Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Programa da Manhã

08:00 11:00

Atual

Programa da Manhã

08:00 11:00


Cinema: estreia «O labirinto da saudade»

Escrito por em 25/05/2018

Destaque da Semana 21 / 2018 (Estreia a 24 de Maio)

«O labirinto da saudade»

Sinopse: Miguel Gonçalves Mendes, o mesmo que realizou «José e Pilar», adapta assim ao cinema uma das obras mais lúcidas da cultura portuguesa – «O Labirinto da Saudade» de Eduardo Lourenço – numa viagem única pelo interior de uma mente brilhante. Aos 94 anos, o escritor e filósofo Eduardo Lourenço projeta pelos espaços da sua memória as perguntas que até hoje nele perduram. Que traumas nos definiram enquanto povo? Quem somos? O que fizemos? Que atrocidades cometemos? Quais os caminhos que podemos seguir? Estas questões são o ponto de partida para “O Labirinto da Saudade”, um filme sobre uma “nação condenada desde a sua origem a esgotar-se em sonhos maiores do que ela própria”, mas também a celebração da vida e obra de um dos maiores autores da cultura Portuguesa.
Narrado e protagonizado pelo próprio Eduardo Lourenço, o documentário percorre os corredores da sua memória e da história de Portugal. Pelo caminho, cruza-se com fantasmas do nosso passado e amigos do seu presente – figuras marcantes da cultura lusófona como Álvaro Siza Vieira, José Carlos Vasconcelos, Diogo Dória, Gonçalo M. Tavares, Lídia Jorge, Ricardo Araújo Pereira e Gregório Duvivier, que assumem o papel de interlocutores e condutores das reflexões escritas no livro.

«O labirinto da saudade»

Duração: 67 min
Género: Documentário
Classificação: Maiores de 14
País: Portugal
Ano: 2018
Realização: Miguel Gonçalves Mendes
Intérpretes: Adriana Calcanhotto, Pilar Del Rio, António Ramalho Eanes, Diogo Dória, Eduardo Lourenço, Ricardo Araújo Pereira, Gonçalo M. Tavares, Álvaro Siza Vieira, Jorge Sampaio, Lídia Jorge

Semanalmente a Rádio AVfm mantém na grelha de programas espaço para a sétima arte. Convidamos-te a conhecer o «Grande Plano» e o «Destaque da Semana», ambos da responsabilidade de Fernando Rodrigues!

 


Fotos: Direitos Reservados
Texto:  Fernando Rodrigues

 

 

 


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *