Atletismo: Veteranos do Guilhovai dominam Nacional de Estrada; Tomás Silva à porta do pódio
Escrito por AVfm em 26/01/2024
Tomar acolheu o Campeonato Nacional de Estrada, organizado pela Federação Portuguesa de Atletismo. Foram vários os vareiros em ação e os resultados, como não podia deixar de ser, provam mais uma vez a boa forma dos nossos atletas.
No sábado, dia 13, realizaram-se as primeiras provas, relativas à primeira edição dos Campeonatos Nacionais da Milha. Neste primeiro dia de competições, Ema Oliveira, do Arada AC, alcançou o 7.º lugar da prova das sub-20.
O grande destaque tem de ser dado, no entanto, a Tomás Silva, que ficou à porta do pódio, ocupando a 4.ª posição na prova dos absolutos. Uma corrida que juntou alguns dos melhores especialistas do meio fundo nacional, o que dá nota do excelente resultado alcançado pelo atleta vareiro, que representa o Sporting Clube de Portugal.
Já no domingo, dia 14, realizou-se a prova rainha destes campeonatos: a corrida de 10 quilómetros. E se, ao nível dos seniores, os olhos estavam na luta entre Sporting, Benfica e Braga, nos veteranos o GDC Guilhovai apresentava-se em força para continuar a sua senda vitoriosa.
O clube de São João de Ovar haveria mesmo de ganhar, coletivamente, a categoria de veteranos. Para tal resultado contribuíram, especialmente, os pódios de Vítor Oliveira em Veteranos 40; Artur Rodrigues em Veteranos 45; António Fernandes em Veteranos 55; e a grande vitória do atleta Olímpico Paulo Gomes, em Veteranos 50.
Juntando estes resultados às boas prestações dos restantes atletas, o GDC Guilhovai voltou a ocupar a primeira posição da classificação coletiva.
Nas prova feminina, Sandra Ferreira, também do Guilhovai, ocupou o lugar mais baixo do pódio no seu escalão. Fernando Santos, dos AFIS, foi vice campeão no escalão de veteranos 80.
Em Tomar, estiveram representados 6 emblemas do concelho de Ovar: GDC Guilhovai, o Clube de Atletismo de Ovar, os Serviços Sociais dos Trabalhadores da CMO, o Arada AC, a ARVOR e os AFIS.
[give_form id=”81006″]
Imagem: Direitos Reservados
Texto: António Beça