Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Alma Lusitana

13:05 14:00

Atual

Alma Lusitana

13:05 14:00


S. Silvestre correu-se pela 5ª. vez em Ovar

Escrito por em 31/12/2018

Ovar recebeu no passado dia 22 de Dezembro mais uma edição da «Corrida mais doce do ano», a designação adotada desde o início para a S. Silvestre de Ovar. Tratou-se de mais uma organização da FullSport, que contou com o apoio da Câmara Municipal de Ovar e do Dolce Vita de Ovar.
O formato dos anos anteriores manteve-se, com a partida e chegada a acontecer na Praça da República; onde a prova principal de 10Km fez uma primeira passagem, a cumprir o percurso urbano desenhado para o efeito.

Assumidamente piscando o olho à forte tradição do atletismo vareiro que, para além de muitos e bons praticantes, tem em Ovar a Meia Maratona do AFIS, que há muito projetou a cidade como uma exemplar anfitriã deste tipo de eventos; a prova pretende também animar Ovar em plena quadra natalícia e atrair a visita de muitos forasteiros.

Para além da prova principal, de 10km, com carater competitivo, o evento incluiu um passeio de Pais Natais em bicicleta (14km), uma caminhada (5km) e Mini S. Silvestres para os mais novos (500 a 2.000m conforme os escalões). Alarga-se, pois, o espetro dos potenciais interessados em participar, abrindo-se as portas aos mais e aos menos atletas.

Fernanda Ribeiro foi, uma vez mais, a Madrinha da prova. A atleta mais ganhadora de sempre do panorama do atletismo nacional tem uma forte ligação a Ovar e faz questão de o dizer. Conseguiu por cá boas marcas e sente-se em Ovar como em casa!

A partida para a corrida principal aconteceu às 18h30, como previsto, tendo sido dada por Salvador Malheiro, Presidente da Câmara Municipal de Ovar. Apesar de nos ter sido referida a inscrição de cerca de 2.300 atletas, os números oficiais são mais modestos. 1.822 foi o total de inscrições em todas as provas que conseguimos apurar. A competição de 10km contou com a participação efetiva de 1.229 atletas, que enfrentaram o percurso rápido e interessante para a quebra de marcas pessoais, num final de tarde já noite em que as condições climatéricas foram muito favoráveis à prática do atletismo!

Enquanto a prova decorria, Jaime Valente, o repórter da Rádio AVfm no local foi dando nota dos acontecimentos, em mais uma transmissão em direto. Aproveitou ainda para entrevistar vários intervenientes no evento.
As primeiras declarações foram de Fernanda Ribeiro, Madrinha da Corrida:

Foi em Ovar que ganhei a minha primeira scooter, que usei mais tarde para me deslocar para os treinos e que me foi muito útil

Em seguida tivemos oportunidade de falar com Salvador Malheiro, Presidente da Câmara Municipal de Ovar:

O problema da pista de atletismo de Arada estará ultrapassado na Primavera e a mesma será inaugurada com uma grande prova, ficando depois disponível para os nossos atletas

Também Nelson Pais, que exercia funções de speaker do evento falou aos microfones da AVfm, ele que pertence também à Associação de Atletismo de Aveiro:

Aqui em Ovar as pessoas gostam do atletismo

Por diversas vezes nos disseram que, em Ovar, para além de haver muita gente a praticar atletismo; quando há provas isso arrasta sempre uma grande moldura humana que sai para a rua para apoiar os atletas. Fomos, pois falar com pessoas do público. As primeiras palavras foram do Sr. José, de S. João da Madeira:

Viviana Proença, de Ovar, também falou ao microfone da Rádio AVfm:

Com o decorrer da reportagem aproximava-se a meia hora de prova, tendo João Almeida, o vencedor da corrida, cruzado a linha da meta poucos segundos antes de ela chegar.
Falamos com ele imediatamente após retomar o fôlego:

Estou satisfeito, consegui o objetivo que tinha para esta prova

Pouco mais de 6 minutos mais tarde, foi a vez de cruzar a meta a primeira atleta feminina. Juliana Silva também falou em primeira mão à Rádio AVfm:

Ovar é um pavimento mágico, aqui fazemos milagres a correr

Os atletas e os participantes na caminhada chegavam em bom número e ritmo, quando já se faziam os preparativos para a cerimónia da entrega dos prémios. Encerramos a reportagem falando com Mariana Silva, a irmã gémea de Juliana que a aguardava ansiosamente na linha da meta:

Fizemos ainda um extenso registo fotográfico da prova. A foto-galeria está disponível aqui:

« de 86 »

Principais resultados – atletas masculinos:

  • 1º. lugar – João Almeida – 29:54
  • 2º. lugar – Rogério Bessa – 30:34
  • 3º. lugar – Vítor Santos – 30:38

Principais resultados – atletas femininas:

  • 1º. lugar – Juliana Silva – 36:23
  • 2º. lugar – Joana Nunes – 36:54
  • 3º. lugar – Tânia Fernandes – 38:11

O primeiro atleta vareiro a cortar a meta foi Janik Lima, com o tempo de 31:28, a que correspondeu o 6º. lugar da classificação geral.

Deixamos ainda o registo de toda a transmissão em direto, que podem ouvir no player disponível a seguir:


Fotos: António Dias e Francisco Valente
Texto:  Jaime Valente
Áudio: Jaime Valente
Reportagem: Jaime ValenteEduardo Raposo


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *