube a meio da época (responsável por cerca de 60% do seu orçamento), a Ovarense atravessa agora um período muito negro na sua história, ameaçando inclusivamente a sua própria existência.

Não é só a participação na próxima época 2018/2019 da equipa sénior que está comprometida, pelos diversos contratempos do conhecimento público, mas também a sustentabilidade de todo o clube, incluindo a equipa sénior feminina e todas as equipas dos diversos escalões da formação. Formação essa que atualmente é «» a maior de todo o Distrito de Aveiro e uma das maiores ao nível nacional.

Não é certamente do desconhecimento geral que, apesar dos seniores masculinos não representarem toda a estrutura do clube vareiro, a sua prestação desportiva na principal divisão nacional é de vital importância para a captação de patrocinadores que permitem, com o seu capital investido, garantir a manutenção e o normal funcionamento do clube.

Cabe assim a toda a Comunidade de Ovar, junto com patrocinadores e agentes da modalidade, mobilizar-se em torno desta causa, atraindo novos investidores que lhe permitam a capacidade financeira necessária, garantindo que a associação, reconhecida com a medalha de ouro de mérito desportivo em 1988 pela Câmara Municipal e com o reconhecimento de utilidade pública em 1999, continue a figurar entre os principais emblemas do Basquetebol Nacional.
O Município de Ovar merece uma Associação Desportiva da Ovarense a elevar o seu nome, através do Basquetebol, a todo o território nacional!

 


Fotos: Direitos Reservados
Texto: Helder Ferreira


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *