Faixa Atual

Título

Artista

Atual

AV Despertar

06:00 08:00

Atual

AV Despertar

06:00 08:00


Basquetebol: Ovarense caiu de pé; FC Porto segue para a final da Liga Betclic

Escrito por em 29/05/2024

Dois jogos eletrizantes em Ovar, decididos nos pormenores – a Ovarense caiu de pé e é o Porto quem segue para a final da Liga Betclic. Depois de uma vitória e uma derrota no Dragão Arena, o playoff avançou para Ovar e, em casa, a Ovarense foi derrotada mais duas vezes. 83-86 (no domingo) e 74-77 (esta terça-feira) foram os resultados dos equilibrados duelos que viram os alvinegros despedirem-se da época 2023/24.

Com ambientes fervorosos nos dois jogos, Ovar mostrou ser uma verdadeira cidade do basquetebol. Não chegou para eliminar um FC Porto aguerrido e a ter de mostrar os seus melhores atributos para bater uma Ovarense à procura de fazer história.

E se, no domingo passado, a Ovarense dispôs várias vezes da vantagem no marcador, o derradeiro duelo, o de terça-feira, não foi exceção. Uma partida de parada e resposta onde os nervos estiveram também e presentes em grande escala.

Em antevisão ao jogo 4, João Tiago Silva falou à AVfm já deixava à vista a intenção de levar a eliminatória para uma negra.

Ovarense Basquetebol – João Tiago Silva

Algo que, efetivamente, acabou por não acontecer – por pouco. A Ovarense até saiu na frente, venceu o primeiro quarto (17-14) e ainda ampliou no segundo (24-21). Foi já na segunda parte que viu o FC Porto recuperar, nomeadamente no terceiro período. Os dragões não mais saíram da dianteira.

Com um 11-17 no terceiro período, a equipa de Fernando Sá empatou o jogo para a entrada dos derradeiros 10 minutos. Já aí, chegou a ter uma vantagem 7 pontos, mas a Ovarense nunca daria o jogo por perdido.

Empurrada pelo seu público, a turma de Ovar recuperou e chegou a colocar-se a apenas 2 pontos do FC Porto. O último cesto da Ovarense deixou o placard em 74-77 e, já sem oportunidade de ganhar a posse de bola novamente, os vareiros viram mesmo os azuis e brancos controlarem o resultado in extremis e seguirem para a final da Liga Betclic.

Também com bons contributos ao longo dos últimos jogos, Miguel Queiroz, capitão do Porto, deixou a sua melhor exibição de meia-final para o derradeiro embate da contenda. O português esteve em evidência com 21 pontos, 11 ressaltos e duas assistências.

Já na Ovarense, Jeremiah Bailey (13 pontos, 8 ressaltos, 2 assistências) e Efe Odigie com (18 pontos, t3 ressaltos e uma assistência) foram os maiores valores.

Ovarense Basquetebol – João Tiago Silva
FC Porto – Fernando Sá

A Ovarense despede-se com honra da Liga Betclic, após mais uma época onde esteve presente nas decisões. Segunda meia-final consecutiva para o conjunto de Ovar, com a de 2024 a mobilizar por completo uma cidade e a ver a Ovarense competitiva e perto de um apuramento histórico.

Para trás ficam 14 vitórias na fase regular – incluindo duas sobre a Oliveirense e uma sobre o FC Porto -, uma passagem nos quartos-de-final (com um memorável 2-0 sobre o Sporting) e uma presença digna na meia-final (1-3 diante do FC Porto).

Destaque ainda para a despedida dos campos do capitão, Cristóvão Cordeiro. Um símbolo do clube e que representou a Ovarense durante 13 épocas. No jogo onde encerrou a carreira, o camisola 5 foi extremamente acarinhado pelos adeptos e não escondeu a emoção e o amor à Ovarense.

Certo é que, na próxima época, a Ovarense sofrerá mudanças no seu plantel. Ainda assim, o que todos os seus seguidores desejam é que continue a crescer dentro do âmbito nacional. Algo que, a julgar pelas últimas épocas, parece bem encaminhado.

Parece já um dado confirmado: um gigante está a renascer em Ovar. Por isso mesmo, talvez o objetivo da próxima temporada possa passar por ser ainda mais competitivo do que nos dois últimos anos. Será sempre difícil igualar as armas dos chamados “3 grandes”, mas um clube como a Ovarense, com toda a paixão que move e um planeamento sério, terá de ser vista por todos como um candidato a ter em conta.

[give_form id=”81006″]


Imagem: Direitos Reservados
Texto: Pedro Silva


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *