“A Pedra Sonha dar Flor”: filme rodado em Ovar estreia no CAO a 14 de setembro
Escrito por AVfm em 03/09/2024
O Shortcutz é um movimento urbano dedicado à cultura das curtas-metragens, idealizado pela LABZ. Em Ovar, é acolhido pelo serviço Ovar / Cultura da autarquia e decorre em sessões mensais no histórico e adaptado edifício da Escola de Artes e Ofícios.
Depois da pausa veranil, o Shortcutz Ovar regressa a 14 de setembro, ainda antes de iniciar uma nova temporada, com a exibição de uma longa-metragem em estreia nacional, na sala de espetáculos do Centro de Arte de Ovar, nomeadamente “A Pedra Sonha dar Flor”, de Rodrigo Areias.
Inspirada em obras do jornalista e escritor Raul Brandão, em particular “Húmus” e “A Morte do Palhaço”, esta é a mais recente longa-metragem do realizador e contou com o apoio do Município de Ovar. O filme foi rodado no concelho vareiro e teve a participação de diversos figurantes locais.
A exibição de “A Pedra Sonha dar Flor” será musicada ao vivo por Dada Garbeck e terá a presença do realizador Rodrigo Areias.
“A Pedra Sonha dar Flor”
Numa casa de hóspedes da Vila Húmus, perdida nos confins da ria, sobrevive-se num tempo sombrio.
K. Maurício, escritor, mergulha na sua obra “A Morte do Palhaço”, tornando-se refém de sonhos impossíveis. Pita, um facilitador, manipula palavras e pessoas, divertindo-se num jogo cínico com quem o rodeia. Entre crimes e alucinações, entre o gótico da noite e a decadência da arena, corre uma história sem esperança, a partir das obras de Raul Brandão.
Relacionado:
A exibição “A Pedra Sonha dar Flor” surge também alinhada na programação do Festival Literário de Ovar (FLO), que decorre de 18 a 22 de setembro.
Com o audiovisual a inspirar-se nas obras literárias, em jeito de antevisão do FLO, o público poderá assistir à apresentação da 10ª. edição do evento literário, onde serão reveladas todas as novidades, a partir das 21h00. A exibição do cine-concerto seguir-se-á às 21h30.
A entrada é gratuita e realizada por ordem de levantamento dos ingressos, disponíveis na Bilheteira do Centro de Arte de Ovar, a partir das 20h00, no próprio dia. O espetáculo, com mais de 100 minutos de duração, é indicado para público com mais de 12 anos de idade.
[give_form id=”81006″]