Basquetebol: Ovarense GAVEX perto da surpresa no primeiro jogo na Arena
Escrito por AVfm em 02/10/2023
Ovarense foi batalhadora na estreia em casa. Em receção ao Sporting, os vareiros sentiram o efeito de um jogo grande e estiveram perto da surpresa. A derrota de 81-85 demonstra o equilíbrio ao longo de quatro períodos onde a Ovarense este (quase) sempre à medida das exigências da partida.
Após derrota em Guimarães no arranque da Liga Betclic, a Ovarense queria corrigir a mão na sua estreia em casa. Pela frente estava o Sporting, habitual candidato ao título nacional… nada que fizesse os vareiros recuarem nas suas intenções.
A Ovarense até acabaria derrotada por 81-85 mas, ao contrário do que até já aconteceu por diversas vezes diante dos chamados grandes do basquetebol português, esteve sempre dentro da luta e podia perfeitamente mesmo ter saído vitoriosa.
De facto, a entrada dos vareiros acabou por ser espelho de toda a partida. Uma equipa quase sempre competente nas suas ações e que, na primeira parte em específico, até teve o condão de condicionar em muito a ação e percentagens de concretização dos leões.
Num primeiro período de poucos pontos, a Ovarense saiu na frente (15-12). No segundo quarto, os visitantes avançaram no placard, mas sempre com um conjunto alvinegro à espreita (32-35).
Foi já na segunda parte que o Sporting evidenciou todo o seu potencial. Os pontos começaram a fluir para os verde e brancos e, do lado contrário, a Ovarense esteve perto de ver a partida fugir-lhe completamente. A vantagem sportinguista chegou a cifrar-se em 16 pontos, mas os locais teriam ainda uma palavra a dizer.
O quarto quarto trouxe uma grande Ovarense, a recuperar paulatinamente. A vantagem do Sporting chegou a estar em apenas 3 pontos, terminando mesmo nos quatro (81-85). Pelo meio, uma grande abnegação dos vareiros e dois enormes triplos de dois reforços que prometem, um de Xavier Smith e outro de Jalen Jenkins.
O Sporting registou nove triplos, cinco desarmes de lançamento e beneficiou das prestações de Mike Moore (21pts, 4/6 2P, 3/5 LL, 4/4 LL, 7res), Eddie Ekiyor (18pts, 5/8 2P, 5/7 LL, 3res, 1ast, 3dl), Ron Curry (16pts, 5/8 2P, 3/4 LL, 4res, 2ast, 2rb) e Marcus LoVett Jr (14pts, 3res, 6ast, 1rb) e Ken Horton (10res).
No entanto, foi Jalen Jenkins (duplo-duplo de 21pts, 6/9 2P, 2/2 3P, 3/4 LL, 10res, 1ast) o MVP do encontro; Xavier Smith (21pts, 5/9 3P, 6res, 2ast) e Efe Odigie (13pts, 5/6 LL, 11res, 2ast) também estiveram em evidência.
Na próxima jornada, a Ovarense continua com um calendário bastante exigente e visita os Açores para enfrentar o Lusitânia. O jogo onde tentará a primeira vitória da época está agendado para as 20H15 do próximo dia 7 de Outubro.
[give_form id=”81006″]
Imagem: Direitos Reservados
Texto: Pedro Silva