Faixa Atual

Título

Artista

Atual

AV Despertar

06:00 08:00

Atual

AV Despertar

06:00 08:00


Na jornada dos líderes, Koneh serviu a derrota do SC Esmoriz em «prato frio»

Escrito por em 09/12/2017

Era um jogo carregado de fortes emoções e isso mesmo sentia-se nas bancadas, repletas de adeptos ansiosos pelo confronto. Os muitos condimentos à mistura, como o primeiro reencontro dos 3 ex-colegas (Koneh, Correia e Borges), a rivalidade cimentada na última época, a qualidade dos plantéis e os lugares na tabela classificativa; faziam a receita perfeita para um grande, senão «o grande» jogo da décima segunda jornada do campeonato Safina.

Koneh até nem foi tão exuberante como noutras partidas, mas na hora da verdade, esteve lá a marcar presença e a carimbar o seu décimo quarto golo na competição. Uma pequena «farpa» do seu ex-jogador, não fosse o golo consentido nos momentos finais do encontro e num lance muito discutido pelos esmorizenses!

O resultado final de 2 x 1, explicava-se no jogo mais perigoso dos anfitriões ao longo dos 90 minutos, mas não se estranharia a igualdade pelo caráter que a equipa da barrinha exibiu em campo…

Antes da crónica da partida, vamos conhecer as equipas iniciais…

Luís Miguel, timoneiro do Lourosa, compôs o seu onze inicial com Marco Sá na baliza; Steven, António Alves, Correia e Ivo Oliveira na defesa; Edú Silva, Edú Marques e Belinha no miolo; e Leo, Ibrahim Koneh e Ricardo Oliveira, mais ao centro, no ataque.

Já Narciso Ratinho, treinador esmorizense, reordenou uma ou outra peça em campo, e constituiu um onze com Renato Lopes na baliza; João Dias, Rúben Pereira, Ruca e Breno no eixo defensivo; Fábio Gonçalves, Filipe Leite e Pedro Godinho; e Kalunga, John Moses e Vando mais à frente no ataque.

Os auri-negros vinham de 5 vitórias consecutivas no campeonato e quiseram puxar dos pergaminhos logo nos primeiros 20’ da partida, quando pressionaram forte junto da área do SC Esmoriz. No meio dessa pressão, saiu uma jogada perigosa protagonizada por Leo e Ricardo. O extremo, em jogada de insistência pela direita do ataque, após ressalto, foi junto da linha final cruzar rasteiro e atrasado para o coração da área, onde apareceu Ricardo a rematar de pronto, ao primeiro poste, para grande oposição de Renato Lopes a evitar o golo. O guardião esteve de reflexos apurados e desviou bem a bola para canto.

Depois de um início mais apertado, o Esmoriz começou finalmente a soltar-se mais, a ter posse de bola, a subir as linhas e ia já ameaçando nas bolas paradas.

Que nem de propósito, foi mesmo de uma bola parada, aos 33’, que nasceu o primeiro golo do Esmoriz. Livre junto à lateral direita, a meio do meio campo ofensivo, com a bola a ser bombeada ao 2º poste; com Rúben Pereira a aparecer nas alturas, em antecipação a todos os outros; a desviar de cabeça para o fundo das redes. Imperial, o central do Esmoriz a elevar-se nas alturas e a impedir a bola de chegar às luvas de Marco, que ficou incrédulo com o sucedido.

Após o golo, gerou-se um período até ao intervalo, em que ambas as equipas iam repartindo o protagonismo. Mas ainda seria o Lusitânia Lourosa a dispor de outra excelente oportunidade, aos 39’, após um pontapé de canto a partir da esquerda. Esférico cruzado ao 2º poste e aparece um jogador do Lourosa no meio de vários a cabecear, como mandam as regras, para uma estirada de Renato para o lado direito da baliza a impedir a igualdade. A bola levava selo de golo, e contava até com Ivo a aparecer para empurrar junto ao poste se fosse necessário, mas o guarda-redes do Esmoriz esteve muito bem no lance; evitando males maiores.

Chegava-se ao intervalo e o resultado premiava acima de tudo o atrevimento do Esmoriz em ir a Lourosa jogar cara a cara com o líder do campeonato.

A seguir ao descanso, os da casa entraram da mesma forma que iniciaram a partida, com a «corda toda», e acabaram por ter o fortúnio de, logo aos 50’, chegarem à igualdade num remate desviado à entrada da área. Cruzamento da esquerda, desviado pela defensiva dos visitantes, e a bola ficou à mercê de Edú Marques, junto à linha da área; para o médio rematar forte e prensado no pé de Rúben Pereira antes de chegar ao fundo da baliza. Renato Lopes, que estava ligeiramente adiantado para encurtar ângulo de remate, acabou traído pela trajectória ascendente, vendo a bola sobrevoar a sua tentativa de defesa…

Com o golo, a equipa da Barrinha até deu um primeiro sinal de querer reagir, aos 52’, com uma tentativa de canto directo a forçar o desvio rente à trave de Marco. Todavia, o nervosismo estava instalado e com o Lourosa cada vez mais confiante, os dados estavam lançados para a reviravolta dos anfitriões.

Koneh, aos 62’, ainda deu um primeiro sinal da sua habitual irreverência, ao rematar às malhas laterais, mas por fora, depois de uma jogada individual pela direita. Já o SCE, o melhor que conseguia fazer era uma remate fora da área, aos 75’, por João Alves, entrado no segundo tempo, mas a sair bem acima da trave da baliza de Marco.

Uma outra cara conhecida, o central Correia, ainda assustou aos 77’, após um pontapé de canto da esquerda, quando cabeceou rente ao poste esquerdo, mas seria mesmo Koneh, já decorridos 88’, a lançar o balde de água fria à sua antiga equipa, num período em que o Esmoriz até estava a conseguir ter bola no meio campo do adversário.

Lance pelo lado esquerdo do ataque, com Leo, em progressão até junto da linha final, a cruzar para a zona central da área, onde apareceu Koneh; completamente liberto de marcação, a colocar o pé no ar e a fazer o mais fácil que foi desviar para dentro da baliza de Renato. O jogador camaronês espetava a lança final nas aspirações da sua ex-equipa. Muitos protestos dos intervenientes esmorizenses, que pediam posição irregular no momento em que Leo recebeu a bola do lado esquerdo.

Inclusivamente, João Dias tanto protestou que acabou admoestado com o segundo cartão amarelo e consequente expulsão!

Pouco tempo tinha o Esmoriz para reagir, apesar dos 5 minutos extra concedidos pela equipa de arbitragem, e o melhor que conseguiram foi um remate enquadrado de Rafa, que substituiu Moses na segunda parte, facilmente encaixado por parte de Marco.

Terminava um jogo em Lourosa que fora uma boa montra do futebol a este nível, ao ponto de Luís Miguel ter confessado à AVfm o facto do Esmoriz ter sido a equipa que maiores dificuldades lhes criou no campeonato. No cômputo geral aceita-se a vitória pelas maiores e melhores oportunidades do Lusitânia Lourosa, mas pela personalidade que a equipa da Barrinha revelou em campo; também se aceitaria uma igualdade no final do encontro.

Helder Ferreira foi o repórter da AVfm no local. Ouça as entrevistas aos técnicos:

Narciso Ratinho – Treinador do SC Esmoriz

 

Luís Miguel – Treinador do Lusitânia Lourosa FC

 

Já neste fim-de-semana, o SC Esmoriz desloca-se ao terreno do Alba (Albergaria-a-Velha) para disputar a 3ª eliminatória da Taça do Distrito de Aveiro, onde os esmorizenses defendem o título conquistado o ano passado.
Nota da Redação: o jogo atrás referido foi entretanto adiado para o dia 13 de Dezembro.

Veja a fotogaleria:

 


Fotos: Helder Ferreira
Texto: Helder Ferreira
Áudio: Jaime Valente

Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *