Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Programa da Manhã

08:00 11:00

Atual

Programa da Manhã

08:00 11:00


Grande eficácia conduz AD Ovarense a vitória de «mão cheia»

Escrito por em 26/10/2018

As meninas da AD Ovarense entraram para a quarta jornada da Liga BPI sem ter conhecido o sabor da vitória, mas convictas de que estavam prontas para conseguir os primeiros 3 pontos.

Num jogo bem mais competitivo do que o resultado final traduz, as vareiras capitalizaram muito bem os erros das inexperientes adversárias e controlaram os momentos do jogo. O Vilaverdense FC pode queixar-se da sua (in)eficácia ofensiva e, sobretudo, das infantilidades cometidas no seu último terço defensivo.

Num jogo de destaque para a irreverente Rute Silva, foi a dianteira a dar o mote com um bis que deu a vantagem às vareiras. Betinha também ajudou com dois golos e ajudou a compôr o resultado final de 5-0.

A Ovarense entrou com a corda toda nos primeiros minutos, obrigando Palha a duas interceções complicadas a cruzamentos. As visitadas chegaram à vantagem aos 21′ numa abordagem cheia de oportunismo da parte de Rute Silva.

A bola foi cruzada a partir da direita, pingou na área e, perante a falha de comunicação entre a central e a guardiã, apareceu a pequenina Rute a ir às alturas e a cabecear para o fundo das redes. Acabaria por ser a jogadora de menor estatura a antecipar-se a todas as outras e a fazer o 1-0 na partida.

3 minutos depois do golo inaugural, Rute Silva marcou novamente. Após novo cruzamento a partir da direita, graças a uma nova falha de comunicação entre Palha e (desta feita) Márcia, a extremo alvinegro esticou a perna e fez o esférico sobrevoar a guardiã. O 2-0 apareceu fruto de dois erros infantis no centro da defesa do Vilaverdense.

O resultado não se alterou até ao intervalo, mesmo tendo havido duas oportunidades de golo consecutivas para ambos os lados. Primeiro foi Joana, que de cabeça falhou o alvo por muito pouco; depois, do outro lado, Mariana Campino após um canto, desviou com as pernas para defesa apertada de Palha.

Logo após o descanso, foi o Vilaverdense a dar sinais de querer reabrir a discussão do jogo. Catarina falhou, consecutivamente, uma dupla oportunidade.

Mas, mais uma vez, voltou a ser a ADO a equipa mais matreira. Aos 68’, Betinha, que entrara no decorrer da segunda parte, abriu a sua conta pessoal quando aproveitou um desvio na trave, após canto, para encostar para o terceiro golo.

Com a discussão do jogo praticamente sentenciada e com alguns novos desperdícios sucessivos das visitantes, acabaria mais uma vez por ser a Ovarense a voltar aos golos. Flávia Marinho, aos 81′, aproveitou um passe e furou pelas centrais para rematar por baixo do corpo da guardiã Palha com frieza e qualidade. Estava feito o 4-0.

Contudo, as contas não terminariam aí e Betinha fez questão de voltar a fazer o gosto ao pé, já para lá dos 90 minutos. Num livre em zona frontal, a dianteira rematou com força por cima da barreira e na direcção da guarda-redes. Palha teve uma má abordagem ao lance – ainda que o remate tenha saído com potência – e ajudou a que a goleada de mão cheia fosse atingida.

Pouco depois, Eduarda Leal, árbitra principal da partida, daria por terminado o jogo. Estava selada a vitória da Ovarense, uma equipa muito consciente dos momentos certos para controlar e ceder o controlo do jogo ao adversário.

Helder Ferreira foi o repórter da Rádio AVfm no Estádio Marques da Silva. Ouça as declarações dos técnicos:

  • AD Ovarense | Paulo Campino:

 

  • Vilaverdense FC | Pedro Gomes:

 

Na próxima jornada, a AD Ovarense volta a jogar no Marques da Silva e recebe o CF Benfica num encontro que promete trazer maiores dificuldades às pupilas de Paulo Campino.

FICHA DE JOGO | AD Ovarense x VIlaverdense FC | Liga BPI – 4ª jornada

AD Ovarense: Lara Sousa, Beatriz Rodrigues, Joana Pinho, Ema Aleixo, Mariana Campino, Belinha, Bruna Gomes, Joana Gomes, Flávia Marinho, Rute Silva, Catarina Soares
Jogaram ainda: Beatriz Correia, Betinha, Patrícia Cavadas
Suplentes não utilizadas: Inês Pereira, Soraia Teixeira, Mariana Almeida, Sara Lopes
Treinador: Paulo Campino

Vilaverdense FC: Palha, Nina, Lea Pires, Márcia Vieira, Licas, Guida, Landinha, Catarina, Vera Martins, Filipa Morais, Joana Ferreira
Jogaram ainda: Joana Ribeiro, Juliana Manso, Margarida Barbosa
Suplentes não utilizadas: Eduarda Sousa, Beatriz Cunha, Vaness Rodrigues
Treinador: Pedro Gomes

Resultado final: 5-0
Resultado ao intervalo: 2-0
Marcadores: Rute Silva (21′, 24′), Betinha (68′, 90′), Flávia Marinho (81′)

MVP Rádio AVfm: Rute Silva (AD Ovarense)
Rute Silva foi a jogadora de maior destaque da partida, não só por ter bisado e entregue às suas colegas, e de bandeja, um vantagem de 2-0 ao intervalo, mas também por ter sido sempre uma atleta muito presente em todo o jogo. Sempre inconformada e a criar muitas dificuldades com o seu repentismo sobre a defesa adversária, a atleta merece o prémio de melhor em campo.

Veja a fotogaleria do encontro:

 


 

Fotos: António Silva
Texto: Helder Ferreira
Áudio: Jaime Valente
Revisão: Pedro Silva

 


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *