Campeonato SABSEG: Ovarense e Florgrade confirmam passagem ao Apuramento de Campeão
Escrito por AVfm em 23/01/2023
A 16.ª jornada do Campeonato SABSEG trouxe a confirmação de que Ovarense e Florgrade irão disputar a Fase de Apuramento de Campeão e, por consequência, o título de campeão distrital. Com os resultado vitoriosos da ronda de domingo, alvinegros e corticeiros fizeram a festa, os últimos “à custa” do S. Vicente Pereira, derrotado no (novo) dérbi do concelho de Ovar pela equipa de André Ribeiro.
Na Zona Norte, S. Vicente e Florgrade mediram forças, com vitória de 0-2 para o conjunto de Cortegaça. Já a Sul, a Ovarense confirmou o que não conseguiu na semana passada, visitando Pinheiro da Bemposta e vencendo o Pinheirense por 0-2, carimbando o apuramento para a fase dos primeiros.
OVARENSE Q.B. GARANTE APURAMENTO
Foi uma Ovarense de “serviços mínimos” aquela que se exibiu em casa do Pinheirense. A vitória de 0-2 dos vareiros foi construída sem grande brilhantismo mas acabou por se tornar natural à medida que o jogo decorreu e confirmou o acesso à fase de Apuramento de Campeão do SABSEG.
A Ovarense beneficiou de um golo madrugador – um auto-golo no primeiro minuto de jogo -, algo que trouxe tranquilidade ao seu futebol. Para além disso, ainda na primeira parte, o Pinheirense ficou reduzido a 10 elementos.
Se se esperava uma Ovarense demolidora a partir daí, a verdade é que, mesmo assim, o Pinheirense lutou pelo resultado. Os locais, mesmo que com alguma anarquia tática, conseguiram causar problemas aos alvinegros, pelo menos até a Ovarense trancar a vitória com o 0-2 – apontado por Boateng, aos 73 minutos.
Com 31 pontos acumulados, os vareiros já confirmaram o 3.º lugar da Zona Sul e até podem ainda chegar ao 1.º, estando atualmente a 2 pontos do Fermentelos (2.º) e a 4 do Estarreja (1.º). Com 6 pontos ainda em disputa até ao fecho da primeira fase, a Zona Sul definirá ainda uma posição de apuramento: atualmente é o Águeda quem ocupa o 4.º lugar (24 pontos), seguem-se Pampilhosa (23 pontos) e Oliveira do Bairro (20 pontos), ambos na luta.
FLORGRADE APURA-SE NO DÉRBI DO CONCELHO
No Estádio Dr. Oliveira Santos, S. Vicente Pereira e Florgrade encontravam-se em posições totalmente díspares dentro da tabela classificativa da Zona Norte do Campeonato SABSEG. Ao longo de 90 minutos, os corticeiros mostraram-se mais fortes e, acabando por vencer por 0-2, confirmaram um expectável acesso matemático à fase de Apuramento de Campeão.
A turma às ordens de André Ribeiro realizou uma exibição inteligente e madura. Beneficiando de um golo relativamente madrugador – apontado por Diogo Guerra aos 15′ -, foi capaz de gerir os tempos de jogo na primeira parte e até ampliou a vantagem na sequência de uma bola parada, novamente com Guerra a marcar e tornar-se uma evidência clara no encontro.
Com poucas ameaças à baliza de Marco Sá, o S. Vicente Pereira foi apenas mais espevito na etapa complementar, sem nunca conseguir criar chances eminentes de golo. Embora tenham mostrado resiliência e muita capacidade de luta, o melhor momento dos Corvos surgiu só à entrada do último quarto do encontro, com um remate de Matthias Broomes, à entrada da área, para uma defesa segura do guarda-redes da Florgrade.
Com 35 pontos, a Florgrade continua a 3 do União de Lamas e tentará agora vencer nas duas últimas rondas da Primeira Fase para chegar ao Apuramento de Campeão com condições de disputar a subida de divisão.
Por seu turno, o S. Vicente Pereira mantém o 9.º lugar da tabela e, com 7 pontos, encarará os duelos diante de Lobão e União de Lamas com a necessidade de somar resultados positivos que o encaminhem na luta pela permanência.
[give_form id=”81006″]
Imagem: Direitos Reservados
Texto: Pedro Silva