Faixa Atual

Título

Artista

Atual

AV Despertar

06:00 08:00

Atual

AV Despertar

06:00 08:00


Cinema: estreia «Soldado Milhões»

Escrito por em 11/04/2018

Destaque da Semana 15 / 2018 (Estreia a 12 de Abril)

«Soldado Milhões»

Sinopse: A 9 de Abril de 1918 teve lugar uma das batalhas mais sangrentas da Primeira Guerra Mundial, a Batalha de La Lys, na Flandres. Foi neste cenário que um soldado transmontano, Aníbal Augusto Milhais, se transformou no herói português da Primeira Guerra Mundial.
Como tantos outros portugueses, Aníbal Augusto Milhais foi enviado como soldado para Flandres (Bélgica) durante a Primeira Grande Guerra. Na madrugada de 9 de Abril de 1918, dezenas de divisões alemãs irromperam pelo sector defendido pela segunda divisão do Corpo Expedicionário Português (CEP). Em poucas horas, naquela que ficaria conhecida como Batalha de La Lys, perderam-se mais de 7.500 homens. Contrariando ordens superiores e armado apenas com uma metralhadora Lewis, Milhais enfrentou sozinho sucessivas ofensivas alemãs, garantindo a retirada de vários companheiros. Pela coragem demonstrada no campo de batalha, foi premiado com a mais alta honraria nacional: a Ordem Militar da Torre e Espada, do Valor, Lealdade e Mérito. A 5 de Julho de 1924, o Parlamento alterou o nome da povoação de Valongo, a sua aldeia natal, no distrito de Vila Real, para Valongo de Milhais, em sua honra. No ano em que se assinala o centenário do fim da Primeira Grande Guerra (1914-1918), acompanhamos o percurso do soldado que “se chamava Milhais, mas valia milhões”, através de vários relatos e de uma intensa pesquisa documental.

«Soldado Milhões»

Duração: 86 min
Género: Drama – Guerra
Classificação: Maiores de 12
País: Portugal
Ano: 2018
Realização: Gonçalo Galvão Teles, Jorge Paixão Da Costa
Intérpretes: Carminho Coelho, Filipa Louceiro, João Arrais, João Nunes Monteiro, Lúcia Moniz, Miguel Borges, Ivo Canelas

Semanalmente a Rádio AVfm mantém na grelha de programas espaço para a sétima arte. Convidamos-te a conhecer o «Grande Plano» e o «Destaque da Semana», ambos da responsabilidade de Fernando Rodrigues!

 


Fotos: Direitos Reservados
Texto:  Fernando Rodrigues

 

 

 


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *