Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil foi reativado no Concelho de Ovar
Escrito por AVfm em 29/10/2020
Depois de auscultar as opiniões dos vários interlocutores que constituem a Comissão Municipal de Proteção Civil, em reunião realizada a 26 de outubro, o Presidente da Câmara Municipal de Ovar (CMO), Salvador Malheiro, determinou a ativção do Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil, a partir das 00h00 de 27 de outubro de 2020. Simultaneamente, declarou o Concelho em situação de alerta e reativou o Gabinete de Crise, face à evolução epidemiológica no âmbito da pandemia Covid-19, que se tem vindo a agravar. As medidas anunciadas manter-se-ão enquanto se revelarem justificadas.
Para já, estas decisões não influenciarão em nada a vida dos cidadãos de Ovar, que ainda têm bem presente a experiência de ter passado por uma cerca sanitária, visto não ter sido acrescentada nenhuma medida local, relativamente às restrições já aplicadas a nível nacional.
Assumindo que pretende “PREVENIR e PREPARAR em vez de REAGIR”, Salvador Malheiro não esconde que fica em aberto a possibilidade de serem adotadas medidas preventivas e outras, de âmbito municipal, em função da monitorização e avaliação da situação pandémica no município.
A Câmara Municipal de Ovar reforça uma vez mais o apelo ao bom-senso, à responsabilidade pessoal e coletiva e à participação de todos na adoção de medidas de proteção, prevenção e segurança. Torna-se imperioso minimizar as deslocações ao estritamente necessário e cumprir rigorosamente as regras de distanciamento social, desinfeção das mãos, uso de máscara e de etiqueta respiratória.