Campeonato SABSEG: Ovarense empata na estreia de Miguel Moreira; Esmoriz com nulo em casa do Canedo
Escrito por AVfm em 07/01/2024
Encerrada que está o primeiro domingo de Campeonato SABSEG de 2024 e com o término da 16.ª jornada, tanto Ovarense como Esmoriz ficaram aquém da vitória nas suas respetivas deslocações. A Ovarense empatou em casa do Pampilhosa (2-2), no jogo de estreia de Miguel Moreira no banco vareiro; já o Esmoriz não saiu do nulo nas Valadas, diante do Canedo, mas segue em posição de manutenção.
NAKEDI SALVOU O PONTO EM CIMA DO APITO FINAL
Um golo a abrir e outro a fechar. Foi assim que a Ovarense consumou o regresso aos pontos fora de casa, depois de 3 deslocações consecutivas a perder. O 2-2 em casa do Pampilhosa acabou por ditar uma divisão de pontos entre ferroviários e alvinegros mas, num encontro de emoções fortes, até chegou a ter uma Ovarense a vencer e também perto da derrota.
No duelo que marcou a estreia do novo técnico vareiro, Miguel Moreira, a Ovarense apresentou-se num novo sistema tático – o 4x3x3 – e entrou atrevida na partida. Everton ainda abriu o ativo num dos primeiros lances do encontro, mas o Pampilhosa rapidamente respondeu.
A equipa que também estreava no banco Cajó, antigo treinador da Ovarense, empatou aos 8′, por Diogo Machado e acabou por ter mais oportunidades de perigo ao longo do primeiro tempo. Já na segunda parte, materializou mesmo a vontade de chegar à reviravolta por intermédio de William Nascimento, aos 71′.
Apelando ao espírito de sacrifício, a Ovarense acabou por arriscar tudo para, pelo menos, resgatar um ponto… e acabou por ser feliz. Mesmo que condicionado fisicamente, Nakedi Chipu foi o autor do golo do empate, já para lá do minuto 90, e que consumou o 2-2 final.
Um ponto que, apesar de arrancado a ferros, não chega para satisfazer as ambições da Ovarense. A equipa do concelho de Ovar foi mesmo a grande derrotada da jornada no pelotão da frente do SABSEG: o União de Lamas goleou a JuveForce (0-5), Espinho e Paços de Brandão também triunfaram (3-0 e 2-0).
Assim sendo, com 33 pontos, a Ovarense desceu ao 3.º lugar e vê o Paços de Brandão, 4.º classificado, com os mesmos pontos. Na vice-liderança do SABSEG segue agora o Espinho, com 34; já no topo, cada vez mais líder, o União de Lamas tem 41 pontos.
ESMORIZ EMPATA; BUSTELO E ESTARREJA VENCEM
Na cauda da tabela, em luta pela manutenção, o Esmoriz arrecadou um ponto na visita à casa do Canedo. Um 0-0 justo mas onde, com maior discernimento no último terço por parte da formação orientada por Pedro Alves, poderia ter sido desbloqueado.
Na mesma jornada, Estarreja (1-0 diante do Alba) e Bustelo (2-0 perante o Fermentelos) deram passos importantes na corrida à permanência. Uma jornada que, na fundo da classificação do SABSEG, ficou ainda marcada pelas derrotas do Mansores, Cesarense e JuveForce e pelo empate do Fiães.
O Esmoriz ocupa o 14.º lugar, com 14 pontos em 16 jogos. Mansores (8 pontos), Cesarense (12), Alba (13) e Fiães (14) estão em lugares abaixo dos Guerreiros da Barrinha.
[give_form id=”81006″]
Imagem: Direitos Reservados
Texto: Pedro Silva