AD Ovarense faz história: Seniores Femininas sobem à elite do futebol português
Written by AVfm on 23/05/2018
À terceira foi de vez e a Ovarense ascendeu ao principal escalão de futebol feminino português. No jogo da confirmação, as vareiras derrotaram a turma do Grijó por 3-0 naquela que foi uma vitória suada e que apenas ficou selada a partir do minuto 80.
Inseridas na Série Norte da 2ª Fase do Campeonato de Promoção, as alvinegras precisavam apenas de um ponto para encerrar as contas da subida. No entanto, perante o último classificado do grupo, acabaram mesmo por demonstrar maior qualidade e conseguiram arrecadar mais 3 pontos.
Assim, fecharam a quinta vitória consecutiva depois de uma primeira volta invicta e de terem vencido o SC Braga B na última jornada. O trio do costume, Betinha, Rute Silva e Mariana Campino, voltou a escrever o seu nome na lista de marcadores.
Paulo Campino, presidente da Ovarense e treinador das vareiras, apostou em Lara Sousa na baliza; a linha defensiva foi formada por Ninja, Ema Aleixo, Joana Pinho e Mariana Campino; o miolo foi destinado a Jojó, Joana Gomes, Diana Gonçalves e Mariana Almeida; e a dupla da frente foi composta pelas irreverentes Betinha e Rute Silva.
A turma do Grijó, que ainda não somou qualquer ponto na 2ª fase, está a atravessar uma fase final difícil: as gaienses ficaram sem treinador quando ainda tinham duas jornadas pela frente. Contra a ADO, Cláudia foi a guardiã; a defesa foi composta por Carla, Cláudia, Carina e Soraia; no meio campo jogaram Micaela, Juliana e Patrícia; o ataque pertenceu a Sofia Rodrigues, Joana e Marlene.
Destaque para o facto de muita gente ter viajado entre Ovar e Grijó para viver a promoção da Ovarense. E a festa só não começou mais cedo porque o resultado não sofreu alterações até aos últimos 10 minutos da partida. Valeu uma super Cláudia, guardiã que encheu a baliza por diversas vezes e protagonizou defesas de grande nível.
Numa das suas paradas quase impossíveis, Cláudia travou uma recarga de Betinha que parecia golo certo para quem via da bancada. Mais tarde, num cara a cara com Rute Silva, a guardiã voltou a levar a melhor.
O tempo passava e as meninas da casa iam ganhando mais confiança e subiam no terreno. Em contra partida, as vareiras ficavam cada vez mais e ansiosas por não verem o golo a surgir – algo que prejudicou muito a sua abordagem ao jogo.
Apesar da palestra aguerrida de Paulo Campino e do grito de guerra das atletas ao intervalo, o jogo continuava difícil e o nulo teimava em persistir. Só que, ao minuto 81, Betinha aproveitou um erro na linha defensiva do Grijó e fez o primeiro para as vareiras.
A partir daí, tudo ficou mais simplificado e apareceram mais dois golos de rajada. O segundo foi de Rute Silva, aproveitando um cruzamento de Betinha e um toque de Mariana Campino para mergulhar e faturar. Já no terceiro, Betinha assistiu Campino que encheu o pé esquerdo e disparou um tiraço para o fundo da baliza.
Joel Magina foi o repórter da Rádio AVfm no local. Ouça as declarações dos técnicos:
- Declarações AD Grijó| Carla Martinho:
- Declarações AD Ovarense | Paulo Campino:
Um 3-0 que confirmou História para a AD Ovarense e para a cidade de Ovar numa semana em cheio para as vareiras que, para além da subida, já tinham vencido o tricampeonato de Juniores de Aveiro no dia anterior.
As celebrações foram rijas e, já em Ovar, as atletas e a equipa técnica ainda foram recebidos pelo presidente da União de Freguesias, Bruno Oliveira, que felicitou a conquista.
Agora, as alvinegras ainda querem conquistar o título de Campeãs Nacionais da 2ª Divisão e ficam a aguardar por adversário para a final que se joga a duas mãos. Marítimo e Ouriense, ambos da Série Sul, são os possíveis finalistas.
Por enquanto, a Ovarense continua a festa já no próximo domingo, quando jogar a última jornada da 2ª Fase, no Marques da Silva, contra a formação da AJEF Hernâni Gonçalves.
Veja a fotogaleria do jogo e da festa da AD Ovarense: