1ª Divisão Distrital: Esmoriz empata na receção ao último; Válega derrotado pela primeira vez em casa
Escrito por AVfm em 16/01/2023
Não foi uma jornada famosa para as equipas do concelho de Ovar na 1ª Divisão Distrital de futebol. Tanto SC Esmoriz, na Zona Norte, como Válega, na Zona Sul, acabaram por perder balanço na classificação ao não conseguirem vencer dentro de portas.
O Esmoriz até tinha um favoritismo aparente diante do último, FC Romariz, mas não foi além de um empate sem golos (0-0). Por seu turno, o Válega, ainda que invicto na sua casa, procurava a surpresa diante do líder JuveForce, mas acabou derrotado por 0-2.
ESMORIZ CEDE 2 PONTOS MAS SEGUE NA LUTA
Com um empate sem sabor diante do Romariz (0-0), o Esmoriz até podia ter marcado passo na luta pela subida ao Campeonato SABSEG. No entanto, o conjunto da Barrinha até ganhou pontos ao seu principal rival, CD Paços Brandão, que perdeu na visita ao reduto do GD “A Ronda” (4-3).
Na Barrinha, contra um Romariz que, até então, somava apenas um ponto na tabela da Zona Norte, o Esmoriz foi autoritário e protagonizou um jogo de sentido único. As oportunidades sucederam-se mas a falta de eficácia ou a intervenção do guardião Bruno Maia acabaram sempre por esbarrar com as intenções da turma às ordens de Pedro Alves.
Com um ponto somado, o Esmoriz chegou aos 22 e mantém o terceiro posto da classificação. A equipa está agora com os mesmos do Paços de Brandão, o grande derrotado da 13.ª jornada, mas perdeu andamento em relação ao líder, Relâmpago Nogueirense – que recebeu e venceu o Arrifanense por 1-0.
Na próxima ronda, a primeira da segunda volta do campeonato, Esmoriz e Paços de Brandão medem forças no Estádio da Barrinha. Um jogo que pode ditar muito daquilo que serão os objetivos de subida dos dois conjuntos.
VÁLEGA CAI PELA PRIMEIRA VEZ NO SARGAÇAL
Vinda do seu melhor momento na temporada, o Válega procurava fazer do Complexo do Sargaçal a sua fortaleza num duelo diante do líder invicto da Zona Sul, JuveForce. Apesar da réplica, o conjunto de Ponte de Vagos acabou mesmo por vencer por 2-0 e cimentou a sua liderança da classificação.
Rui Silva e Ivo Mesquita, ambos nos primeiros 15 minutos da segunda parte, construíram o resultado a favor da JuveForce. Assim, o Válega perdeu mais de um mês e meio depois, algo que já não acontecia desde a 8.ª jornada, quando foi goleado pelo Mealhada por 4-1.
A formação valeguense segue no 5.º lugar, com 19 pontos. Os mesmos pontos que o 4.º, GD Calvão, e a 5 pontos do 3.º, SC Bustelo. Em zona de subida e uns furos acima do Válega encontram-se JuveForce (32 pontos) e Vista Alegre (29 pontos). A equipa de Ílhavo que é, curiosamente, o próximo adversário do Válega em jogo que marcará o arranque da segunda volta do campeonato.
[give_form id=”81006″]
Imagem: Direitos Reservados
Texto: Pedro Silva