Basquetebol: Ovarense sai na frente do playoff; Etapa inicial fez toda a diferença diante do Sporting
Escrito por AVfm em 11/05/2024
Foi uma grande Ovarense aquela que se apresentou em Lisboa, no Pavilhão João Rocha, diante do Sporting. O primeiro duelo dos quartos-de-final do playoff prometia ser renhido, mas teve uma equipa alvinegra autoritária ao longo da primeira parte. O resultado acabou mesmo por gerar um importante triunfo ao conjunto de Ovar (81-87), mesmo que os leões ainda tenham encetado uma recuperação no segundo tempo.
No frente-a-frente entre 4.º e 5.º da fase regular da Liga Betclic, as expetativas não foram defraudadas. Com qualidade dos dois lados, sobressaiu a Ovarense no arranque de encontro, primeiro vencendo à justa o primeiro quarto e depois, já no segundo, dominando por completo as operações.
Se as coisas pareciam equilibradas nos primeiros dez minutos (21-25), o segundo quarto trouxe uma história totalmente distinta. A Ovarense mostrou os seus melhores atributos ofensivos, apontando importantes 26 pontos; já os leões não conseguiam acertar agulhas com o cesto e esse dado, aliado à agressividade e organização defensiva dos vareiros, desequilibrou a balança por completo.
Ao intervalo, com um 9-26 no segundo quarto, a Ovarense recolhia uma vantagem de 21 pontos para gerir no segundo tempo (30-51). Já o Sporting, sem os contributos de Eddie Ekyor e Marcus Lovett Jr., tinha de correr (e muito) atrás do prejuízo: e foi precisamente isso que a equipa leonina fez.
Com alguma apatia da Ovarense, que tentou gerir o marcador com o cronómetro, e um maior acerto das peças fundamentais do Sporting, o placard foi-se reajustando aos poucos. E se o terceiro quarto, embora com derrota da Ovarense, ainda deixava a vitória relativamente segura – 20-16 no parcial, 50-67 no encontro – os últimos 10 minutos de jogo ainda fizeram antever uma reviravolta épica.
O Sporting chegou a estar a apenas uma posse bola de diferença dos vareiros – à altura, 73-75. A Ovarense não ganhou para o susto, mas acabou por conseguir levar a sua intenção avante.
Embora até tenha claudicado na linha de lance livre, com vários ensaios frustrados numa altura em que o Sporting forçava o parar do relógio com faltas sucessivas, a Ovarense acabou por gerir a vantagem entre os 5 e os 9 pontos de diferença. O resultado final cifrou-se mesmo num 81-87, uma grande vitória alvinegra, a segunda da época em casa do Sporting, mas este de cariz mais decisivo: está dado um primeiro passo na luta pelo acesso às meias-finais.
Em termos coletivos, destaque para uma Ovarense de mira afinada. A equipa às ordens de João Tiago Silva fez um bom jogo na linha de três pontos (48% de eficácia) e também de dois (50%), com eficácias sempre superiores às dos leões. Foi também mais associativa, com 21 assistências contra 11; e igualou a luta dos ressaltos, terminando inclusivamente com ligeiro ascendente.
Para não destoar de exibições recentes, Jeremiah Bailey foi um dos obreiros da vitória e terminou mesmo como MVP do encontro. O jogador da Ovarense apontou 24 pontos, ganhou 9 ressaltos e fez 3 assistências. Em segundo plano de evidência estiveram também Jalen Jenkins, Efe Odigie e Jamir Harris. Carlos Cardoso foi o melhor no conjunto da casa.
Ovarense e Sporting voltam a encontrar-se novamente na próxima segunda-feira. Desta vez em Ovar, a equipa do nosso concelho tenta garantir outro triunfo e terá o apoio dos seus adeptos para o conseguir. Em caso de vitória, ficará a apenas uma vitória de seguir para as meias-finais.
O jogo 2 do playoff dos quartos-de-final, da próxima segunda-feira (21H00), terá relato em direto na Rádio AVfm. Em emissão estarão Pedro Silva, Rafael Correia e Jaime Valente, a partir das 20H30.
[give_form id=”81006″]
Imagem: Direitos Reservados
Texto: Pedro Silva