Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Noticiário

16:00 16:10

Atual

Noticiário

16:00 16:10


Esmoriz GC verga Leixões SC com folha (quase) limpa

Escrito por em 20/12/2017

2017 está a fechar mas o voleibol não pára. Na Barrinha, não há período de descanso e os seniores masculinos do Esmoriz GC continuam na luta pelo objetivo dos 8 primeiros da classificação da primeira fase da I Divisão nacional. Ocupando atualmente o 8º posto, a equipa de Bruno Lima usufrui agora de uma almofada de algum conforto na tabela, isto depois de ter triunfado sobre um rival direto, o Leixões SC.

Em jogo da 15ª jornada, os esmorizenses impuseram-se por 3-1 (25-18; 25-22; 28-30; 25-18) e dominaram por completo os rivais de Matosinhos. Os homens de Bruno Carvalho ainda triunfaram, a custo, no terceiro set, mas nunca pareceram equipa com andamento para a armada da casa. Assim, o EGC espreita o 7º lugar da formação do LSC e fica mais próximo de abrir 2018 na senda das vitórias – falta apenas uma visita ao reduto da AA Espinho.

Sem surpresas, do lado do Esmoriz, foram a jogo Bruno Gonçalves, André Rosa, Mário Fortes, José Pedro, Ricardo Alvar e Paulo Gomes. Diogo Neto e Pedro Ribeiro foram os líberos lançados e, do banco de suplentes, apenas saltou o distribuidor David Marques. A verdade é que este foi um dia em que os titulares habituais estiveram particularmente bem na sua função. O capítulo do serviço foi uma das armas do EGC e também o espelho de uma exibição que terá sido uma das mais positivas da presente temporada.

O Leixões até começou na dianteira do primeiro set para rapidamente perder na corrida do marcador. Nesta fase, apesar de ter criado mossa na receção leixonense, os pontos mais vistosos para o Esmoriz até foram no bloco. Ricardo Alvar e Bruno Gonçalves protagonizaram dois «abafos» autoritários, ainda o Esmoriz perdia, e deram o mote para o que seria um set que se tornou fácil e fechou com um 25-18.

Sentindo o toque, Bruno Carvalho lançou Filipe Sousa para jogo e o central foi um dos bons destaques daí em diante. Ajudou o Leixões a reequilibrar a contenda e o 2º parcial teve um desfecho bem mais imprevisível, terminando com um 25-22 a favor do Esmoriz. Nota para o facto dos serviços esmorizenses continuarem em forma (Rosa, Alvar, José Pedro e Gonçalves até serviam em suspensão) quando, no reverso da medalha, se via precisamente o contrário: os atletas do Leixões até chegaram a calcar a linha de serviço por duas vezes e deram pontos fáceis em alturas cruciais.

Com um 2-0 a seu favor, faltava apenas mais um set para o Esmoriz GC assinar uma vitória pela margem máxima. Mas o 3º parcial viria a ser o mais longo – e emocionante – de todos. O oposto José Pedro até conseguiu mostrar aos adeptos alguns dos melhores pontos em ataque de toda a tarde, mas o fantasma dos erros de serviço começou a assolar novamente a formação do EGC.

Curiosamente, os da casa até podiam ter fechado as contas a seu favor graças a um excelente serviço do capitão Bruno Gonçalves na fase mais apertada do encontro. O resultado estava na discussão das vantagens quando o side out do Leixões claudicou e, na decisão mais polémica do jogo, o árbitro deu o ponto como nulo devido a uma alegada lesão do leixonense Tomás Silva, caído no chão. Perdeu-se o match point e, pouco depois, também o parcial. O Leixões venceu, à justa, por 30-28.

Mas a vitória do Esmoriz GC era mesmo inevitável face ao melhor voleibol praticado pela turma da Barrinha dentro de campo. Bruno Lima até teve de recorrer a David Marques para mexer com o encontro quando o Leixões recuperou de uma entrada em falso para um dividido 13-12. No entanto, a partir daí deu-se uma enorme cavalgada do EGC que só parou no ponto 25. Ao ataque num 25-18, coube a José Pedro o último tiro certeiro e a confirmação dos 3 pontos alcançados.

3 pontos que levam o EGC aos 16 na I Divisão, igualando o Leixões e alcançado a 5ª vitória da temporada. Os esmorizenses mantém a distância de 3 pontos em relação ao 9º e 10º, Vitória SC e AA Espinho.

Pedro Silva e Helder Ferreira foram os repórteres da AVfm no local. Ouça as entrevistas aos técnicos:

Bruno Lima – Treinador do Esmoriz GC

 

Bruno Carvalho – Treinador do Leixões SC

 

A fechar o ano, o desafio para o Esmoriz GC passa por ser feliz no Pav. Arq. Jerónimo Reis, casa da AA Espinho. Isto quando, na memória, está ainda viva a visita dos espinhenses a Esmoriz, há menos de um mês. Na altura, a Académica venceu por 3-1 e congelou a bancada da Barrinha.

Será esta a hora da «doce vingança»?

 


Fotos: Helder Ferreira
Texto: Pedro Silva
Áudio: Jaime Valente

Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *