Basquetebol: Ovarense faz história e apura-se para a final da Taça Hugo dos Santos
Escrito por AVfm em 14/01/2023
Um resultado que vai para a galeria dos melhores momentos da Ovarense na sua história recente. Pela voz de João Tiago Silva aos microfones da Rádio AVfm, tinha sido dada a promessa de uma equipa alvinegra apostada em fazer furor na Taça Hugo dos Santos e assim aconteceu: a Ovarense eliminou o Benfica na segunda meia-final da competição (77-76) e tem lugar marcado no jogo decisivo, amanhã, diante do Sporting.
Ao longo de 40 minutos de grande basquetebol, apenas no arranque se assistiu a uma Ovarense menos capaz que o conjunto encarnado. Com um parcial de 8-1 a favor do Benfica, a meia-final até parecia fadada a uma reedição do duelo desequilibrado que se registou no fim-de-semana passado, quando as “águias” vieram a Ovar vencer com autoridade. Após assentar, a Ovarense passou para a dianteira e teve estofo para pôr em prática o seu melhor basquetebol.
Os vareiros foram intensos durante todo o encontro, primeiro reativos para operarem uma recuperação rápida e depois ativos para nunca deixarem o Benfica descolar novamente. Embora sem JaCoby Armstrong, a solidariedade da Ovarense na zona interior acabou por ser chave para o desfecho do encontro mas, acima de tudo, a mentalidade e a crença a níveis altos – muito superiores às apresentadas noutros duelos diante dos ditos “3 grandes” – foram os fatores que maior diferença fizeram para a vitória histórica.
Após recuperar no primeiro período para terminar com uma vantagem mínima (18-17), a Ovarense não mais cedeu e até foi capaz de aumentar o marcador a seu favor. Ao intervalo (41-36), a vantagem vareira era de 5 pontos; na segunda parte, o Benfica até venceu os dois períodos, mas sempre com margens magras, recuperando apenas para o 77-76 final que soltou a festa do conjunto às ordens de João Tiago.
Com Aaron Broussard e João Gomes a serem os atletas mais inconformados no lado do Benfica, coube a Cândido Sá os melhores dados estatísticos da Ovarense. O poste português foi essencial na ação defensiva da sua equipa nos minutos finais e ainda terminou o encontro com 9 pontos, 7 ressaltos e 4 assistências. Jordan Robertson (19 pontos, 8 ressaltos, 3 assistências), Isaiah Johnson (14 pontos, 2 ressaltos, 4 assistências) e Nuno Morais (12 pontos, 2 ressaltos) também estiveram em evidência.
A final entre Ovarense e Sporting joga-se amanhã, no Pavilhão, Multiusos de Gondomar. A Rádio AVfm fará relato do encontro que marca o regresso da Ovarense ao jogo da decisão da Taça Hugo dos Santos, 14 anos depois da sua última final.
[give_form id=”81006″]
Imagem: Direitos Reservados
Texto: Pedro Silva