Campeonato de Portugal: Minutos finais dramáticos colocaram Florgrade no último lugar da Série B
Escrito por AVfm em 03/10/2023
A primeira vitória no Campeonato de Portugal até esteve à distância de 10 minutos mais compensação. No entanto, a tarde de 5.ª jornada de Série B não seria de glória para a Florgrade, que acabaria derrotada em casa do Marco 09 por 2-1, depois de ter estado a vencer por 1-0 até ao minutos 80.
Após ter sido eliminada da Taça de Portugal e ainda à procura da felicidade no Campeonato de Portugal, a Florgrade apostava todas as suas fichas na visita a Marco de Canaveses, onde encontrava o último da classificação da Série B.
Um jogo entre dois aflitos da tabela, 14.º e 13.º, ainda à procura da primeira vitória no campeonato, e que acabou por se decidir – com drama – na parte final da segunda parte.
A Florgrade até quebrou a malapata da ausência de golos no Campeonato de Portugal e inaugurou o marcador aos 70′, com Pedro Silva a apontar o primeiro e histórico tento corticeiro nos escalões nacionais.
O 0-1 era benéfico para a equipa às ordens de André Ribeiro, que assim poderiam sair da zona desconfortável da tabela e ascender ao 8.º lugar. Mas tudo mudaria num final que foi também uma autêntica montanha russa de emoções.
O Marco 09 chegaria ao empate aos 80′, com golo de Pedro Correia. Mas seria já na entrada para o tempo de compensação que o mais rude golpe se abateria sobre a Florgrade: Leo Leichsenring, o guarda-redes corticeiro, acabaria expulso, deixando a equipa com 10 e sem possibilidades de colocar Diogo Almeida, guardião suplente, em campo – já estavam esgotadas as pausas de substituição.
Com 15 longos minutos de compensação por cumprir e João Antônio a improvisar a posição de guarda-redes, a muralha da Florgrade acabaria por ceder. O 2-1 da vitória do Marco chegaria aos 90+12′, com Luizinho Silva a tornar-se o autor do golo e o herói dos adeptos portuenses.
Uma derrota difícil de aceitar por parte da Florgrade mas que, na realidade dos factos, a coloca com a “lanterna vermelha” da Série B do Campeonato de Portugal. Um 14.º e último lugar da tabela classificativa que é difícil de aceitar, mas não impossível de contornar – afinal, ainda há muito futebol pela frente.
De facto, a Florgrade tem apenas 2 pontos mas, dado o equilíbrio da sua série, está a apenas uma vitória do 8.º lugar (5 pontos), ocupado pelo Valadares de Gaia. Pelo meio encontram-se as formações do Marco 09, Oliveira do Douro, Paredes, Vila Meã e Lamelas.
No próximo domingo, a Florgrade regressa ao seu Parque do Buçaquinho para defrontar o Paredes. Um reencontro com a equipa que impôs a eliminação corticeira da Taça de Portugal. Um jogo crucial e onde só a vitória interessa ao conjunto do concelho de Ovar.
[give_form id=”81006″]
Imagem: Direitos Reservados
Texto: Pedro Silva