Campeonato SABSEG: Ovarense “resgata” ponto em Estarreja; S. Vicente Pereira goleado em Lamas
Escrito por AVfm em 20/11/2022
Baixam as cortinas da primeira volta da primeira fase do Campeonato SABSEG. A 9º jornada da elite distrital foi jogada em tarde de muita chuva nos palcos de Aveiro e, para as três equipas do concelho de Ovar, gerou resultados para todos os gostos.
A Florgrade foi a única a vencer, recebendo e derrotando o Cesarense com três golos sem resposta; também na Zona dos corticeiros, a Norte, o S. Vicente Pereira jogou mas não foi feliz, tendo saído goleado no duelo perante o União de Lamas (4-0). Já na Zona Sul, a Ovarense empatou a uma bola no dérbi de concelhos vizinhos, em casa do Estarreja.
OVARENSE FECHA PRIMEIRA VOLTA A EMPATAR
Em Estarreja, com o terreno de jogo de relvado natural muito fustigado pelo mau tempo, a Ovarense empatou a uma bola e voltou a somar pontos fora de portas – algo que já não acontecia desde 2 de Outubro, em Valongo do Vouga.
Os alvinegros tiveram, quase sempre, um ligeiro ascendente sobre o CD Estarreja. No entanto, foram obrigados a correr atrás do marcador devido a um golo (concretizado numa de duas oportunidades do Estarreja na primeira parte) convertido por Carlitos, pouco após a meia hora. O tento do empate da Ovarense acabaria por surgir já na etapa complementar, num pontapé de canto, com Gonçalo Semedo a cabecear para o fundo das redes aos 76′. Isto numa fase onde o Estarreja já jogava com menos um jogador devido à expulsão, por vermelho direto, de Edu Marques.
Numa tarde de complicadas condições para a prática desportiva, a Ovarense fez – dentro dos possíveis – uma exibição globalmente positiva. Mérito ainda para o espírito da equipa vareira, nunca virando a cara à luta e aos vários duelos que foram surgindo ao longo do encontro. O empate, apesar de tudo, acaba por se aceitar: do outro lado da barricada esteve também um Estarreja estóico e com alma para aguentar uma Ovarense mais audaz na fase final de encontro, quando a expulsão de Edu fez a balança do domínio pender a favor dos alvinegros.
A Ovarense termina a primeira volta de SABSEG no 4º lugar, com 15 pontos. Mesmo que ultrapassada pelo Pampilhosa, a turma às ordens de Cajó segue dentro dos lugares de acesso à fase dos primeiros da competição.
S. VICENTE EM DIFICULDADES NO COMENDADOR
O S. Vicente Pereira não conseguiu ser rival à altura do União de Lamas na 9ª jornada da Zona Norte do Campeonato SABSEG. Em visita ao Estádio Comendador Henrique Amorim, os corvos averbaram a quarta derrota consecutiva, tendo caído com uma goleada de 4-0 a favor dos locais.
Manu Alves, antigo avançado do S. Vicente, abriu o ativo perto do intervalo e Rafa Cardoso fecharia a primeira parte com o 2-0. No segundo tempo, mais dois golos para os unionistas: primeiro Zé António e depois, para selar o 4-0, o médio André Aranha.
Com 25 golos sofridos na Zona Norte, o registo negativo do S. Vicente Pereira só é superado pelo do Paivense, que tem 32 tentos concedidos. Os Corvos sofreram em todas as jornadas da prova e têm um registo de 10 golos sofridos e nenhum marcado nos últimos três jogos.
Em termos classificativos, o S. Vicente Pereira fecha a primeira volta do SABSEG dono do penúltimo lugar da classificação. São dois os empates conquistados – contra Fiães e Paivense – a juntar às 7 derrotas até ao momento. A formação do concelho de Ovar ainda procura o primeiro triunfo da temporada.
OUTRA JORNADA DE CONFORTO CORTICEIRO
A Florgrade continua a passear classe pela Zona Norte do Campeonato SABSEG. A formação às ordens de André Ribeiro é já o melhor ataque e a melhor defesa de todo o campeonato – em igualdade com o União de Lamas. Com 10 golos apontados e nenhum sofrido nos últimos três jogos, os corticeiros voltaram a dar uma masterclass de futebol distrital na 9ª jornada, recebendo e vencendo o Cesarense por 3-0.
Pedro Silva, Fábio Vieira e Tiago Jogo foram os homens-golo da Florgrade, que termina assim a primeira volta da Zona Norte com a liderança isolada da classificação. Com 23 pontos, e embora estejam apenas com um de vantagem para o vice-líder, União de Lamas, estão já com mais 8 do que o Canedo (15), o 4º da tabela e o último nos lugares de acesso à Fase de Subida do SABSEG.
Para fechar novembro e abrir a segunda volta, a Florgrade recebe o Paivense na próxima semana. Para amostra fica o encontro entre os dois, no arranque da temporada, onde os corticeiros foram ao Municipal da Boavista aplicar uma goleada de 4-1.
[give_form id=”81006″]
Imagem: Direitos Reservados
Texto: Pedro Silva