Ovarense vê o Cucujães levantar a Supertaça Feminina de Sub-19

Por em 03/10/2018

O Parque do Buçaquinho de Cortegaça foi o palco da final da Supertaça Feminina de Aveiro, no escalão de sub-19. A vencedora do Campeonato Distrital da época passada, AD Ovarense, disputava o troféu perante o vencedor da Taça de Aveiro, o AC Cucujães.

Com tarde de sol de outono, bancada muito bem composta e condições imaculadas para a prática do futebol, só faltava mesmo a vitória da Ovarense para este ser um enorme cartão de visita para o futebol do concelho vareiro. No entanto, as alvinegras tiveram pela frente uma organizada turma do Cucujães e, apesar de terem tomado as despesas do jogo, não foram capazes de erguer o troféu.

No final de 60 minutos de jogo intenso (o tempo regulamentado para as Sub-19), o resultado de 2-1 a favor das cucujanenses premeia a bem tracejada estratégia do técnico André Fernades. O Cucujães não teve problemas em dar o favoritismo à Ovarense e defendeu bem a sua àrea para sair em transições rápidas e não precisar de muito para visar a baliza das vareiras.

Quis o destino que a autora dos dois golos do Cucujães fosse Rita Silva, jovem atleta que ainda na época passada pertencia aos quadros da Ovarense. A natural de Arada abriu o marcador bem cedo, aos 7 minutos da partida, com um grande tiro de fora da área; e ainda fechou a contagem aos 50′, quando o jogo estava novamente numa igualdade.

O tento solitário da Ovarense foi apontado pela inevitável Mariana Campino, aos 17 minutos. A capitã da ADO foi umas das melhores em campo, mas o seu jogo esforçado caiu muitas vezes por terra face à marcação cerrada de que foi alvo.

Outro dos destaques das vareiras foi Ema Aleixo. A partir do setor recuado, a camisola 16 da Ovarense iniciou muitas manobras de ataque da sua formação e, para além disso, foi sempre uma voz de comando no trabalho defensivo.

Para além de Mariana Campino e Ema Aleixo, a Ovarense apresentou-se com outros elementos que habitualmente são opção na equipa senior: nomes como Juliana Costa, Bruna Antunes, Catarina Soares, Bruna Gomes, Ninja e outras. Todas elas estiveram em campo na tentativa de responder ao segundo golo de Rita Silva, mas nenhuma conseguiu bater a guarda-redes do Cucujães, Ana Moreira.

Moreira esteve muito segura entre os postes e salvou o Cucujães com alguns voos de grande nível. No entanto, nem foi chamada a intervir na última oportunidade flagrante do encontro. Num livre indireto dentro da área do Cucujães, Mariana Campino ainda rematou com potência, mas a barreira de corpos de jogadoras do Cucujães cobriu os caminhos do golo e despoletou a festa do título que se iniciou de pronto, com o apito final.

Pedro Silva foi o repórter da Rádio AVfm no Parque Desportivo do Buçaquinho. Ouça as declarações dos técnicos:

  • AD Ovarense – Artur Rodrigues:

 

  • AC Cucujães – André Fernandes:

 

Na cerimónia de entrega das medalhas e da taça, registe-se o desportivismo de parte a parte. As atletas do Cucujães abriram um corredor para saudar as jogadoras da Ovarense enquanto estas eram medalhadas e as alvinegras fizeram o mesmo pelas rivais.

É verdade que, dentro de campo, as disputas de bola mais acesas e as trocas de palavras existiram. Mas, no final, o respeito mútuo entre duas das melhores equipas do distrito imperou.

A Ovarense parte para o Campeonato Distrital com a vontade de corrigir este resultado e fazer o que fez nas últimas três edições da prova: ser campeã. Já o Cucujães afigura-se como o principal adversário na disputa pelo título aveirense e traz consigo um registo de duas vitórias sobre a ADO nos últimos dois jogos que ambas disputaram


FICHA DE JOGO | AD Ovarense x AC Cucujães | Supertaça Distrital Feminina – Sub-19

AD Ovarense: Pêras, Cristiana Soares, Ema Aleixo, Bruna Antunes, Mariana Campino (c), Juliana Costa, Catarina Soares.
Suplentes: Miriam, Bruna Gomes, Ninja, Maria Inês, Ana Nestum.
Treinador: Artur Rodrigues.

AC Cucujães: Ana Moreira, Ana João (c), Débora, Luciana, Íris, Fabiana, Rita Silva.
Suplentes: Carine, Torres, Daniela, Maria, Verónica, Ana Miguel, Beatriz.
Treinador: André Fernandes.

Resultado final: 1-2
Resultado ao intervalo: 1-1
Marcadores: Rita Silva (7′), Mariana Campino (17′), Rita Silva (50′).

MVP Rádio AVfm: Ana Moreira (AC Cucujães)
A guardiã do Cucujães apareceu em campo de boné e foi capaz de fazer um exibição de se lhe tirar o chapéu. Já durante o primeiro tempo tinha revelado excelente capacidade de comunicação e segurança entre os postes. No entanto, foi na segunda parte – e quando a Ovarense estava a carregar imenso à procura do empate – que Ana Moreira mostrou os seus melhores atributos com uma ou duas defesas que abriram o livro e impediram a Ovarense de se aproximar do troféu.

Veja a fotogaleria do encontro:

 


 

Fotos: António Silva
Texto: Pedro Silva
Áudio: Jaime Valente

 


Opinião dos leitores

Deixa um comentário

O teu e-mail não será divulgado. Obrigatório*


AVfm

A sua nova rádio de sempre

A passar agora
TITLE
ARTIST