União de Lamas x SC Esmoriz: «Guerreiros da Barrinha» entraram melhor mas permitiram reviravolta

Por em 03/10/2017

Na tarde do último sábado, na véspera das eleições autárquicas, o Estádio Comendador Henrique Amorim compôs-se para assistir ao jogo entre o SC Esmoriz e o CF União de Lamas, a contar para a terceira jornada do Campeonato Safina, a divisão elite da Associação de Futebol de Aveiro. Foi apenas o segundo jogo no campeonato para o Esmoriz, que tem uma jornada em atraso graças ao compromisso da 2ª ronda da Taça de Portugal, disputado no fim-de-semana anterior.

No fim, o União de Lamas amealhou os 3 pontos derrotando o Esmoriz por 2-1, num jogo que teve várias fases. Vamos às incidências…

Narciso Ratinho, treinador dos barrinhotos, mexeu novamente no 11 titular para este jogo e fez alinhar na baliza Renato Lopes; na defesa João Dias, Rúben Pereira, Ruca e Jorginho; no meio-campo Pedro Godinho, Celosdonio Mate e Júlio Coronel; e no ataque o trio João Alves, Kalunga e João Pedro no centro.

Já o Lamas atuou com Pedro Justo na baliza; Tiago Ribeiro, Rodrigo Dias, Joel Magalhães e Marcelo Magalhães na defesa; Óscar Beirão, Pinheiro e Luís Moreira no miolo; e Tintim, Bruno Faria e Joca, a referência do ataque, mais adiantados.

Uma primeira parte com um início algo indefinido, mas com o Esmoriz a entrar com uma pressão forte na construção do jogo do Lamas. Essa pressão veio a dar frutos logo aos 11 minutos da partida, com os esmorizenses a chegarem à vantagem por intermédio de João Pedro, que aproveitou muito bem uma iniciativa de Kalunga na esquerda do ataque, dominou a bola antes desta chegar à baliza após remate com efeito daquele, e sorrateiramente, puxando a bola do alcance do central, dá de bica rente ao poste esquerdo, fazendo-a entrar pela «zona cega» do guarda-redes Justo. Fazia assim o jovem João Pedro o primeiro golo da sua conta pessoal para este campeonato.

Após o golo sofrido, o Lamas reagiu forte. Pinheiro dispôs aos 17 minutos de uma clara oportunidade de golo, aparecendo no coração da área com tudo para visar a baliza de Renato, rematou prensado e viu a bola a passar junto ao poste direito. Estava feito o aviso.

Pouco depois, aos 21 minutos, Joca acabou mesmo por conseguir a igualdade no marcador, após uma perda de bola do Esmoriz numa zona proibida. O esférico foi metido na frente para a corrida do avançado que, tirando o guarda-redes Renato da frente na linha da área, meteu a bola para dentro da baliza desamparada. Estava reposta a igualdade na partida.

Até ao intervalo, o Lamas ainda teve algumas oportunidades nos minutos 31′, 37′ e 38′, com Pinheiro e Luís Moreira a acumular perdidas, sendo que este último esteve bastante interventivo durante todo o jogo, a dar e a rematar. Já o Esmoriz, o melhor que teve até ao apito foi um cabeceamento de Rúben Pereira na sequência de uma bola parada, aos 42 minutos,  que saiu à figura de Justo.

Na segunda parte, o Esmoriz reequilibrou as operações do jogo, sobretudo a meio-campo, mas ainda assim nos momentos iniciais foi o Lamas a conseguir algumas oportunidades. Aos 52 minutos, Tintim aparece sobre o lado direito do ataque e já dentro da área, com um remate cruzado, passa a bola perto do poste direito da baliza de Renato. Depois, aos 58 minutos, há um cruzamento ao segundo poste de Luís Moreira que quase via Tintim chegar para o desvio.

Com o perigo sempre a rondar, é com naturalidade que o Lamas acaba por chegar à frente no marcador. Aconteceu aos 66 minutos, com Luís Moreira a ser premiado pela sua exibição com o golo, quando Pinheiro, do lado direito do ataque, dribla e flete para dentro, entregando com um passe curto para Luís rematar com efeito e colocar no lado direito da baliza, sem hipóteses de defesa. O União chegava justamente à frente do marcador.

A ter de reagir, os Guerreiros da Barrinha tiveram uma excelente oportunidade aos 71 minutos, num cabeceamento de Rúben Pereira ao lado do poste esquerdo, após pontapé de canto.

Aos 79 minutos, Joca voltou a ter uma oportunidade idêntica à que resultou no seu golo durante a primeira parte, em que finta Renato Lopes e, já sem guarda-redes para suster o remate, é Rúben Pereira quem impede o bis do avançado lamacense com um carrinho.

Até ao fim do encontro, o Esmoriz ainda teve duas oportunidades de golo. Uma por Moses, que havia entrado para o lugar de João Pedro. Aos 86 minutos numa jogada individual pelo lado direito, já dentro da área, tirou um adversário do caminho e rematou cruzado junto à trave da baliza de Justo. Mas foi Kalunga, aos 92′, quem teve a oportunidade soberana para o Esmoriz empatar e conquistar pelo menos um ponto fora, ao enviar a bola ao poste direito da baliza, na sequência de um cabeceamento com um salto impetuoso sobre o adversário, quando Martin (entrou pela vez de Júlio Coronel) tinha já dado o primeiro toque de cabeça a corresponder uma bola longa jogada na frente.

Terminava a partida pouco depois, com o União de Lamas a sair com os 3 pontos, num resultado  justo pelas incidências mas que poderia até ser um pouco mais desnivelado se olhássemos apenas ao volume de oportunidades de golo criado por ambas as equipas.

Helder Ferreira foi o repórter da AVfm no local. Ouça as declarações dos treinadores das equipas:

Narciso Ratinho – Treinador do SC Esmoriz

José Veríssimo – Treinador do CF União de Lamas

A registar ainda para o Esmoriz a entrada de Kodraliu para o lugar de Mate e a excelente exibição do jovem Rúben Pereira, que esteve sempre muito ativo, correspondendo bem na defesa e até aparecendo nas bolas paradas do ataque a finalizar os cruzamentos. Pelo lado dos lamacenses, ainda a registar as entradas de Flecha, Manu e Duarte, tudo na segunda parte, respetivamente pelos lugares de Bruno Faria, Tintim e Luís Moreira, que foi o homem do jogo.

Já nesta quinta-feira, feriado, o SC Esmoriz recupera a jornada de atraso, recebendo o Paivense em casa e procurando responder já da melhor forma diante do seu público, depois de dois desaires consecutivos.

Veja a fotogaleria:

 


Foto: António Silva
Texto: Helder Ferreira


Opinião dos leitores

Deixa um comentário

O teu e-mail não será divulgado. Obrigatório*


AVfm

A sua nova rádio de sempre

A passar agora
TITLE
ARTIST