Atletismo: Campeonato Distrital de Estrada dominado por vareiros; GDC Guilhovai foi o maior destaque
Escrito por AVfm em 18/09/2023
O Campeonato Distrital de Estrada teve um denominador comum em todas as suas vertentes: destaque para atletas do concelho de Ovar. Com muitos títulos e lugares de menção, os corredores vareiros deixaram excelentes indicadores para o nacional, que se realiza já no próximo fim-de-semana.
Realizou-se no sábado, 16 de Setembro, no Europarque, em Santa Maria da Feira, o Campeonato Distrital de Estrada da Associação de Atletismo de Aveiro.
A competição dividiu-se em duas corridas: uma para o escalão de seniores e outra para os escalões de veteranos. Em grande destaque esteve a equipa do Grupo Desportivo de Guilhovai, que dominou por completo em masculinos, tanto em seniores como em veteranos.
Fábio Oliveira venceu a prova de seniores, sagrando-se campeão distrital de estrada. A sua prestação, juntamente com as de Paulo Gomes e Amado Martins, permitiu ao clube de São João de Ovar triunfar coletivamente. De realçar que foi a terceira conquista distrital coletiva do clube, que já tinha vencido os campeonatos de corta-mato longo e curto na época que agora chega ao fim.
Na prova dos veteranos (atletas com 35 ou mais anos) o Guilhovai continuou a sua senda vitoriosa, somando vitórias coletivas e individuais. Vítor Oliveira foi o mais rápido de todos os veteranos e venceu o escalão dos 40 anos. Janik Lima (Clube de Atletismo de Ovar) e António Cristóvão (Guilhovai) completaram o pódio.
No escalão de 35 anos, o pódio foi totalmente preenchido por vareiros: Sérgio Paiva é o novo campeão distrital, Hélder Pires (Estrelas Vermelhas de Silvalde) e André Adriano (Clube de Atletismo de Ovar) foram, respetivamente, segundo e terceiro.
Já no escalão dos 45 anos, Artur Rodrigues e Paulo Pereira ocuparam os dois lugares mais altos do pódio. Prestações que ajudaram o Guilhovai a recolher o título de campeão coletivo no conjunto dos escalões 35/40/45 anos; o Clube de Atletismo de Ovar foi vice-campeão.
Com 50 ou mais anos, António Fernandes, também do Guilhovai, foi o grande vencedor e, juntamente com os seus colegas de equipa, deu o terceiro título coletivo ao seu clube. O Clube de Atletismo de Ovar também merece menção, tendo arrecadado o terceiro posto coletivo.
Nos escalões de veteranas, os clubes de Ovar continuaram a brilhar. Sandra Ferreira (Guilhovai) conquistou o título individual nas veteranas 40 e Lígia Torres (Clube de Atletismo de Ovar) foi segunda. Mónica Fernandes também foi campeão no seu escalão e isto permitiu a conquista coletiva ao Clube de Atletismo de Ovar.
Ainda na classificação individual das veteranas há destaque para Maria Costa, dos Serviços Sociais dos Trabalhadores do Município de Ovar, que também foi medalhada no seu escalão.
Para além destas prestações, também outros clubes de Ovar estiveram representados: ARVOR, AFIS e Arada AC.
Na globalidade, os atletas e os clubes de Ovar apresentaram-se no último distrital da época em excelente nível e não deram grandes hipóteses aos seus adversários. Estes resultados são um bom indicador para o Campeonato Nacional de Estrada, que se realiza no próximo fim-de-semana em Viana do Castelo.
[give_form id=”81006″]
Imagem: Direitos Reservados
Texto: Alexandre Azevedo