Basquetebol: Ovarense fora da Taça Hugo dos Santos; Segunda parte lançou Porto e deixou vareiros para trás
Escrito por AVfm em 04/05/2024
A tarefa nunca seria fácil, mas a Ovarense chegou a Gondomar para abordar a fase final da Taça Hugo dos Santos com vontade de surpreender o FC Porto nos quartos-de-final. A turma de Ovar ainda foi capaz de equilibrar a contenda na primeira parte, mas mostrou-se abaixo das expetativas na segunda, vendo os Dragões a arrecadar o triunfo (82-67) e a respetiva passagem à meia-final.
Com uma entrada competitiva, a Ovarense tentava repetir a façanha do último encontro com o FC Porto. A contar para a Liga, há menos de um mês, os alvinegros venceram mesmo os azuis e brancos.
No Multiusos de Gondomar, ambos os conjuntos se mostraram com a lição estudado e até foi o Porto a sair na frente, com 23-20 no primeiro quarto. Mas, ao intervalo, fruto de um 19-23 no segundo quarto, os alvinegros venciam mesmo pela margem mínima: 43-42.
Os problemas chegaram, porém, no reatar. Com um terceiro período extremamente desequilibrado – vitória portista de 20-4 – a Ovarense hipotecou quase por completo todas as chances de vencer o encontro e seguir para as meias-finais.
A equipa às ordens de João Tiago Silva ainda foi a tempo de igualar a intensidade portista nos últimos 10 minutos, mas apenas para manter a disputa do quarto. Com um 20-20, já não foi a tempo de ameaçar o triunfo do Porto e acabou mesmo derrotada por 82-67.
Do ponto de vista individual, no FC Porto, Cleveland Melvin (23pts, 5/6 2P, 4/6 3P, 11res, 1ast, 1rb) e Anthony Barber (16pts, 9res, 4ast, 1rb) sobressaíram. Por seu turno, no conjunto vareiro, Jamir Harris (16pts, 3/3 2P, 1res), Efe Odigie (14pts, 5/9 2P, 4/4 LL, 5res, 1rb) e Render Woods (12pts, 3/4 2P, 2/2 3P, 3res, 2ast, 1rb) foram os melhores em campo.
O FC Porto segue em frente e jogará as meias-finais este sábado, diante da Oliveirense. A Ovarense não consegue igualar o registo da temporada passada, onde caiu apenas na final, e pode queixar-se de um terceiro período menos conseguido para justificar o desaire diante dos dragões.
Assim sendo, os vareiros viram todas as baterias para o playoff da Liga Betclic. Fora da Taça de Portugal e com o percurso na Taça Hugo dos Santos concluído, a Ovarense abordará agora os duelos diante do Sporting, referentes aos quartos-de-final.
O primeiro jogo deste playoff à melhor de 5 disputa-se em Lisboa, no Pavilhão João Rocha, já no dia 10 de Maio. Seguem-se dois duelos: primeiro em Ovar no dia 13 e depois novamente em Lisboa, no dia 16.
Em caso de vitórias para os dois lados nos 3 duelos agendados, a série poderá continuar para um quarto (jogado em Ovar) e até um quinto e decisivo jogo (jogado em Lisboa)
[give_form id=”81006″]
Imagem: Direitos Reservados
Texto: Pedro Silva