Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Atual


SC Esmoriz vence AC Famalicão após segunda parte bem mais «colorida»

Escrito por em 24/05/2018

Com a temperatura bem elevada à entrada para a antepenúltima jornada de Campeonato Safina, o SC Esmoriz sabia que potencialmente o seu maior adversário poderia ser a adaptação às condições do terreno, em Anadia. A equipa da casa, o AC Famalicão, último classificado, tem muitos jogadores inexperientes e estava praticamente fora das contas para a manutenção. Algo que abria as portas para uma vitória teoricamente tranquila para o Esmoriz.

Todavia, os famalicenses não se intimidaram e obrigaram mesmo a formação da Barrinha a «arregaçar as mangas» e a acelerar o ritmo no segundo tempo. Os golos apareceram para os visitantes, mas só mesmo através de dois erros defensivos da formação do Famalicão.

Valeu a experiência e a maior qualidade individual para que os jogadores do SCE chegassem à vitória por 0-2, numa segunda parte bem mais consonante com as cores da camisola que envergam.

Comecemos pela habitual enunciação dos onzes iniciais…

Narciso Ratinho, técnico esmorizense, voltou a apostar na rotatividade dos últimos jogos. Utilizou jogadores com menos minutos em algumas posições e lançou João Reis na baliza; João Dias, Rúben Pereira, Ruca e Breno na defesa; Pedro Godinho, Max e Júlio Coronel no miolo; Kalunga, Domingo Ortiz e Vando na frente de ataque.

Já Davide Dias, treinador do Famalicão, com várias alterações dadas algumas ausências e pelo facto de pouco haver pelo que lutar, colocou Chico na baliza; Pedro, André, Calim e Neto no eixo defensivo; Melo, Joel e Danilo no meio campo; e Gonçalo, Edgar e Lameiras, ao centro, no ataque.

A primeira parte não teve grande estória e o SC Esmoriz demorou a adaptar-se ao terreno (sintético) e à temperatura que se sentia. Por seu turno, os anfitriões aproveitaram para usar a fisicalidade na disputa das segundas bolas e anularam muito bem os processos da equipa opositora.

Apesar de não ter havido grandes oportunidades durante toda a primeira parte, o ACF mostrou as garras em algumas ocasiões e manteve João Reis atento na baliza.

As maiores emoções estavam reservadas para a segunda parte: quer de um lado, quer do outro.

Logo aos 48′, ainda mal o segundo tempo tinha começado, os forasteiros desperdiçaram uma excelente oportunidade por Vando quando este desviou o esférico no coração da área e viu-o passar rente ao poste direito. O avançado esmorizense nem queria acreditar na facilidade concedida e na forma como falhou a oportunidade.

O Famalicão não tardaria a responder e, à passagem do minuto 52, iria desperdiçar a sua melhor oportunidade em todo o jogo. Depois de um passe longo sobre o lado esquerdo do ataque, Edgar apareceu isolado nas costas da defesa e o extremo, deslumbrado com a ocasião, rematou cruzado para fora quando tinha tudo para marcar. João Reis acabou por contribuir para a perda ao realizar bem a mancha sobre Edgar.

O SCE estava bem no jogo, com trocas rápidas de bola e a causar alguma aflição com tiros de fora de área. No entanto, seria num lance bem confuso que nasceria o primeiro golo da partida.

Aos 65′, de um lançamento lateral na direita, a bola iria pingar por entre vários jogadores e chegaria até ao centro da área onde apareceu Kalunga a importunar a tarefa de Chico. O guardião viu a bola passar-lhe por cima e chegar aos pés de Vando, ao segundo poste. O avançado, depois de ter a bola na sua posse, limitou-se a rematar para a baliza deserta e fazer o golo. Os jogadores do Famalicão ainda reclamaram a posição irregular, algo que parece não existir.

Com a vantagem no marcador, a formação da Barrinha tranquilizou-se e, com trocas rápidas pelas alas e algumas diagonais em campo, foi criando perigo na baliza adversária. Tal foi o caso numa jogada, aos 73′, que culminou com um remate à entrada da área de Domingo Ortiz e que passou bem perto do poste da baliza de Chico.

Após várias tentativas, seria mesmo de outro erro que nasceria o segundo e último golo da partida, aos 85′. De um lançamento lateral, desta feita do lado esquerdo, a bola chegou às costas da defensiva do Famalicão e foi recebida por Domingo Ortiz. O colombiano, já dentro da área, sofreu uma carga pelas costas que levou o árbitro Álvaro Santos a apontar para a marca da grande penalidade.

Na cobrança, o capitão Pedro Godinho, bateu como mandam as regras: bola para a esquerda e guarda-redes para a direita. O Esmoriz chegava, assim, à vantagem de 2-0.

A partida terminaria pouco depois e, com este resultado, o SC Esmoriz fica mais perto do objectivo do quinto lugar – aproveitou ainda a derrota do Bustelo contra o Avanca.

Helder Ferreira foi o repórter da Rádio AVfm no local. Ouça as declarações dos técnicos:

  • Declarações AC Famalicão | Davide Dias:

 

  • Declarações SC Esmoriz | Narciso Ratinho:

 

A duas jornadas do fim e apenas a dois pontos do quinto lugar ocupado pelo Pampilhosa, o Sporting Clube de Esmoriz irá receber o SC Alba em casa, actual 11º classificado. Na última jornada, deslocar-se-á a casa do Fiães SC, actual 9º classificado. Assim, os atletas de Narciso Ratinho irão procurar melhorar a classificação obtida na última época nas duas jornadas que lhes restam.

 


Fotos: Helder Ferreira 
Texto: Helder Ferreira
Áudio: Jaime Valente


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *