Campeonato de Portugal: Florgrade volta a amealhar em Paredes; Corticeiros dependem de si para a permanência
Escrito por AVfm em 14/02/2024
Uma boa exibição da Florgrade em casa do Paredes não levou a mais do que uma divisão de pontos entre unionistas e corticeiros (1-1). Ainda assim, e de acordo com a conjugação dos resultados da jornada 19 da Série B do Campeonato de Portugal, a equipa do concelho de Ovar depende agora apenas de si para sair da zona de despromoção e garantir a permanência no quarto escalão nacional.
Diogo Silva até adiantou o Paredes no marcador na primeira e única oportunidade dos locais ao longo de toda a primeira parte. Corria o minuto 22 e a Florgrade parecia colocar-se numa situação delicada no Municipal das Laranjeiras, um dos redutos mais complicados da Série B.
Mas a resposta do conjunto às ordens de André Ribeiro trouxe ao de cima dos melhores 20 minutos da temporada. A Florgrade não só conseguiu encostar o Paredes às cordas, como gerou para si uma grande quantidade de bolas paradas e algumas oportunidades de perigo eminente. Fábio Vieira e Rui Rainho deixaram o aviso sério; Vasco Vieira marcou mesmo em cima do intervalo – golo de cabeça, após pontapé de canto.
A segunda metade não trouxe uma Florgrade tão acutilante, mérito do Paredes que soube ajustar-se à pressão dos corticeiros e até teve domínio territorial ao longo da etapa. Mas até pertenceram à Florgrade as melhores oportunidades para chegar ao triunfo: Fábio Vieira novamente e João Dias – após ter entrado no encontro – protagonizaram os maiores sinais de perigo do segundo tempo.
Um empate que, não correspondendo totalmente à bela exibição da Florgrade, acaba por ajudar às contas da manutenção corticeira. No rescaldo da 19.ª jornada, com derrotas Salgueiros e Valadares de Gaia, a Florgrade até manteve o 11.º lugar mas depende só de si mesma para sair da “linha de água”.
Com 19 pontos e um jogo a menos, os corticeiros estão a 2 do 10.º, Oliveira do Douro (que venceu o Vila Meã), o melhor classificado dos 5 virtuais despromovidos; em zona de manutenção está o Salgueiros, 9.º classificado, com apenas mais 3 pontos que a Florgrade (22) mas com desvantagem nos critérios de desempate.
Na próxima ronda, agendada para domingo, a Florgrade recebe o Rebordosa no Parque do Buçaquinho. Um duelo diante do 4.º classificado, equipa que na primeira volta venceu por 2-0 com um golo de penálti (Luís Gonçalves) na primeira parte e um já perto do fecho da segunda (Pedro Carvalho).
[give_form id=”81006″]
Imagem: Direitos Reservados
Texto: Pedro Silva