SC Esmoriz vence Lusitânia Lourosa e adia a festa do líder
Escrito por AVfm em 01/05/2018
Que jogo! 7 golos e muito futebol, na tarde de sábado, no Estádio da Barrinha. Frente a frente estiveram a turma do Esmoriz e o poderoso líder, Lusitânia de Lourosa. Os vareiros venceram por 4-3 e o golo da vitória surgiu já em tempo de compensação.
A tarefa não se previa nada fácil pois, só de olhar para as estatísticas do líder, dava para assustar: antes da 29ª jornada, apenas tinha perdido um jogo e era preciso recuar até ao dia 8 de Outubro de 2017 para verificar esse registo, aquando da derrota perante o Beira-Mar.
Os vareiras vinham de uma derrota de 4-1 em casa do São João de Ver e, em contrapartida, o Lourosa estava com a confiança em alta porque na jornada anterior tinha vencido o dérbi contra o União de Lamas, por 2-1 – uma partida que foi noticiada por todos os jornais desportivos do país devido à excelente aderência do público, quase 10 mil pessoas.
Narciso Ratinho, técnico da turma do SC Esmoriz, apostou em Renato Lopes na baliza; um quarteto defensivo composto por João Dias, Rúben Pereira, Fábio Gonçalves e Breno Oliveira; no miolo jogou o capitão Pedro Godinho, Max e Júlio Coronel; no ataque, a aposta recaiu sobre John Moses, Resende e Vando.
Luis Miguel, timoneiro do Lourosa, provavelmente a pensar na Taça de Aveiro, realizou algumas alterações ao onze lançado na jornada anterior. Luís Pinto foi o dono da baliza; Steven, António, Vitor Sá e Rena formaram a defesa; no meio campo atuaram Edu, Bruno e Belinha; na frente jogaram Francisco, Ricardo e Mário.
O SC Esmoriz teve uma entrada a todo o gás: aos 7′, Breno Oliveira cobrou um livre no lado direito do ataque, a bola desviou em um atleta do Lourosa e enganou completamente Luís Pinto que já preparava a estirada para o outro lado. Estava feito o primeiro dos vareiros!
A resposta demorou 11 minutos. Após canto no lado direito cobrado por Belinha, a bola foi teleguiada para a cabeça de Ricardo que estava bem soltinho na área do Esmoriz e cabeceou com êxito para o empate.
Os vareiros reagiram e, aos 22′, voltaram a ir para a frente do marcador. John Moses, que atravessa dos melhores momentos de forma da época, arrancou no lado direito e assistiu Júlio Coronel que rematou em jeito para o segundo dos da Barrinha.
O Esmoriz não baixou o bloco e, aos 28′, apareceu o terceiro: Pedro Godinho despejou para a frente, Vando aproveitou a hesitação de António e, com uma finalização de classe, fez mais um golo para os da casa.
A turma de Santa Maria da Feira reduziu aos 32′ quando, num corte de Fábio Gonçalves, a bola sobrou para Mário e este assistiu Ricardo para o seu bis na partida.
Assim terminava o primeiro tempo… e que primeiro tempo! Com uma chuva de golos e uma grande exibição da turma do SC Esmoriz. John Moses foi o grande destaque e provou que, quando mete a «sexta velocidade», deixa qualquer defesa com muitos problemas.
Na segunda parte, Luís Miguel retirou de campo Belinha (ficou tocado após o choque com um atleta do Esmoriz) e colocou o perigoso Léo. No entanto, a equipa do Esmoriz entrou mais tranquila e com o objetivo de controlar a vantagem mínima que possuía.
Ainda assim, o golo do empate surgiria aos 81′. Pedro Silva, jogador que entrou e deu nova alma ao ataque do Lourosa, assistiu de bandeja para Mário fazer a igualdade.
Mas, quando tudo parecia estar resolvido, o Esmoriz decidiu lutar nos minutos que restavam e conseguiu o golo da vitória, aos 92′. Breno ganhou espaço no lado esquerdo e efetuou um cruzamento/remate que entrou no fundo da baliza de Luís Pinto.
O golo do lateral premiou uma enorme exibição dos vareiros. John Moses, Vando e Max – que até está emprestado pelo Lusitânia Lourosa – foram dos elementos em maior destaque nesta partida.
Joel Magina foi o repórter da Rádio AVfm no local. Ouça as declarações dos técnicos:
- Declarações SC Esmoriz | Narciso Ratinho:
- Declarações Lusitânia Lourosa FC | Luís Miguel:
A festa do líder Lourosa ficou adiada e o lusitanistas podem mesmo queixar-se do facto de terem entrado em campo com o chip da Taça já ligado. A equipa de Luís Miguel só não contava com um SC Esmoriz tão forte, principalmente a nível ofensivo.
Na próxima jornada, o SC Esmoriz desloca-se ao reduto do Beira-Mar e a turma de Lourosa recebe o Avanca. O líder pode já festejar o título do Safina e a ascensão ao 3º escalão do futebol português.