Campeonato SABSEG: Florgrade vence e lidera a Norte; Ovarense empata mas mantém topo a Sul
Escrito por AVfm em 02/10/2022
À 2ª jornada de Campeonato SABSEG para o trio de clubes do concelho de Ovar, apenas Florgrade continua invicta. Em estreia em casa, os corticeiros somaram a segunda vitória consecutiva ao baterem o Canedo por 1-0.
Também na Zona Norte, o S. Vicente Pereira não foi feliz na deslocação ao terreno do SC Espinho, perdendo por 2-0 num resultado construído na primeira parte. Já a Sul, as emoções foram fortes em Valongo do Vouga, com um empate de 3-3 entre Valonguense e Ovarense.
OVARENSE EMPATE MAS MANTÉM-SE NO TOPO
Vinda de uma vitória importante no arranque do Campeonato, a Ovarense visitava o Valonguense à procura de chegar aos 6 pontos e manter a liderança da Zona Sul do SABSEG. No entanto, no Estádio Bastos Xavier, e apesar de uma entrada forte (onde até colocaram uma bola nos ferros), os alvinegros cedo se viram a correr atrás de um prejuízo demasiado grande. No final, um 3-3 justo que espelha um jogo cheio de peripécias e onde o domínio foi repartido. Um empate que, nas contas, permite à Ovarense manter a liderança da Zona Sul (4 pontos), em igualdade com o Pampilhosa.
Em menos de meia hora, os locais marcaram por duas ocasiões – tentos de Huguito e Pedro Pires – e intranquilizaram uma Ovarense que apareceu em campo à procura de ter bola e mandar na partida. Os vareiros até tentaram responder mas, com demasiada ansiedade à mistura, apenas nos 5 minutos finais do primeiro tempo voltaram às rédeas do encontro – um auto-golo a favor da Ovarense relançou a partida no fecho da etapa inicial e, ainda antes do descanso, Gonçalo Semedo desperdiçou uma grande penalidade de forma clamorosa.
Ainda que a perder, a Ovarense dava sinais claros de retoma para a segunda parte e, efetivamente, apareceu apostada em remontar o resultado. As chances de golo eminente foram-se sucedendo junto da baliza dos canarinhos. Por entre outras oportunidades, Kwaku Boateng (penálti) e Marmelo (livre direto) foram os obreiros da cambalhota no marcador.
Porém, o Valonguense, que até ao momento do 2-3 esteve encostado às cordas, ainda foi a tempo de lançar os minutos finais para bases de incerteza. Os recém promovidos à elite distrital tiveram alma para carregar nos minutos finais, chegaram ao empate antes do tempo de compensação, através de uma lance de confusão na grande área finalizado pelo brasileiro Adriano, e ainda acabaram por cima da Ovarense no fecho do encontro.
A Ovarense voltou a mostrar qualidade e uma ideia de jogo, mas não durante tempo suficiente para sair do concelho de Águeda com os 3 pontos. No final do encontro, Cajó, treinador dos alvinegros, salienta que a sua equipa deu dois golos de avanço ao adversário e que será necessário crescer para evitar percalços do género no futuro.
CORTICEIROS À BOLEIA DE BARROS
Foi pela margem mínima e numa missão nada fácil ao longo dos 90 minutos que a Florgrade celebrou a sua segunda vitória no Campeonato SABSEG. Na estreia em Cortegaça na presente temporada, os corticeiros chegaram aos 6 pontos na Zona Norte graças a golo solitário de Ricardo Barros (atual melhor marcador a Norte), que selou o resultado de 1-0 ainda na primeira parte.
Em entrevista à Rádio AVfm, André Ribeiro admitiu as dificuldades sentidas pela sua equipa numa partida que, na sua visão, teve duas partes distintas e onde o Canedo acabou por gerar muitas dificuldades à Florgrade por força da capacidade física que impõe no seu futebol.
A par do União de Lamas – que triunfou na receção ao Cesarense -, a Florgrade segue invicta na Zona Norte. De resto, os dois conjuntos são mesmo os únicos que contam apenas vitórias no SABSEG, isto apesar de se ter dobrado apenas a segunda jornada da prova.
Na próxima jornada, a Florgrade terá aquele que poderá ser um verdadeiro teste fogo à sua invencibilidade, encontrando o SC Espinho fora de portas. Os Tigres são candidatos assumidos à subida de divisão e, tal como a Florgrade, têm um dos plantéis mais ricos de elite aveirense.
TIGRES LEVAM A MELHOR SOBRE CORVOS
Após um empate cheio de emoções no arranque do SABSEG, o S. Vicente Pereira não repetiu a façanha de chegar aos pontos contra outra das equipas mais fortes da Zona Norte. Em visita a Nogueira da Regedoura, no Joaquim Domingos Maia (casa emprestada), os Corvos não conseguiram rebater dois golos do SC Espinho na primeira parte – apontados por Luka Oliveira e Paulo Cruz.
Com dois jogos disputados e um ponto somado, o S. Vicente queda-se pelo 7º lugar da Zona Norte, superando Mansores, Cesarense e Paivense (todos ainda sem pontuar). Na próxima jornada, os vicentinos voltam a viajar e deslocam-se, precisamente, a casa do Mansores em busca da primeira vitória da temporada.
[give_form id=”81006″]
Imagem: Direitos Reservados
Texto: Pedro Silva