Atletismo: Campeonato Nacional Corta-Mata com GDC Guilhovai de Ouro, Tomás Silva de Prata e Sub-16 de Bronze
Escrito por AVfm em 06/12/2023
Foi na Amora, concelho do Seixal, que se realizou a 100.ª edição dos Campeonatos de Portugal de Corta-Mato Longo. Foram vários os atletas vareiros em prova que, em termos de resultados, voltaram a marcar uma forte posição nesta prova de resistência.
Foi no passado domingo, dia 26 de Novembro, que se correu a edição centenária dos Campeonatos de Portugal de Corta-Mato Longo, na Amora. Esta é, muito provavelmente, a prova rainha do atletismo para os corredores de meio fundo e fundo, juntando os corredores de pista e estrada num terreno onde nem sempre o mais rápido triunfa.
Como não podia deixar de ser, foram vários os atletas e clubes vareiros que marcaram presença num dia frio e que até começou com nevoeiro. Dia esse que tinha nas provas dos seniores o grande foco.
Nos seniores masculinos, que percorreram cerca de 10km, a equipa do GDC Guilhovai obteve a 8.ª posição na classificação coletiva, sendo a melhor equipa do distrito de Aveiro, tendo em Fábio Oliveira o seu melhor elemento. Na prova das mulheres, a melhor classificada vareira foi Raquel Cirne, em representação do Grecas de Vagos.
Para além destas duas provas, também se realizou a estafeta mista. Uma corrida de 4 percursos de 1500m, cada um a ser feito por um atleta diferente, sendo que as equipas são constituídas por 2 homens e 2 mulheres. Aqui, o grande destaque foi Tomás Silva que, juntamente com os seus colegas de equipa do Sporting Clube de Portugal, alcançou a segunda posição do pódio e o vice-título nacional. É mais uma excelente prestação e resultado deste especialista em 3000m obstáculos que já no cross de Torres Vedras tinha alcançado o pódio na corrida de 1500m, em corta-mato.
Da parte da tarde, entraram em ação os atletas veteranos, competindo em corridas de 8km (dos 35 aos 49 anos) e 5km (dos 50 anos em diante). Destaque especial para Paulo Gomes, que venceu a geral da corrida de 5km, e ainda para Vítor Oliveira e Sandra Ferreira, que foram terceiros classificados nas corridas de 8km, tornando-se os três campeões nacionais dos seus respetivos escalões etários. No final, juntando as vitórias de Paulo Gomes e Vítor Oliveira às excelentes prestações dos restantes elementos da equipa de São João de Ovar, o GDC Guilhovai sagrou-se campeão nacional de veteranos masculinos.
Mas como um campeonato nacional não se destina apenas a atletas seniores e veteranos, a Federação Portuguesa de Atletismo tinha também planeado um campeonato interassociações distritais. Como já tínhamos noticiado aquando da realização do campeonato distrital, a Associação de Atletismo de Aveiro ia participar e em sua representação estariam Igor Gomes, do Guilhovai, e Sofia Teixeira, dos AFIS. As boas prestações destes atletas e dos seus colegas de equipa valeu-lhes o terceiro lugar do pódio e a primeira medalha nacional destes jovens. Para os seus clubes também será, certamente, um estímulo para continuarem a apostar na formação.
A jornada centenária dos campeonatos nacionais de corta-mato mostrou a qualidade dos atletas e clubes do nosso município, algo que se saúda e muito! Uma nota positiva para a Câmara Municipal de Ovar que ajudou no transporte de alguns atletas, disponibilizando um autocarro.
[give_form id=”81006″]
Imagem: Direitos Reservados
Texto: Alexandre Azevedo