Musicalíssimo | 15 Abr 2019

Teresa Leite

 

Programa: Musicalíssimo

Descrição: Cada programa parte de um estilo, personalidade, composição ou instrumento musical que origina uma descoberta interessante através de uma abordagem rica e aprofundada.

De: Teresa Leite

Emissão: 15 Abr 2019

Destaque:  Andrew Lloyd Webber

Andrew Lloyd Webber, compositor e produtor musical britânico, nascido a 22 de março de 1948 de uma família de músicos, é considerado por muitos um dos compositores teatrais de maior nomeada dos finais do séc. XX. Autor de grandes êxitos na Broadway e em West End, produziu 15 musicais e 2 filmes, entre outras obras, acumulando inúmeros prémios e honrarias, como seja: 7 Tony ,2 Grammy,1 Óscar,1 Emmy,1 Olivier,1 Golden Glob. Várias músicas suas ganharam renome mundial, tendo-lhe rendido uma grande fortuna.

Êxitos, como “I don’t know how to love you” de Jesus Christ, Superstar; “Don’t cry for me, Argentina” – de Evita; “Memory” de Cats; “The Music of the Night” de Fantasma da Ópera; – todos os conhecemos de memória. A sua empresa “Really Useful Group” é uma das maiores produtoras de teatro de Londres, tendo produzido em várias partes do Reino-Unido.

Em 1997 ganhou o Óscar para Melhor Canção Original com “You must love me” do filme Evita. Foi ainda nomeado em 1973 para a categoria de Melhor Canção Original Adaptada com “Jesus Christ Superstar” fime realizado a partir do musical; outra nomeação foi ainda em 2004 na categoria de Melhor Canção Original, a canção “Learn do be Lonely” no filme O Fantasma da Ópera a partir do musical com o mesmo nome; Nos Globos de Ouro recebeu em 1997 o prémio de Melhor Canção Original com “You must love me” tendo sido nomeado para a categora de melhor canção original com “Learn to be Lonely” no ano de 2004. Nos Grammy, recebeu em 1980 o prémio de melhor gravação com Evita, em 1983 o prémio de melhor gravação com Cats; em 1986 o prémio para melhor composição contenmporânea c/ o réquiem e em 1990 o Grammy Legend Award.

Nos Prémios Tony, foi galardoado em 1980 pelo melhor musical e melhor banda sonora com Evita, em 1983 pelo melhor musical e melhor banda sonora com Cats, em 1988 pelo melhor musical com O Fantasma da Ópera, em 1995 pelo melhor musical e melhor banda sonora com Sunset Boulevard. Nos prémios Olivier foi galardoado em 1978 pelo meljhor musical c/Evita, em 1981 c/ Cats, em 1986 c/O Fantasma da Ópera e em 2008 com Prémio Especial de Sociedade.

Os musicais mais conhecidos de Andrew Lloyd Webber são pois,Jesus Christ Superstar de 1970; Evita de 1976; Cats de 1981; Fantasma da Ópera de 1986; Sunset Boulevard de 1993, a Mulher de Branco de 2004, O Feiticeiro de Oz de 2011 e Escola de Rock de 2015 . Uma já longa carreira recheada de grandes sucessos que ficarão para sempre na história da música, do teatro e do cinema mundiais.
Ouvimos nesta escolha musical a Orquestra de Concertos de West End, sob a direção de Mathew Freeman e Phillip Hinton. Foram solistas Stephanis Lorenz, Paul Jones, Carl Wayne, Jess Conrad e Fiona Hendley.

Playlist:

Carl Wayne – Superstar
Stephanie Lawrance – Chanson d’Enfance
Paul S. Jones – Mr Mistoffelees
Fiona Hendley – Memory
Jess Conrad – One More Angel in Heaven
Stephanie Lawrance – Anthing But Lonely
Carl Wayne – Half a Moment
Fiona Hendley – Take That Look off Your Face
Carl Wayne – On This Night of a Thousand Stars
Fiona Hendley – Seeing Is Beleiving
Jess Conrad – Hosanna
Stephanie Lawrance – Think of Me
Paul S. Jones – The Music of the Night
Fiona Hendley – The Phantom of the Opera
Andrew Lloyd Webber – Concert Celebration




AVfm

Rádio global de âmbito local

A passar agora
TITLE
ARTIST