Atletismo: Vareiros em evidência no Campeonato Distrital de Corta-Mato Longo
Escrito por AVfm em 22/11/2023
Vagos voltou a receber o Campeonato Distrital de Corta-Mato Longo, organizado pela Associação de Atletismo de Aveiro.
Quando, há cerca de 2 anos, a Federação Portuguesa de Atletismo fez uma remodelação do seu calendário de competições, a Associação de Aveiro acompanhou-a e também alterou a altura da época em que os campeonatos de corta-mato longo se realizam. Anteriormente, eram realizados em Fevereiro ou Março e agora realizam-se em Novembro. Esta alteração coloca a grande competição de corta-mato, tanto a nível distrital como a nível nacional, no início de época e, como tal, é muitas vezes a primeira aparição dos reforços e caras novas das equipas e isto traz um sabor ainda mais especial a esta competição.
Quanto à competição, esta realizou-se na Quinta do Ega. O terreno húmido por natureza, dada a proximidade da ria, e o clima chuvoso que se fez sentir nas últimas semanas criaram as condições para um cross lamacento e duro.
Os primeiros em ação foram os veteranos – masculinos e femininos. O destaque vai para dois clubes de Ovar: GDC Guilhovai e Clube de Atletismo de Ovar.
O Guilhovai somou a vitória coletiva nas categorias de veteranos masculinos 35-49 anos e 50 em diante, com as prestações de pódio de Tozé Castro, Artur Rodrigues, Paulo Pereira, António Fernandes e Paulo Gomes, o último venceu mesmo a prova geral de masculinos.
O Clube de Atletismo de Ovar conseguiu ser a segunda equipa na categoria dos 35-49 anos, fundamentalmente, através dos lugares de pódio de Janik Lima, Sérgio Paiva e André Adriano. Do lado feminino, Sandra Ferreira do Guilhovai foi a grande vencedora da prova de veteranas sendo, naturalmente, vencedora do seu escalão.
Durante a manhã também tivemos provas de inicados, juvenis e juniores e nestas os clubes de Ovar estiveram muito bem representados. Nos juvenis, Sofia Silva, dos AFIS, e Igor Gomes, do Guilhovai, foram 2ª e 3º, o que lhes valeu a chamada à seleção distrital de Aveiro (que vai participar no próximo interassociações, na Amora a 26 de Novembro).
Ema Oliveira, do Arada AC, venceu a prova das atletas juvenis. Nos juniores, Leandro Pereira (Guilhovai) e Lara Costa (Arada AC) sagraram-se vice campeões.
A última prova do dia era a dos seniores masculinos, onde a luta é sempre mais animada. O GDC Guilhovai era a equipa favorita dada a qualidade dos seus atletas e a quantidade de vitórias coletivas e individuais que tem tido, nas últimas épocas, em campeonatos distritais. Porém, o RD Águeda e a ACR Vale de Cambra apresentavam-se à luta com alguns reforços que prometiam animar a disputa.
Fábio Oliveira continua a ser um dos grandes trunfos da equipa de São João de Ovar e fez prova disso ao vencer, depois de apenas alcançar a frente da corrida por volta dos 4km e sprintar para ganhar a prova. Vítor Oliveira foi o terceiro. Estes dois pódios ajudaram a que o Guilhovai começasse a traçar a sua vitória coletiva, o que veio a verificar-se com a ajuda das boas prestações de Amado Martins e Luís Mendes (um dos reforços da equipa vindo do Maia AC), que fecharam a contagem de pontos para a classificação coletiva. A ACR Vale de Cambra foi vice-campeã coletiva contando com uma boa prestação de Filipe Ferreira, atleta do nosso concelho e que foi o melhor vareiro na Meia Maratona Cidade de Ovar.
Depois da contenda distrital os olhos estão agora postos no Campeonato Nacional de Corta Mato Longo, no próximo dia 26, na Amora.
[give_form id=”81006″]
Imagem: Direitos Reservados
Texto: Alexandre Azevedo