Ovarense Basquetebol abre a segunda volta como acabou a primeira: a vencer

Por em 04/01/2019

Os Seniores Masculinos da Ovarense Basquetebol abriram a segunda volta de LPB Placard da mesma forma com que terminaram a primeira: a ganhar e a deixar os adeptos vareiros com água na boca.

No último jogo de 2018, a receção ao SC Lusitânia, os comandados de Nuno Manarte triunfaram por 84-78 e confirmaram o quarto lugar da tabela classificativa. A equipa alcançou a oitava vitória em 12 jogos e, tirando os crónicos candidatos ao título, SL Benfica, UD Oliveirense e FC Porto, só o Esgueira Basket conseguiu passar pela turma alvinegra.

Contra o Lusitânia, uma Arena de Ovar bem preenchida de público pôde ver uma partida equilibrada. Os visitantes até entraram melhor e só se viram ultrapassados no segundo período da partida. No entanto, após o intervalo, a Ovarense baixou novamente o seu ritmo e deixou que a indecisão imperasse no placard.

Foram precisos alguns momentos de inspiração individual e coletiva para que a vitória fosse consumada. A parte final do terceiro período foi de grande qualidade e o arranque do quarto foi pelo mesmo caminho. Aí, a Ovarense ganhou uma vantagem preciosa e selou mais dois pontos na sua contagem. O resultado final de 84-78 até podia ter sido mais alargado caso não fossem as desconcentrações alvinegras nuns últimos segundos onde já só se pensava na festa do buzzer final da partida.

Num dia em que o jogador em melhor forma da Ovarense, Will Perry, tirou folga de ser o maior destaque, as honras vão para outro norte-americano: Khalen Cumberlander. O antigo jogador do CAB conseguiu atingir, entre outros dados positivos, a boa marca dos 16 pontos e 8 assistências.

Em evidência esteve também o gigante João Fernandes. Saído do banco ainda nos primeiros 10 minutos de jogo, o poste da Ovarense catapultou a equipa para outros patamares exibicionais e foi essencial na recuperação da sua equipa. Acabou o jogo com 11 pontos, 7 ressaltos e 3 roubos de bola.

Mais do que qualquer um dos atletas, vale o jogo coletiva da Ovarense. Ao contrário do que se via noutros momentos da temporada passada, a equipa tem a capacidade de praticar bom basquetebol com as suas peças titulares, mas acrescenta ainda valor quando chama os intervenientes de banco de suplentes. Nomes como André Pinto, Pedro Oliveira e Cristóvão Cordeiro foram também importantes para o desfecho final desta partida.

Pedro Silva foi o repórter da Rádio AVfm na Arena de Ovar. Ouça as declarações dos técnicos da partida:

  • AD Ovarense | Nuno Manarte:
  • SC Lusitânia | Iñaki Martin:

2019 abre com a confiança redobrada, mas com a responsabilidade de manter o alto nível. Para isso, a Ovarense espera fazer boa figura num teste de dificuldade máxima.

A 13ª jornada da Liga dita uma deslocação ao Dragão Caixa para defrontar o FC Porto e tentar, finalmente, bater o pé a um dos grandes do basquetebol nacional. Recorde-se que, neste momento, as duas formações têm os mesmos 20 pontos na classificação e, em caso de vitória, a Ovarense ascende ao 3º lugar isolado.

Aconteça o que acontecer, a Ovarense nunca perderá o seu 4º lugar. O Esgueira, atual 5º classificado, está a um ponto dos vareiros e tem, tal como a ADO, uma deslocação muito complicada: visita o reduto do líder SL Benfica. A Ovarense está cada vez mais próxima de garantir o tão desejado playoff. Resta saber em que posição vai chegar à fase decisiva da temporada.

FICHA DE JOGO | AD Ovarense Gavex x SC Lusitânia | LPB Placard – 12ª Jornada

AD Ovarense Gavex: Will Perry, Khalen Cumberlander, João Grosso, Alexandar Danilovic, Corcontae DeBerry
Jogaram ainda: Pedro Pinto, Cristóvão Cordeiro, André Pinto, João Fernandes, Pedro Oliveira
Suplentes não utilizados: Rodrigo Soeiro, João Oliveira
Treinador: Nuno Manarte

SC Lusitânia: Amadou Sidibé, Anthony Taylor, Hugo Sotta, Pedro Catarino, Desmond Simmons
Jogaram ainda: Miguel Freitas, Martynas Andriuskevicius, Edson Rosário, Fernando Ferreira
Suplentes não utilizados: Pedro Matos
Treinador: Iñaki Martín

Resultado final: 84-78
Parciais: 18-19; 41-29; 63-59; 84-78

MVP Rádio AVfm: Anthony Taylor (SC Lusitânia)
Se o SC Lusitânia conseguiu dividir a partida contra a Ovarense quase até ao final do quarto período, muito o deve a Anthony Taylor. O base dos insulares comandou o jogo da sua equipa e foi sempre a maior dor de cabeça para os adversários. Os seus números são dos mais interessantes do jogo e ditam uma exibição que, embora não tenha evitado a derrota, encheu o olho a todos na Arena de Ovar: 26 pontos, 6 ressaltos e 5 assistências.

Veja a foto-galeria do encontro:

« 1 de 19 »

Fotos: Luis Filipe Silva
Texto: Pedro Silva
Áudio: Jaime Valente


Opinião dos leitores

Deixa um comentário

O teu e-mail não será divulgado. Obrigatório*


AVfm

A sua nova rádio de sempre

A passar agora
TITLE
ARTIST