Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Noticiário

07:00 07:10

Atual

Noticiário

07:00 07:10


Agenda cultural de Ovar destaca três eventos identitários: Cantar os Reis, Carnaval e Quaresma

Escrito por em 28/12/2022

Error, group does not exist! Check your syntax! (ID: 2)

A Câmara Municipal de Ovar (CMO) já divulgou a sua Agenda Cultural para o primeiro trimestre de 2023. A oferta é competitiva e diferenciadora, destacando-se três eventos identitários, nomeadamente o Cantar os Reis, o Carnaval e a Quaresma.

Destaque também para outros tipos de espetáculos como a peça “Lar Doce Lar” com Maria Rueff e Joaquim Monchique, o espetáculo “As Canções que Ninguém Quis” de Bárbara Tinoco, e a famosa big band Gleen Miller Orchestra.

O Cantar os Reis

O arranque de 2023 será marcado pela tradição “Cantar os Reis”. O Centro de Arte de Ovar irá receber as Troupes Adultas e Troupes Infantis, desafiando as mesmas a reviver a tradição local, a qual já integra o Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial desde 2020.

O serão de 6 de janeiro será marcado pela atuação das Troupes Adultas, a partir das 20h30, com cerca de 210 minutos de duração. As Troupes dos mais novinhos atuam no dia a seguir, a partir das 17h00.
As entradas são indicadas para maiores de seis anos de idade e é gratuita.

Posteriormente, a 13 de janeiro, é vez da peça “Lar Doce Lar” invadir o Centro de Arte de Ovar. Os atores Maria Rueff e Joaquim Monchique irão dar vida a duas idosas que competem por um quarto individual num lar. A peça que os juntou pela primeira vez em palco está de regresso às casas de espetáculo, com os dois artistas cómicos a interpretar personagens vibrantes.

Na sexta-feira seguinte, 20 de janeiro, o CAO recebe o concerto de Hélder Bruno, acompanhado pelo quinteto de cordas Blossom Ensemble e por três convidados especiais: Maria João, Quiné Teles e Maria Martins. Prevê-se que o concerto, que irá percorrer os temas do novo álbum “under a water sky”, seja detentor de uma personalidade estética musical única.

O Carnaval de Ovar

Após um interregno de dois anos devido à pandemia Covid-19, o Carnaval de Ovar está de regresso em 2023. A “Vitamina da Alegria” irá reinar em todo o seu esplendor entre 28 de janeiro e 21 de fevereiro, com destaque para os grandes Corsos carnavalescos (19 e 21 de fevereiro), o Espaço Folião, a Grande Noite Mágica, entre outras iniciativas.
Além de oficinas temáticas para a percussão, organização de eventos, entre outros, estão a ser criadas e consolidadas atividades como a Caminhada Noturna, a Noite da Farrapada e o Baile de Máscaras.

A oferta musical engloba artistas e DJ’s nacionais e internacionais, com os grandes destaques para o espetáculo de abertura do carnaval que junta Marcelo D2 com a Orquestra Bamba Social e a comunidade percussionista local; o brasileiro Diogo Nogueira, Tio Jel, Plutónio, Chico da Tina, Putzgrilla, Karetus,  Mandragora, P* da Loucura, Johnny Light, entre outros.

A Quaresma e a Páscoa em Ovar 2023

A 22 de fevereiro inicia-se o período da Quaresma e Páscoa Ovar 2023, com a Missa e Imposição das Cinzas na Igreja Matriz. A autarquia vareira e a Paróquia de São Cristóvão de Ovar promovem um programa religioso e cultural, sendo o ponto alto das celebrações religiosas as habituais Procissões Quaresmais, nos dias 5, 17 e 19 de março.
No dia 12 desse mês, haverá espaço para a apresentação de “Quadros Vivos de Caravaggio”, uma dramatização monumental das obras do pintor Michelangelo Merisi da Caravaggio, que é acompanhada de música sacra da época (Requiem), na Igreja Matriz de Ovar.

A cantora Bárbara Tinoco sobe ao palco do CAO no dia 10 de março. O concerto com um alinhamento especial, “As canções que ninguém quis”, mostra que mesmo os mais experientes e talentosos músicos já viram as suas canções recusadas. O espetáculo terá convidados especiais, nomeadamente Diogo Piçarra e Joana Espadinha, e ainda moderação de Tito Couto, prometendo ser um momento único e inesquecível.

Na semana seguinte, a 18 de março, o teatro volta a marcar a programação cultural com a peça “Monólogo de uma mulher chamada Maria com a sua patroa”. A criação e interpretação de Sara Barros Leitão é uma história sobre mulheres que põem o mundo a mexer, limpam o mundo, educam o mundo…, uma peça que partiu da criação do primeiro Sindicato do Serviço Doméstico em Portugal, em 1974.

No dia 24, a mais famosa big band do mundo, Glenn Miller Orchestra, chega a Ovar para um espetáculo de 90 minutos no CAO. Os vinte músicos serão dirigidos por Ray MacVay e farão o público recuar até aos anos trinta, num concerto especial.

O trimestre será encerrado pela cantora brasileira Marie Froes. A Escola de Artes e Ofícios irá acolher um concerto intimista que integra a sua tour europeia. Ritmos brasileiros com sensibilidade e perspicácia, numa sonoridade que ultrapassa fronteiras, tornarão a noite num momento de rara beleza.

Este espaço também irá acolher a 7ª temporada do Shortcutz Ovar que prevê 10 datas de exibições de curtas-metragens até ao final do ano.

Outros espaços da rede cultural do município, como a Biblioteca Municipal de Ovar, o Museu Júlio Dinis e o Museu Escolar Oliveira Lopes também se encontram com exposições a decorrer e com entrada gratuita.

[give_form id=”81006″]


Fotos: Direitos Reservados
Texto: Irina Silva
Error, group does not exist! Check your syntax! (ID: 2)

Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *