Faixa Atual

Título

Artista

Atual

AV Despertar

06:00 08:00

Atual

AV Despertar

06:00 08:00


Basquetebol Feminino: Desinspiração vareira no adeus à Taça de Portugal

Escrito por em 13/02/2019

A equipa feminina da Ovarense Basquetebol foi eliminada da Taça de Portugal. Nos quartos-de-final da prova, as alvinegras receberam o Olivais e foram incapazes de travar a armada coimbrense. Com o resultado final de 46-79, a Ovarense somou a quinta derrota consecutiva em todas as competições e, para além disso, registou o desaire mais pesado de toda a temporada.

A partida foi de sentido único e raramente a Ovarense conseguiu equilibrar. Pese embora a grande prestação de Gabriela Raimundo (21 pontos, 5 ressaltos, 2 roubos de bola), a falta de inspiração na concretização por parte de Erika Williams (0 pontos) prejudicou a equipa. Para além disso, Ana Raimundo – que até estava fazer um jogo de qualidade – viu-se afastada da quadra devido a uma lesão e só pôde dar o seu contributo durante 9 minutos da contenda.

Do lado do Olivais de Coimbra, as contas da passagem às meias-finais começaram a ficar seladas desde cedo. As atletas de Eugénio Rodrigues entraram autoritárias e, principalmente no segundo quarto, construíram um marcador a seu favor que não deu para a Ovarense sonhar.

À hora do intervalo, o placard eletrónico da Arena de Ovar já assinalava um 23-43 e esse parcial devia-se, acima de tudo, à capacidade esmagadora do Olivais ganhar ressaltos e mais ressaltos nas disputas aéreas. Algo que, também na etapa complementar, a Ovarense não soube colmatar.

Os 53 ressaltos conquistados pelo Olivais ao longo dos 40 minutos de jogo foram ainda complementados por uma boa percentagem na hora de lançar duplos (48% contra 36% da Ovarense) ou triplos (35% contra apenas 13%).

As da casa até tiveram uma fase final de encontro onde mostraram o espírito guerreiro que caracteriza a Ovarense. Em particular, jogadoras de tenra idade como Bárbara Calvinho e Ana Amaral trouxeram bons pormenores à partida e souberam conquistar pontos que ajudaram a colorir o marcador.

No entanto, o vencedor estava encontrado há muito tempo e os minutos finais de partida foram praticados em ritmo de treino. O Olivais não veio passear a Ovar, mas teve uma tarde bem mais tranquila do que poderia prever. Avança na prova sem contestação e deixa a Ovarense a pensar, exclusivamente, na Liga Feminina.

Pedro Silva marcou presença na Arena de Ovar para acompanhar a partida e, no final, esteve à conversa com os técnicos de ambos os conjuntos. Ouça as entrevistas:

  • Declarações AD Ovarense | Jorge Maia:
  • Declarações Olivais FC | Eugénio Rodrigues:

FICHA DE JOGO | AD Ovarense x Olivais FC | Taça de Portugal – Quartos-de-Final

AD Ovarense: Gabriela Raimundo, Ana Raimundo, Sofia Pinheiro, Sara Marques, Erika Williams
Jogaram ainda: Maria Silva, Tamára Santos, Ana Amaral, Bárbara Calvinho, Liliana Fernandes, Helena Santos
Suplente não utilizados: Magda Leitão
Treinador: Jorge Maia

Olivais FC: Inês Viana, Hristina Marjanovic, Marcy Gonçalves, Norianna Haynes, Tyler Gilbert
Jogaram ainda: Joana Rochete, Maria Marques, Alice Martins, Inês Bem-Haja, Matilde Ferreira, Raquel Alves, Ana Rochete
Treinador: Eugénio Rodrigues

Árbitro Principal: Nuno Monteiro
Árbitro Assistente: Pedro Lourenço

Resultado final: 46-79
Parciais: 15-24 | 23-43 | 37-65 | 46-79

MVP Rádio AVfm: Gabriela Raimundo (AD Ovarense)
Olhando exclusivamente à estatística geral, esta foi uma partida onde as jogadoras do Olivais conseguiram dominar nos vários dados. Marcy Gonçalves, Inês Viana, Gilbert e Haynes têm números interessantes. No entanto, o grande destaque da Ovarense, Gabriela Raimundo, fez um desafio incrível e conseguiu tal feito atuando muitas vezes sem o apoio das suas colegas. Entre slaloms individuais de belo efeito, finalizações conquistadas contra a oposição de imensos braços adversários e até os 3 triplos que arrancou ao longo de encontro, Raimundo voltou a mostrar que a Ovarense tem nela uma força incrível e uma executante que está ao nível das melhores, na sua posição, a jogar em Portugal.


Fotos: Direitos Reservados
Texto: Pedro Silva
Áudio: Jaime Valente


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *