Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Noticiário

13:00 13:05

Atual

Noticiário

13:00 13:05


Orçamento Participativo de Ovar entra na reta final e já se pode votar

Escrito por em 23/08/2017

Está aberta a votação final do Orçamento Participativo 2017/2018. Ao todo são 16 os projetos que se apuraram nas sessões decorridas em cada junta de freguesia, entre os meses de maio e junho. Agora, as propostas vão concorrer a nível municipal com vista à vitória que garanta a sua execução por parte da Câmara Municipal de Ovar (CMO).

A votação decorre até 31 de outubro, e apenas os cidadãos recenseados no município de Ovar podem votar, sendo que, para o voto ser válido, têm de ser escolhidas obrigatoriamente 3 propostas. É possível fazê-lo online através do site op.cm-ovar.pt ou então manualmente, através do preenchimento dos boletins de voto próprios para o efeito. A votação pela internet necessita de registo prévio na plataforma, o qual pode ser feito aqui.

Em comunicado na página de facebook, a CMO afirma que «de forma a potenciar o nível de adesão ao processo» vai remeter em breve o formulário de registo de voto «para todas as habitações do município».

No fim é previsto que sejam duas as propostas vencedoras, uma vez que o executivo camarário tem disponível um orçamento de 100 mil euros para atribuir, mas apenas um máximo de 50 mil – ou seja, metade – por cada projeto. Ainda assim, se o valor não precisar de ser integralmente empenhado nas duas propostas com mais votos, será investido no seguinte projeto mais votado, desde que com viabilidade dentro do orçamento que restar.

Recorde aqui as 16 propostas que vão a concurso:

1 Cobertura do Polidesportivo de S. João de Ovar Colocação de uma cobertura no Polidesportivo de S. João de Ovar com o objetivo deste equipamento ser utilizado pelos munícipes o ano todo.
2 Aquisição de um Comboio Turístico Aquisição de um comboio turístico para o Concelho de Ovar, permitindo a sua utilização em diversos circuitos turísticos.
3 Multiusos Desportivo – Vocacionado especialmente para o Ténis de Mesa Construção de um Multiusos desportivo para a prática do ténis de mesa no Complexo Desportivo do Sargaçal em Válega.
4 Requalificação do Centro de Promoção Social do Furadouro Requalificação do  recreio infantil, do berçário e do parque desportivo do Centro  de Promoção Social, dotando-o de melhores condições para as crianças.
5 Espaço com Vida Criação de um espaço/local onde as crianças e jovens possam aprender e demonstrar as suas capacidade artísticas.
6 Ovar Elétrico Colocação de veículos elétricos à disposição do público e aquisição de uma plataforma de utilização de veículos com a criação de roteiro turístico promovendo a atratividade do Concelho.
7 Execução e melhoria de WC s/acessibilidades nos locais públicos no Parque de Nossa Senhora Entreáguas e Nossa Senhora do Cruzeiro da Virgem e inclusão de um Parque Infantil na Freguesia de Válega Requalificação dos WC´S do Parque de Nossa Senhora de Entreáguas e construção ou colocação de uns WC´s amovíveis no Cruzeiro da Virgem, bem como a colocação de um parque infantil na Freguesia de Válega em local a designar.
8 Centro Operacional para Eventos Instalação modular de um pavilhão devidamente equipado para apoio logístico da prática desportiva de patinagem, a ser instalado Complexo Desportivo do Sargaçal em Válega.
9 Buçaquinho Free Gym – Ginásio ao Ar Livre Criação de um ginásio ao ar livre dotado com equipamento desportivo para todas as idades, de forma a promover e incentivar a prática regular da atividade física, a ser instalado na Zona Lúdica desportiva do Buçaquinho.
10 Buçaquinho Roller Park Criação de uma infraestrutura para a prática de desportos radicais a ser instalado  na Zona Lúdica desportiva do Buçaquinho.
11 Identificar e Valorizar o Pêro de Maceda (Perô Pipo) Identificar, cartografar e fotografar as macieiras de Perô de Maceda e certificar a espécie junto das Entidades competentes, bem como promover a sua divulgação.
12 Criação de Gabinete psicossocial nas Freguesias do Concelho de Ovar Criação de um gabinete para prestar auxílio psicológico e social facilitando o encaminhamento de alguns casos para os serviços competentes.
13 Melhoramento da Zona Exterior do Recreio na Escola Básica dos Combatentes Colocação de piso adequado à permanência das crianças, bem como a colocação de um parque infantil.
14 Contos e (Des)Contos – Famílias a Ler Promover, desenvolver e facultar ferramentas essenciais aos Pais para ajudar os Filhos na leitura, bem como criar métodos de trabalho e incentivo com as crianças. A proposta será de implementar na Escola Básica do Furadouro como entidade piloto neste projeto.
15 Esmoriz Parque Infantil Colocação de um parque infantil na Freguesia de Esmoriz, o local será definido em conjunto com a Junta de Freguesia.
16 Diversão e desporto para todos Instalação de um parque fitness e parque infantil na Freguesia de Esmoriz, em local a definir.

Recorde-se que a Rádio AVfm emitiu em direto todas as sessões de freguesia do Orçamento Participativo e tem previsto, brevemente, dar tempos de antena por igual a todas as propostas em concurso para se divulgarem.

 


Imagem: op.cm-ovar.pt
Texto: Ricardo Marques


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *