Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Noticiário

19:00 19:05

Atual

Noticiário

19:00 19:05


Ovarense cai contra o Bustelo e já só pensa nos «jogos do seu campeonato»

Escrito por em 22/03/2018

«Os campeonatos fazem-se nos jogos em casa» é um pensamento que corre em todos os elementos da AD Ovarense e que foi exteriorizado por Márcio Abreu, adjunto de Artur Marques, em declarações à Rádio AVfm. De facto, a mais recente vitória dos vareiros no Campeonato Safina foi alcançada dentro de portas e com o apoio fulgurante do Estádio Marques da Silva.

A AA Avanca não passou em Ovar e o mesmo se espera do Canedo FC, próximo adversário da Ovarense no campeonato. No entanto, os alvinegros sabem já que irão abordar essa partida decisiva vindos de uma derrota em S. Roque, perante o SC Bustelo, na 24ª jornada do Campeonato Safina.

A luta pela manutenção podia ter dado mais um ponto aos alvinegros mas, na Quinta do Côvo, os comandados de Miguel Oliveira foram mais felizes. Mesmo com um penálti não convertido por Ricardo Tavares aos 35′ e a expulsão de Pedrinho aos 36′, o Bustelo teve coração para aguentar a pressão da Ovarense e, com um 1-1 no marcador à entrada da compensação, «matou» a partida e fechou com uma vitória de 3-1.

A ADO até esteve a perder desde cedo. O golo madrugador de André Sousa fez com que os vareiros entrassem com o pé esquerdo no desafio. Ainda assim, a turma de Ovar nunca se mostrou afetada pela desvantagem e respondeu à passagem do minuto 26, com um tento de Fábio Pereira. O capitão aproveitou um livre cobrado por David Rocha e uma saída em falso do guardião Marcelo Mateus para, à boca da baliza, encostar para o empate.

A partida estava favorável aos comandados de Artur Marques e, com o penálti falhado e a expulsão de Pedrinho no Bustelo, a Ovarense ganhou algum ascendente. Foi por pouco que não foi para o descanso com o 2-1 no marcador quando, aos 38′, David Rocha testou a atenção de Marcelo com um livre direito bem cobrado.

A Ovarense não tirou o pé do acelerador na etapa complementar e, já com o Tiago Barroqueiro em campo, mandava na zona intermediária do terreno. O camisola 7 da Ovarense entrou ao intervalo para o lugar de Cocas (saiu lesionado) e foi um dos jogadores em campo mais saudados pelos Fans 1921.


Artur Marques fez recuar Femi para a posição o eixo da defesa, deixou João Paulo a trancar o caminho à frente dos centrais e deu a Barroqueiro a missão de ser o médio de ligação entre os setores da equipa. Este até entrou de forma impetuosa – aos 48′ já via o amarelo por falta sobre André Sousa – mas, lentamente, mostrou o que todos os adeptos da Ovarense lhe conhecem: aos 57′, até descobriu Fred por entre os defesas do Bustelo e, com um passe de batuta, deixou o extremo da Ovarense em posição favorável; o remate ainda surgiu, mas sem direção.

Só que o Bustelo começava também a ameaçar. Mesmo com 10, os de Oliveira de Azeméis nunca se privaram de atacar e procuraram sempre inverter o empate. No entanto, as substituições de Miguel Oliveira tiveram o condão de trazer ainda maior acutilância ao reduto ofensivo dos da casa e o jogo equilibrado começava também a ficar partido.

Os últimos 5 minutos antes da compensação da partida foram de sufoco para a Ovarense. Nesta fase, valeu um super Samuel Biscaia a fazer duas paradas de grande nível. Aos 85′, o guarda-redes vareiros parou as intenções de Joel Santos após uma jogada de belo efeito do Bustelo; e, aos 86′, defendeu um tiro de Ricardo Tavares, jogador que correspondeu a um cruzamento vindo da esquerda.

Porém, o 76 da Ovarense nada pôde fazer quando Luís Vaz se inspirou para golo da tarde. Recebendo a bola em zona frontal, encheu o pé e atirou para o canto superior direito da baliza. Faltavam 3 minutos para os 90 e o Bustelo era finalmente recompensado. E logo com um golaço de se lhe tirar o chapéu amarelo…

A Ovarense ainda cerrou fileiras e tentou reconquistar o ponto. Artur Jr., um dos mais inconformados da partida, ficou a milímetros de o conseguir aos 90’+1, após um disparo rasgado e que foi desviado pela ponta da luva de Marcelo.

Mas, de forma inglória para os visitantes, até seria o Bustelo a marcar novamente. Já havia pouca gente a defender do lado vareiro e até Samuel Biscaia se aventurava no ataque para ajudar os colegas. Mas, num passe errado do guardião, Luís Rebelo ficou com via aberta para a baliza e, ainda de longe, não falhou o 3-1 que selou a partida.

Pedro Silva foi o repórter da Rádio AVfm no local. Ouça as declarações dos técnicos:

  • Declarações SC Bustelo | Miguel Oliveira:

 

  • Declarações AD Ovarense | Marco Abreu:

 

Uma derrota sem mácula para a Ovarense. A equipa vareira bateu-se bem e teve (mais uma vez) azar ao não conseguir chegar aos pontos. Quem lucrou foi a equipa do Bustelo que regressou às vitórias e que, mesmo que com um resultado de 3-1 que é exagerado, tem de ser elogiada por nunca ter fugido às suas ideias mesmo jogando com apenas 10 jogadores.


FICHA DO JOGO

SC Bustelo: Marcelo Mateus (guarda-redes), Ricardo Catarino, Nuno Martis (cap.), Luís Martins, Pedrinho (exp., 36′), Charneca, Luís Vaz, Nélson Santos (Joel Santos, 68′), Ricardo Tavares, Marmelo (Gustavo Soares, 85′), André Sousa (Luís Rebelo, 80′).

AD Ovarense: Samuel Biscaia (guarda-redes), Pablo, Fábio Pereira (cap.), Cocas (Tiago Barroqueiro, 45′), David Rocha, Dayo Femi, João Paulo, Matheus (Tigas, 66′), Fred, Artur Jr., Alemão (Mário Jardel, 80′).

Marcadores: André Sousa (3′), Fábio Pereira (26′), Luís Vaz (87′), Luís Rebelo (90’+2).


Fotos: Pedro Silva
Texto: Pedro Silva
Áudio: Jaime Valente


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *