A Ler É Que A Gente Se Ouve | 15 Abr 2019

Carlos Nuno Oliveira

 

Programa: A Ler É Que A Gente Se Ouve

Descrição: Quando o mundo avança sobre a copa de um livro, o tempo faz pausas porque é a ler que a gente se ouve. E assim começa a história.

Autor em destaque: Maria Alberta Menéres

Maria Alberta Rovisco Garcia Menéres (Vila Nova de Gaia, Mafamude, 25 de agosto de 1930 — Lisboa, 15 de abril de 2019) foi uma professora, jornalista, escritora e poetisa portuguesa.

Filha de Alberto Pinto Menéres (8 de setembro de 1902) e de sua mulher Maria Hermínia de Almeida Rovisco Garcia, nasceu a 25 de agosto de 1930.

Licenciada em Ciências Histórico-Filosóficas pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, teve um bom percurso escolar. Escreveu o primeiro livro em 1952, com o título Intervalo. Em 1960, Água-Memória, valia-lhe o prémio do Concurso Internacional de Poesia Giacomo Leopardi.

De 1965 a 1973 foi professora nos Ensinos Técnicos, Preparatório e Secundário, tendo lecionado Língua Portuguesa e História. Colaborou com vários jornais e revistas literárias — “Diário de Notícias”, “Távola Redonda”, “Cadernos do Meio Dia” e “Diário Popular”, onde coordenou a secção de iniciação à literatura.

De 1974 a 1986, dirigiu o Departamento de Programas Infantis e Juvenis da Rádio e Televisão de Portugal e, em paralelo, organizou a “Antologia da Novíssima Poesia Portuguesa”, com E. M. de Melo e Castro, seu marido.

Entre 1990 e 1993 dirigiu a revista Pais. Entretanto, na Provedoria da Justiça, foi-lhe dada a responsabilidade Provedora de Justiça de Crianças.

A sua obra infanto-juvenil inclui poesia, contos, Banda desenhada, teatro, novelas, cómicos e a adaptação de clássicos da literatura. Em 1986 recebeu o Grande Prémio Calouste Gulbenkian de Literatura para Crianças e Jovens, pelo conjunto da sua obra literária.

A 8 de junho de 2010 foi agraciada com o grau de Comendadora da Ordem do Mérito.

Morreu a 15 de abril de 2019, na sua residência, em Lisboa.

De: Carlos Nuno Oliveira

Emissão: 15 Abr 2019

 




AVfm

A sua nova rádio de sempre

A passar agora
TITLE
ARTIST