Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Passe de Letra

19:00 20:00

Atual

Passe de Letra

19:00 20:00


«O nosso segredo é o processo de um trabalho que começou há 3 anos» – João Tiago Silva

Escrito por em 15/05/2024

João Tiago Silva é, por estes dias, o nome que mais corre nas bocas dos adeptos de desporto em Ovar – e provavelmente apenas por bons motivos. Mais ainda depois de mais um feito da equipa vareira, que eliminou o Sporting dos playoffs e seguiu, pela segunda época consecutiva, para as meias-finais da Liga Betclic. À margem da histórica vitória da Ovarense, na passada segunda-feira, o treinador falou à AVfm, deixou agradecimentos e analisou o crescimento da sua equipa.

Foi no rescaldo de um verdadeiro jogo de playoff, repleto de emoções, e com vitória épica da Ovarense por 93-91 (com recurso a prolongamento) sobre o Sporting que João Tiago Silva foi entrevistado pela Rádio AVfm.

Ainda com as emoções à flor da pele, o treinador da Ovarense Basquetebol guardou os méritos da equipa na passagem às meias-finais para segundo plano e preferiu dirigir-se primeiro aos adeptos alvinegros que, em massa e numa noite de segunda-feira, criaram um ambiente único na Arena de Ovar e ajudaram no memorável triunfo sobre os de Alvalade.

«Tenho de agradecer a todos os que estiveram na Arena e nos empurraram para esta vitória. Estes jogos são de muita emoção, muito pouca cabeça e muito coração. Por isso, sabemos que com o público a levar-nos para a vitória, quando o discernimento já não é tão bom, ganhamos uma força muito grande.»

Depois de vencer no jogo 1, em Lisboa, a Ovarense tinha a vantagem de jogar em casa e precisar de apenas mais um triunfo para selar as contas do playoff. Mas, contra um Sporting ferido no orgulho e à procura de levar a disputa para o jogo 3, foi mesmo necessário o melhor basquetebol dos vareiros para chegar ao objetivo final.

Em análise ao encontro, João Tiago Silva considera que o coletivo da Ovarense mostrou valor pelo seu todo e que, apesar do turbilhão de emoções nos momentos cruciais das duas partidas, a missão dos alvinegros passou sempre por decidir os quartos-de-final em Ovar para se munirem do sexto elemento – os seus adeptos – como arma essencial para ultrapassarem o Sporting.

«Sabíamos que tinha de ser hoje, não podíamos esperar por quinta-feira e foi isso que tentamos passar aos jogadores no pouco tempo que tivemos para preparar este jogo. Tínhamos de deixar tudo dentro de campo porque havia uma força grande por jogarmos aqui em Ovar e termos o público connosco.»

«Estou muito contente com o trabalho que fizemos, muito contente com que os atletas têm feito até agora. […] Acreditamos em toda a gente, acreditamos que quem vai lá para dentro é capaz de fazer melhor do que quem foi substituído. É uma imagem de marca que queremos – um jogo muito coletivo, com todos à procura de passes e a dar vantagens à equipa.»

«Sabíamos que temos conseguido ao longo desta época – e já não época passada – momentos muito bons contra equipas teoricamente mais fortes, mas também tivemos sempre alturas em que não conseguimos estar ao nível. O nosso trabalho tem sido em tentar manter esse ritmo. […] Hoje, no 3.º período, o Sporting conseguiu uma vantagem de 9 pontos e nós fomos capazes de ir buscar o resultado e até passamos para a frente.»

Depois, no prolongamento, foi preciso muito coração. Nesses momentos, há alturas em que até parece que estamos a falar com os jogadores e eles não nos estão a ouvir, mas é aí que o trabalho do dia-a-dia tem de aparecer.»

E apareceu. A Ovarense foi superior ao Sporting no tempo extra e, depois de até já poder ter resolvido a questão do resultado nos 40 minutos, acabou mesmo por finalizar a contenda em inesquecíveis 5 minutos de simbiose entre atletas, equipa técnica e bancadas.

Para a história fica a queda de um gigante do nosso basquetebol em solo vareiro. O Sporting, que desde que regressou à modalidade, tinha vencido todos os jogos diante da Ovarense até esta temporada, terminou a época vendo os vareiros a vencerem pela terceira vez consecutiva apenas desde janeiro.

Alheio a recordes, João Tiago Silva preferiu terminar a sua intervenção com um balanço ao crescimento da sua equipa. Para o treinador da Ovarense, não há grandes mistérios para o que tem sido alcançado, é tudo fruto de uma metodologia contínua e que começou com a sua chegada ao clube.

«O segredo é o processo. É um trabalho que não começou esta época, começou há 3 anos. Sempre em cima de dificuldades, fomos criando uma base que nos tem permitido receber gente nova e encaixá-la nas nossas ideias.»

«Estamos muitos contentes com duas meias-finais em anos seguidos e agora vamos fazer de tudo para não ficarmos por aqui», concluiu.

Ouça, na íntegra, a entrevista de Pedro Silva, repórter da Rádio AVfm, a João Tiago Silva.

Ovarense GAVEX – João Tiago Silva

O adversário da Ovarense nas meias-finais está também encontrado e será o FC Porto. A ronda de playoff começa no Dragão Arena, casa dos portistas, na próxima semana e, aconteça o que acontecer, ficará concluída até final de maio.

A Rádio AVfm acompanhará, com relato em direto nos jogos em Ovar e no Porto, as meias-finais da Liga Betclic. Recorde-se que o mesmo aconteceu já na fase regular da Ovarense e no playoff dos quartos-de-final, onde o duelo Ovarense/Sporting acabou mesmo por registar a maior audiência da época na emissão de desporto dos 98.7 FM.

[give_form id=”81006″]


Imagem: Direitos Reservados
Texto: Pedro Silva


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *