Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Alegria de Viver

18:00 19:00

Atual

Alegria de Viver

18:00 19:00


Fábio Pereira sobe ao ataque para dar vitória à AD Ovarense nos descontos

Escrito por em 16/01/2019

A jornada 16 da 1ª Divisão Distrital de Aveiro ditava o duelo entre a AD Ovarense, 3º classificado, e a AD Valecambrense, 8º classificado. Jogando no Marques da Silva, o favoritismo estava do lado dos alvinegros, mas todos esperavam um encontro interessante entre duas formações competitivas e que pretendiam regressar ao caminho das vitórias.

Apesar de um jogo equilibrado e competitivo ao nível do meio campo e foro físico, foram mesmo os vareiros a controlar melhor a posse de bola e a dispôr das melhores oportunidades ao longo de todo o jogo.

Contudo, seria um herói improvável, Fábio Pereira, a conduzir a Ovarense à vitória final de 1-0. Bem perto do apito final, o central trocou as suas habituais lides defensivas pela eficácia goleadora na área do adversário.

A partida até teve um início muito aberto a ambos lados. Contudo, a partir dos primeiros 15 minutos, paulatinamente, a ADO começou a ter mais posse de bola, a rondar mais de perto a área adversária e não tardaram a aparecer as oportunidades de golo para os vareiros.

À passagem do minuto 18, Tigas recebeu um passe longo na perfeição e, já dentro da área, cruzou rente à baliza para Filipe Lírio que, por pouco, não conseguiu o desvio certeiro.

Tigas estava inspirado e não tardou a gerar novo perigo. O jogador da Ovarense apanhou o esférico a jeito e encheu o pé para ver Carvalho fazer uma estirada junto ao seu poste esquerdo e negar-lhe o golo.

Depois de um período menos intenso, o mesmo inconformado Tigas voltou a colocar à prova Carvalho, corria o minuto 37. Após assistência de Tiago Marques a trabalhar bem, Tigas apareceu dentro da área para rematar de primeira e forte para mais uma defesa do guardião do Valecambrense.

Os vareiros estiveram perto do golo por diversas vezes e, por isso, os adeptos estavam com boas expectativas para o que viria na segunda parte. A verdade é que o segundo tempo trouxe um jogo mais morno e que só tendeu a aquecer na sua reta final.

Na primeira meia hora da segunda parte, pouco se passou em campo. O Valecambrense cerrou fileiras e apostou em lançamentos rápidos para o ataque. Os da casa tiveram sempre bastantes dificuldades em encontrar brechas na muralha adversária.

Assim, só já numa fase adiantada do encontro é que o perigo voltou a rondar a baliza de Carvalho. A primeira ameaça veio da cabeça de Tiago Marques que, bem no coração da área, elevou-se mais alto e cabeceou por cima da trave da baliza.

No entanto, o tempo de jogo esgotava-se no Marques da Silva e Artur Marques, dada alguma escassez de opções no banco, tomou a decisão de lançar Fábio Pereira para o ataque, ele que é o habitual central da equipa.

A primeira ameaça do ponta de lança improvisado chegaria pouco depois. Com um cabeceamento a uma bola vinda da esquerda, Pereira teve o azar de ver o seu remate chocar com o poste direito da baliza do Valecambrense.

Mas, por fim, quando pouca gente acreditava, no último minuto da compensação dada pelo árbitro da partida, Pereira seria mesmo o herói improvável da partida. Depois de uma boa jogada de Horácio e Sabry, a bola acabou cruzada de forma rasteira para a zona de finalização onde apareceu Fábio Pereira a rematar de pé esquerdo para a festa vareira.

O central, convertido em avançado, dava assim os 3 pontos à Ovarense num jogo em que oportunidades não faltaram para alcançar a tranquilidade mais cedo. Já o Valecambrense, pela terceira vez consecutiva, comprometia todo o trabalho de um jogo nos minutos finais.

Helder Ferreira foi o repórter da Rádio AVfm no Estádio Marques da Silva. Ouça as declarações dos técnicos:

  • AD Ovarense | Artur Marques:
  • AD Valecambrense | Fernando Espiga:

Na próxima jornada, a AD Ovarense vai ter uma deslocação complicada ao terreno do Canedo FC, equipa que na última jornada empatou com o líder, S. Vicente Pereira.

FICHA DE JOGO | AD Ovarense x AD Valecambrense | 1ª Divisão AF Aveiro – 16ª Jornada

AD Ovarense: Samuel Biscaia, Parreira, Fábio Pereira, Cocas, Bruninho, Bruno Costa, João Paulo, Filipe Lírio, Tigas, Tiago Marques, Horácio
Jogaram ainda: Tiago Lopes, Sabry
Suplentes não utilizados: Nuno Crujeira, Miguel Silva, Flecha, Samuel
Treinador: Artur Marques

AD Valecambrense: Cláudio Carvalho, Gerson Siqueira, Villada, Ferreira, Tano, João Paulo, Rui Almeida, Rui Silva, Filipe Luís, Vila Cova, Célio
Jogaram ainda: Marcelo Campos, Bruno, Frederico
Suplentes não utilizados: Tiago Almeida, Henrique, Rui Silva, Bruno Borges
Treinador: Fernando Espiga

Resultado final: 1-0
Resultado ao intervalo: 0-0
Marcadores: Fábio Pereira (90’+5)

MVP Rádio AVfm: Fábio Pereira (AD Ovarense)
A distinção de melhor em campo é para Fábio Pereira, não só pelo golo que deu a vitória, não só pelo trabalho ofensivo que lhe rendeu uma bola ao poste, mas também porque nas suas funções de defesa central esteve imperial. Ganhou praticamente todos os duelos e lançou bem a bola na frente quando o jogo pedia um futebol mais direto. Uma exibição vistosa, tanto à frente como atrás.


Fotos: Helder Ferreira
Texto: Helder Ferreira
Revisão: Pedro Silva
Áudio: Jaime Valente


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *