Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Noticiário

19:00 19:05

Atual

Noticiário

19:00 19:05


O dérbi do ano onde o grande vencedor foi Ovar

Escrito por em 22/10/2018

O dérbi do ano do concelho de Ovar jogou-se no Estádio Dr. Oliveira Santos, casa da ARC S. Vicente Pereira. Numa partida a contar para a 6ª jornada da 1ª Divisão Distrital, vicentinos e AD Ovarense mediram forças e mostraram o porquê de serem candidatos à subida ao Campeonato de Elite aveirense.

A repleta bancada que marcou presença no embate concelhio teve a oportunidade de assistir a um jogo repartido, nem sempre de bom futebol e onde os pormenores acabaram por ser decisivos na vitória do S. Vicente Pereira por 2-1.

Óscar Gomes foi o grande destaque da tarde. Com um bis (21′ e 48′), o camisola 9 do S. Vicente Pereira chegou aos 9 golos no campeonato (é o líder dos artilheiros) e voltou a subir aos píncaros que o levam a ser o grande protagonista da prova até ao momento.

A Ovarense ainda respondeu com um tento repleto de oportunismo por parte de Cocas, aos 50 minutos. Nessa altura, os alvinegros já perdiam por 2-0 e voltavam a acreditar que era possível sair com algo positivo do terreno rival. Carregaram sobre os vicentinos e empurraram os homens de Adriano Machado para o seu meio campo.

No entanto, e apesar das alterações ofensivas que saíram do banco da Ovarense, o marcador não mais mexeu. O S. Vicente Pereira descolou da Ovarense na classificação, deixou Artur Marques e companhia com 12 pontos e colocou-se no topo da 1ª Divisão chegando aos 15.

O final de festa, à flor do relvado, foi marcado pelos ânimos exaltados. Muito protestantes para com o árbitro, jogadores e equipa técnica da Ovarense travaram-se de razões com os juízes. Artur Marques acabou mesmo expulso do banco da Ovarense, algo que não o impediu de reclamar, entre outros, uma expulsão a Manu, um decisivo fora de jogo mal tirado à Ovarense e um penálti ao cair do pano por suposta mão na bola de um jogador do S. Vicente.

À semelhança de um qualquer outro dérbi, ficam para a história as emoções do futebol. Foi o S. Vicente Pereira quem colheu os 3 pontos mas, na verdade, foi Ovar quem realmente ganhou. Jogos destes e equipas destas catapultam o nosso concelho para o topo do desporto de Aveiro e colocam os olhos dos fãs da bola nos nossos campos.

 

– | Protagonistas diferentes, técnicos iguais, rivalidade do costume |-

A 23 de Outubro de 2016, há praticamente dois anos, a ARC São Vicente Pereira e a AD Ovarense encontraram-se no Estádio Dr. Oliveira Santos para o dérbi concelhio da época de 2016/17. A Ovarense viria a ser campeã da antiga 2ª Divisão Distrital – e, pelo meio, até venceu o S. Vicente Pereira no Marques da Silva (2-1) – mas, nesse jogo, foram os vicentinos a triunfar.

Um 3-2 saboroso que acendeu a rivalidade entre os dois emblemas nessa temporada e que serve de exemplo para aquilo que poderá acontecer este ano. O S. Vicente Pereira e a Ovarense, agora jogando na 1ª Distrital, têm dois dos plantéis mais apetrechados na candidatura à subida e, qual ironia dos deuses do futebol, quis o destino que medissem forças na mesma fase da época que nesse ano de 2016.

A rivalidade é a do costume, embora muitos dos protagonistas sejam outros. No entanto, ao leme dos dois emblemas mantém-se os mesmos dois homens: Adriano Machado é o técnico do S. Vicente Pereira e Artur Marques é o da Ovarense.

Apesar do respeito mútuo, cada um defende a sua dama. E, se em 2016/17 ficaram célebres as declarações de Adriano Machado quando este falou de uma misteriosa «força que guiava a Ovarense», esta época nem foi preciso esperar pela partida da segunda volta para começarem as “trocas de mimos”.

Adriano Machado sublinha que, no reencontro com o adversário vareiro, o S. Vicente Pereira foi a única equipa «a preocupar-se única e exclusivamente com o jogo» e a «querer jogar com qualidade».

A resposta não tardou e trouxe ironia à mistura. Segundo Artur Marques, o S. Vicente Pereira pode ser comparado ao Barcelona e, referindo-se à sua equipa, o técnico alvinegro refuta a teoria de Adriano Machado e atira-se ao trio de arbitragem dizendo que a Ovarense tentou jogar mas a falta de isenção na partida decidiu o resultado.

Artur Marques desafia ainda o S. Vicente Pereira a ganhar coragem para se «assumir como candidato» e garante aos adeptos vareiros que a Ovarense «vai ficar ficar nos quatro primeiros lugares do campeonato» e que vai subir de divisão.

 

-| Cada equipa com o seu estilo (e nenhuma é o Barcelona!) |-

Não há fórmulas perfeitas para o sucesso futebolístico. Por isso mesmo, esse sucesso pode ser alcançado de formas bem distintas. Assim, olhando para o S. Vicente Pereira e para a Ovarense, vemos duas equipas de estilos diferentes mas que, à sua maneira, são quase sempre demolidoras no campeonato que disputam.

É um facto: o S. Vicente Pereira está longe do tiki-taka do Barcelona. Mas é verdade que tem uma filosofia de jogo apoiado, construído a partir de trás e onde (quase) todos os elementos do onze são capazes de contribuir para o ramalhete. A bola não chora quando passeia de pé para pé e, se é óbvio que a equipa vicentina também bate bolas longas, também é óbvio que se sente muito mais confortável quando desmonta os adversários com futebol rendilhado.

Por seu turno, a Ovarense é o oposto. Não que não seja capaz de jogar em posse, tem protagonistas para isso. No entanto, a turma vareira faz-se valer da sua forte componente física para encostar as equipas contrárias às cordas com lançamentos longos e tentativas de ganhar primeiras ou segundas bolas. Uma mescla entre o músculo e um espírito lutador quase inesgotável; e a técnica e os rasgos individuais que também existem pelo facto da Ovarense ter excelentes executantes.

No confronto entre estes dois diferentes estilos, as contas penderam para o S. Vicente Pereira. Mas, em termos de oportunidades, as estatísticas do dérbi ficaram bem repartidas.

Até ao segundo golo do S. Vicente Pereira (48 minutos), tanto Paulinho como Samuel Biscaia já tinham sido chamados a intervir com boas paradas. E, depois disso, viu-se inclusivamente uma Ovarense a assumir as despesas da partida, a criar dificuldades no último reduto vicentino e a obrigar o S. Vicente a sair com perigo quase exclusivamente através de transições rápidas.

O fator decisivo do jogo foi mesmo a eficácia. E, nesse campo, Óscar Gomes foi o dono e senhor do dérbi. De pé quente, o ponta de lança vicentino teve duas chances de fazer a diferença e não desperdiçou.

 

-| E o Óscar vai para… Óscar |-

9 golos em 6 jogos é média de goleador. Óscar Gomes é isso mesmo e muito mais.

Já tínhamos elogiado o espírito trabalhador do jogador do S. Vicente Pereira que, noutros embates, foi importante a ajudar na coesão que leva os comandos de Adriano Machado a serem o conjunto com menos golos sofridos do campeonato. No entanto, é a marcar golos que Óscar realmente se notabiliza. O ponta de lança decidiu o dérbi com apenas duas oportunidades para fazer a diferença.

No lance do 1-0, o remate saiu fulminante após um passe vindo de trás. E, na hora de bisar, a finalização foi ainda mais profícua e correspondeu a um cruzamento rasteiro vindo da direita.

Houve boas exibições individuais no dérbi, desde logo a dos dois guarda-redes, Paulinho e Samuel Biscaia. Outros também estiveram bem, como Tó Frangolho e Nélson do lado do S. Vicente Pereira ou Cocas e Tigas do lado da Ovarense. Mas nenhum ofusca o jogo de Óscar Gomes.

Curiosamente, o número 9 vicentino teve um ano de costas voltadas para os golos na época passada. Em Estarreja, Óscar Gomes marcou apenas por quatro vezes em 33 jogos. Algo que prova ainda mais que é mesmo em S. Vicente Pereira que o artilheiro se sente como peixe na água.

Apenas 21 anos nas pernas dão margem para que Óscar pense noutros voos. Este é um jogador que começa a ganhar nome numa outra escala e que, para além dos golos, tem um passado de formação de excelência a seu favor, com épocas no Vitória de Guimarães e Feirense.

 

-| O drama da compensação. Foi penálti ou não? |-

O jogo até estava a ser relativamente calmo até ao momento. Mas a o período de compensação trouxe os ânimos exaltados para o dérbi. Num lance muito polémico dentro da área do S. Vicente Pereira, após um cabeceamento de Pirata, a bola embateu no braço de um defensor vicentino e o árbitro mandou a partida seguir.

Os jogadores e equipa técnica da Ovarense fizeram-se ouvir num coro de protestos, Artur Marques acabou mesmo expulso do relvado. Por entre garrafas de água a voar e a cobertura do banco da Ovarense a pagar as favas pela frustração vareira, terá ou não ficado por marcar um penálti a favor dos alvinegros?

Tudo depende do critério do árbitro na abordagem ao caso do dérbi. Se é verdade que a bola terá tocado no braço, também é verdade que o cabeceamento de Pirata foi feito no meio de uma enorme confusão e a bola foi lançada à queima roupa contra os jogadores do S. Vicente Pereira.

Apesar de ter tido visão privilegiado para o lance, Adriano Machado preferiu não comentar a alegada grande penalidade. Já Artur Marques não tem dúvidas em dizer que a equipa da Ovarense foi prejudicada. Algo que, segundo o técnico, foi corroborado por um jogador do S. Vicente que, numa troca de comentários com Artur Marques, disse que «a Ovarense tem razão e que era penálti

Certo é que, na hora do polémica, as cenas que se desenrolaram dentro do campo não foram bonitas. Fo preciso a aproximação dos agentes da autoridade para que se sanassem as emoções e o jogo terminou num clima pesado que separa ainda mais os dois emblemas que se encontraram no Dr. Oliveira Santos.

 

-| O melhor futebol da Distrital passa por Ovar |-

O S. Vicente-Ovarense foi um jogo vivo, com tudo o que caracteriza um dérbi: no futebol jogado, os adeptos podem recordar exibições mais fulgurantes de parte a parte; na questão das polémicas, como é habitual, há casos que ainda vão fazer correr muita tinta; e, no capítulo da rivalidade entre os dois emblemas, pelo facto de continuarem ambos na luta pela subida, a fricção entre S. Vicente Pereira e Ovarense incendeia-se de dia para dia.

No entanto, há algo que une estes dois clubes – a capacidade de trazer o melhor futebol da distrital ao concelho de Ovar. Como é bom ver os grandes protagonistas da 1ª Divisão de Aveiro a jogarem pelas cores de S. Vicente Pereira e Ovarense.

Os adeptos parecem perceber isso e o desporto rei vareiro ganha cada vez maior dimensão. Neste dérbi, o estádio esteve apinhado de público e este não se limitou a ver o espetáculo, afinou a garganta e puxou pelos atletas em campo.

Não há dúvidas de que a Ovarense é o clube com maior história de Ovar, é uma instituição cheia de glórias e que atinge, mesmo hoje, uma escala nacional. Mas a chegada deste moderno S. Vicente Pereira trouxe outro sal ao nosso futebol. Os dois, nas suas atuais realidades de clubes da distrital, têm medido forças ao longo dos anos e acicatado esta rivalidade.

Por isso, se os dois conjuntos são incomparáveis na dimensão dos seus passados e na massa adepta que movem, vivem um autêntico empate técnico naquilo que são os seus presentes dentro de campo. Ou há alguém que pode afirmar de forma peremptória que A ou B vai estar a rir por último no final de 2018/19?

Aproveitemos o que de bom ambos trazem ao nosso concelho. Ovar é enorme e o desporto ovarense também!

 

-| FICHA DE JOGO | ARC S. Vicente Pereira x AD Ovarense | 1ª Divisão AF Aveiro – 6ª jornada |-

ARC S. Vicente Pereira: Paulinho, Diogo Relvas, Manu (c), Pikas, Gabriel, Litos, Tó Frangolho, Fred, Rolas, Nélson Amaral, Óscar Gomes
Jogaram ainda:
Diogo Sousa, Fábio Pacheco, João Bastos
Suplentes não utilizados:
Cláudio Aguiar, André Meireles, Paivinha, Joel
Treinador:
Adriano Machado

AD Ovarense: Samuel Biscaia, Flecha, Rúben Almeida, Jonas, Cocas, Tiago Lopes, João Paulo, Tiago Barroqueiro (c), Tiago Marques, Tigas, Horácio
Jogaram ainda:
Pablo, Bruno Costa, Filipe Lírio, Pirata
Suplentes não utilizados: Nuno Crujeira, Parreira, André Felix
Treinador: Artur Marques

Resultado final: 2-1
Resultado ao intervalo: 1-0
Marcadores: Óscar Gomes (21′, 48′), Cocas (50′)

MVP Rádio AVfm: Óscar Gomes (ARC S. Vicente Pereira)
Mesmo com pouco espaço, Óscar foi capaz de marcar a diferença no dérbi. Se é verdade que teve apenas duas oportunidades para visar a baliza de Samuel Biscaia, nota-se essencialmente que, nessas duas ocasiões, Óscar foi capaz de molhar a sopa. Mais um jogo memorável do ponta de lança vicentino e um dos que certamente não irá mais esquecer.

Pedro Silva foi o repórter da Rádio AVfm no Estádio Dr. Oliveira Santos. Ouça as declarações dos técnicos:

  • Declarações ARC S. Vicente Pereira | Adriano Machado:

 

  • Declarações AD Ovarense | Artur Marques:

 

-| Filme do jogo |-

0′ – Tudo a postos para o grande dérbi concelhio. O Estádio Dr. Oliveira Santos recebe o jogo entre ARC São Vicente Pereira e AD Ovarense, dois dos líderes da 1ª Divisão da AF Aveiro, a contar para a 6º jornada da prova.

0′ – Destaque para o facto do S. Vicente Pereira ser o melhor ataque e a melhor defesa da 1ª Divisão: os vicentinos somam 14 golos e concederam apenas um até ao momento. A Ovarense também é uma turma concretizadora, tem o segundo melhor ataque do campeonato com 12 golos e, na sua última partida fora de casa, foi capaz de golear o Famalicão por 3-0.

0′ – Os técnicos da partida, Adriano Machado e Artur Marques, parecem ter respeito pelo adversário que têm pela frente. Com ambas as equipas a atuarem num 4x3x3, fica a nu a cautela de parte a parte. Tanto S. Vicente como Ovarense apresentam-se com menos opções de cariz ofensivo como noutros jogos.

0′ – Do lado do S. Vicente Pereira, as ausências do onze de Diogo Sousa e Fábio Pacheco, relegados para o banco por Fred e Rolas, são as maiores surpresas. Óscar, o melhor marcador do campeonato, continua de pedra e cal no lugar de ponta de lança (Renato está fora dos convocados) e Pikas parece ter ganho o lugar no centro da defesa ao aparecer como titular pela terceira semana consecutiva.

0′ –  Os alvinegros apresentam-se no Dr. Oliveira Santos com o regresso do capitão ao onze. Tiago Barroqueiro parece estar refeito da lesão que o aponquentou recentemente e é lançado no meio campo da Ovarense. Por esse motivo, Tigas deambula para o seu lugar habitual, a ala esquerda, e Pirata fica fora dos titulares. Noutras posições, destaque para a continuidade de Flecha na lateral direita e de Tiago Lopes na posição mais recuada do meio-campo.

0′ – Moldura humanda incrível no Estádio Dr. Oliveira Santos naquela que será provavelmente a maior assistência da época. A pacata vila de S. Vicente Pereira vive ao rubro o sucesso da sua equipa e, vindos de Ovar, os vareiros acompanham em massa a sua Ovarense, como é habitual.

0′ – Começa a partida. Está aberto o dérbi.

9′ – Primeira oportunidade flagrante! Tiago Marques, dentro da área, aparece na cara de Paulinho. No frente a frente entre velhos conhecidos do CD Furadouro, foi o guardião a levar a melhor. Marques ainda rematou, mas a mancha de Paulinho foi demasiado grande para o 9 da Ovarense.

10′ – Na sequência do último lance, a bola chega rapidamente ao ataque do S. Vicente Pereira e é Nélson Amaral que, na esquerda, testa a atenção de Samuel Biscaia. O atacante vicentino aposta num violento cruzamento-remate e quase engana tudo e todos.

15′ – Depois de um começo de jogo morno, as equipas parecem finalmente estar a aproximar-se com critério das balizas contrárias. A parada e resposta está a tornar o dérbi numa partida de futebol rápido.

21′ – GOOOOLO DO S. VICENTE PEREIRA!! É ÓSCAR QUEM MARCA!! Passe longo para as costas da defensiva da Ovarense e é Óscar Gomes quem aparece, com instinto felino, para fuzilar por completo a baliza de Biscaia. O ponta de lança não pede licença para o remate e deixa o guardião vareiro sem hipótese de resposta. Oitavo golo de Óscar no campeonato, o S. Vicente chega à dianteira do marcador.

30′ – A Ovarense tenta responder ao golo sofrido, mas ainda não teve grande sucesso. Apesar de disputado de forma acérrima, o jogo está apertado e as defesas estão, nesta fase, a superiorizar-se aos ataques.

35′ – Manu, em apoio a Diogo Relvas, faz falta feia sobre Cocas. O banco da Ovarense salta em protestos e pede a expulsão, mas o capitão do S. Vicente Pereira sai do lance com uma cartolina amarela. Na sequência, Tigas assume o livre lateral, mas da bola parada não surge grande perigo para a baliza de Paulinho.

40′ – Artur Marques parece já estar a pensar na segunda parte e lança Pablo para o aquecimento. Flecha tem tido dificuldades para parar as iniciativas de Nélson Amaral.

45’+2 – Intervalo no dérbi, o S. Vicente Pereira vai para o descanso a vencer. Vai valendo o tento de Óscar Gomes.

46′ – Os jogadores estão prontos para o reatar da partida e parece que a Ovarense não vai esperar mais. A primeira alteração é consumada e é mesmo Pablo quem vai a jogo para substituir Flecha na lateral direita dos vareiros.

47′ – O bom tempo que tinha sido nota da primeira parte do dérbi dá agora lugar a um autêntico dilúvio que se abate sobre o Estádio Dr. Oliveira Santos. Nuvens e chuva forte acompanhados de trovoada vão refrescar as ideias dos jogadores e trazer um novo capítulo ao jogo.

48′ – ÓSCAR OUTRA VEZ, GOLO DO S. VICENTE PEREIRA!! O ponta de lança aproveita um cruzamento açucarado vindo da direita para, entre os centrais da Ovarense, rematar de primeira para o fundo da baliza. Que execução à matador do melhor marcador do campeonato. Óscar é, de facto, um jogador à parte.

50′ – GOOOOLO DE COCAS, ESTÁ FEITA A RESPOSTA DA OVARENSE!! Veio a chuva de água e também a de golos. Depois de um cruzamento para a área do S. Vicente Pereira, a bola sobra para a entrada da mesma e é o improvável Cocas que, ao apoderar-se do esférico, lê de forma perfeita o desposicionamento de Paulinho e atira em balão para o fundo da baliza. A Ovarense reduz e está novamente dentro da discussão do jogo.

55′ –  O S. Vicente Pereira quase chega ao terceiro! Litos faz uma grande recuperação de bola e avança no terreno. O médio vicentino corre meio campo e, à entrada da área, entrega a bola redondinha para a direita, onde está Nélson para a finalização. O remate ainda sai, mas a bola viaja por cima da baliza de Biscaia – que desperdício de Nélson Amaral.

57′ – Substituição na Ovarense: sai Tiago Lopes, entra Bruno Costa. Um bom jogo para Tiago Lopes, mas Artur Marques aposta no perfume de Bruno Costa para ajudar na construção de jogo da Ovarense.

62′ – E eis a primeira mudança no onze do S. Vicente Pereira. Rolas cede o seu lugar a Diogo Sousa.

68′ – Adriano Machado muda novamente no ataque. Sai Nélson Amaral, entra Fábio Pacheco. Nélson perdeu fulgor na segunda parte e cede o seu lugar a outro habitual titular: Pacheco vai para o lado direito do ataque e deixa o flanco esquerdo para o também recém entrado Diogo Sousa.

70′ – E a dança dos bancos continua. Artur Marques não vai esperar mais para esgotar as suas alterações e prepara Filipe Lírio e Pirata para ambos irem a jogo. Os sacrificados são Tiago Barroqueiro e Horácio.

75′ – A chuva deu tréguas aos intervenientes dentro de campo. Por seu turno, a Ovarense não dá qualquer trégua ao S. Vicente Pereira. Os alvinegros têm carregado de forma consistente junto da baliza de Paulinho e, embora ainda não tenham chegado ao empate, acreditam que isso pode acontecer mais cedo ou mais tarde.

80′ – A Ovarense tem aproveitado o forte jogo aéreo de Pirata para ganhar muitas bolas nas disputas de cabeça. O S. Vicente Pereira tenta sair para o ataque com transições rápidas, mas Pacheco e Diogo Sousa ainda não conseguiram imprimir a sua qualidade ao jogo.

88′ – Última alteração no S. Vicente Pereira. É hora de trancar o resultado e, para isso, sai Fred e entra o central João Bastos.

89′ – Tiago Marques sofre uma falta à entrada da área e fica muito queixoso. É preciso a intervenção de ambas as equipas médicas e o jogo fica interrompido durante alguns minutos. O jogador da Ovarense sai a coxear para fora do relvado e, no livre direto, Tigas não faz mais do que rematar contra a barreira.

90′ – Vão jogar-se 5 minutos de compensação.

90’+4 – Pede-se penálti na área do S. Vicente Pereira. Num lance de grande confusão, Pirata cabeceia o esférico e a bola terá embatido nas mãos de um defensor vicentino. O árbitro manda seguir o jogo e o banco da Ovarense explode de raiva.

90’+5 – Por entre garrafas a voar para o relvado e ânimos muito exaltados, Artur Marques recebe ordem de expulsão do banco de suplentes. O técnico da Ovarense mostra o seu descontentamento para com o árbitro e o jogo teima em não ser reatado.

90’+7 – O ambiente aceso está sanado, joga-se novamente.

90’+9 – O S. Vicente Pereira segura a Ovarense até ao fim e fica com os 3 pontos. É o final do dérbi do ano.

90’+9 – A equipa vicentina mantém a liderança do campeonato, agora com a companhia do Argoncilhe. Os homens de Adriano Machado chegam aos 15 pontos e deixam a Ovarense com os 12 com que começou a 6ª jornada. Os vareiros são, agora, os terceiros classificados da prova.

90’+9 – Seguem-se duas deslocações para ambos os conjuntos do concelho. O S. Vicente Pereira vai a Paços de Brandão para defrontar o penúltimo do campeonato. E a Ovarense vai à casa do último, o Beira-Vouga. Jogos onde SVP e ADO são francamente favoritos.

 


 

Fotos: Paulo Fonseca
Texto: Pedro Silva
Áudio: Jaime Valente

 


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *