Faixa Atual

Título

Artista

Atual

AV Despertar

06:00 08:00

Atual

AV Despertar

06:00 08:00


Ovar foi «Capital Ibérica» do Carnaval por uma noite

Escrito por em 13/02/2019

A abertura do Carnaval de Ovar foi tudo aquilo que se esperava: folia, entusiasmo, a verdadeira Vitamina da Alegria. Apesar da chuva ter prometido visitar a noite, os foliões aderiram ao plano e encheram as ruas do centro de uma cidade que foi, por umas horas, a «Capital Ibérica» do Carnaval.

O desfile contou com uma enorme parada de figuras diabólicas que coloriram as ruas e levaram as pessoas a participar na festa. Uma tradição antiga e que remonta a carnavais portugueses e espanhóis de outros anos. Vários grupos Ibéricos Tradicionais passearam pelas avenidas e complementaram as nossas modas carnavalescas mais enraízadas – que também marcaram presença – como a vestimenta do dominó e os imponentes gigantones.

Ao todo, foram sete os grupos que se mostraram, quatro deles provientes da Galiza: os Caretos de Grijó de Parada (Bragança), os Máscaros de Ousilhão (Vinhais), os Caretos de Lazarim (Lamego), os Cigarron de Verin (Espanha), os Corrobra Estampas Jordanas (Espanha), um grupo de Vigo de Sanabria (Espanha) e outro de San Martín de Castañeda (Espanha).

Convidados pela Câmara Municipal de Ovar, os representantes de outros entrudos foram ainda recebidos no Centro de Artes e visitaram a Aldeia do Carnaval. Um intercâmbio cultural que embelezou o arranque das festividades e que tocou na história das raízes carnavalescas.

A abertura terminou no Mercado Municipal com um sonoro despique entre Grupos de Bombos. A participação do Grupo de Santa Maria de Jazentes, Grupo de Bombos de Santiago Figueiró, Bombos de Santo André, Grupo de Bombos S. Lourenço e do Grupo de Bombos Darque foi visualizada por várias centenas de curiosos.

Visite a galeria de fotos e comprove o quão animada foi a Abertura do Carnaval de Ovar:

« de 230 »

Deixe-nos ainda a sua opinião na seguinte sondagem:

No Carnaval de Ovar gosto mais de:
  • Escolas de Samba 41%, 39 votos
    39 votos 41%
    39 votos - 41% de todos os votos
  • Grupos Carnavalescos 36%, 35 votos
    35 votos 36%
    35 votos - 36% de todos os votos
  • Grupos de Passerelle 23%, 22 votos
    22 votos 23%
    22 votos - 23% de todos os votos
Total de Votos: 96
24/01/2019 - 07/03/2019
Votação fechada
Arquivo de sondagens

Obrigado!


Fotos: António Dias, Luís Filipe Silva
Texto: Pedro Silva

Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *