Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Alegria de Viver

18:00 19:00

Atual

Alegria de Viver

18:00 19:00


«DUNAS» destaca o património vareiro pelo 17º. ano consecutivo

Escrito por em 27/11/2017

Já está disponível a 17ª. edição de «DUNAS – Temas e Perspetivas». A «revista» foi apresentada no Museu Júlio Dinis, na passada Quinta-feira, com casa cheia. Trata-se de uma publicação da Câmara Municipal de Ovar, cujo objetivo é registar e manter viva a identidade vareira, através do relato da sua história; valorizando o património, a cultura e as gentes do nosso Concelho.

Quase a atingir a maioridade, «Dunas» foi criada à data pelo Dr. Manuel Oliveira, então Vereador da Cultura. O seu valor, o interesse que tem tido na comunidade e o reconhecimento de que se trata de uma publicação necessária para a perpetuação de acontecimentos e factos históricos de Ovar torna-a incontornável, adivinhando-se portanto que se mantenha viva ao longo dos tempos.

O anfitrião da noite foi o Dr. Domingos Silva, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Ovar, que referiu a publicação como «um legado que nos enche de orgulho». Introduzindo o convidado que iria apresentar a edição 2017 de «DUNAS», o Historiador Marco Pereira, realçou ainda os importantes aspetos ciêntificos e históricos que a «revista» encerra; classificando-a como uma «marca da nossa identidade». A intervenção de Domingos Silva pode ser ouvida no player seguinte:

 

 

O Dr. Marco Pereira, para além de apresentar a edição 2017 de «DUNAS», dissertou um pouco sobre a sua experiência pessoal, durante o estudo histórico do nosso Concelho, trabalho que tem vindo a desenvolver ao longo do tempo.

Natural de Pardilhó, Marco Pereira disse ter o gosto pela história «desde os tempos da adolescência» e referiu as fortes ligações do lugar «que chegou a pertencer a Ovar entre 1926 e 28» à nossa região, pois os habitantes de Pardilhó «povoaram a Marinha e o Torrão do Lameiro» em tempos que já lá vão. Partindo do mote «Não sou vareiro, mas sou vizinho; e um vizinho que muito preza a vossa terra e onde tenho bons amigos», Marco Pereira elencou alguns factos históricos, a par de memórias e momentos pessoais. A apresentação pode ser ouvida no seguinte player:

 

 

São 10 os artigos desta edição:

  • Ideias, paisagens e personagens na narrativa Dinisiana: as pupilas do senhor escritor – Joaquim Jorge Carvalho
  • Diana de Aveleda, uma cidadã esclarecida do Século XIX – Carmen Matos Abreu
  • Medicina no feminino na viragem do Século XIX – Amélia Ricon Ferraz
  • Família Rodrigues – Serafim Rodrigues
  • Sancto Uicenti de Peraria – Leandro Correia
  • Jornal “João Semana” (1914-2014). Um século de vida em Ovar – Manuel Pires Bastos
  • O ensino na vila de Ovar – Joaquim Manuel Monteiro Fidalgo
  • (Re)construção de memórias – O contributo da Arqueologia no Centro Educativo dos Combatentes – Gabriel Rocha Pereira
  • Inéditos e esparsos para a história de Ovar. Jaime Maria da Graça Afreixo – Ricardo M. Nunes
  • Se esta rua fosse minha: em torno da questão de género – Cristina Reis

«DUNAS – Temas e Perspetivas» pode ser comprada nos habituais pontos de venda da Câmara Municipal de Ovar, sendo mais uma edição com preço acessível para a qualidade; tanto do conteúdo como da impressão. Ao longo destes 17 anos, «DUNAS» atingiu 1996 páginas e publicou 162 artigos, de 156 autores. O nosso Pároco, Manuel Pires Bastos é o autor mais frequente!

Há ainda edições anteriores disponíveis para venda. Atrevemo-nos a dizer que quem ocupar parte da sua biblioteca com a coleção de «Dunas» deixará para as gerações seguintes um belíssimo instrumento de consulta sobre quem somos e o que fazemos…

Veja a fotogaleria do lançamento de «Dunas»:

 


Fotos: António Dias
Texto: Jaime Valente
Áudio: Jaime Valente

Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *