Campeonato SABSEG: S. Vicente e Florgrade em recuperação na Zona Norte; Ovarense falha acesso imediato à Fase de Subida
Escrito por AVfm em 16/01/2023
A encaminhar-se para o fecho da primeira fase, o Campeonato SABSEG começa a definir posições de apuramento para a zona de subida e dita ainda a situação dos conjuntos que lutarão pela permanência na elite aveirense. A 15.ª jornada não trouxe derrotas aos conjuntos do concelho de Ovar mas, ainda assim, foi uma ronda de sentimentos mistos.
Na Zona Norte, para além da Florgrade ter regressado às vitórias e fixado o seu 2.º lugar na classificação, também o S. Vicente Pereira somou pontos pela segunda jornada consecutiva e parece mostrar que 2023 será um ano promissor. Já na Zona Sul, e embora não tenha perdido na receção ao Águeda, a Ovarense não conseguiu desde já carimbar o seu acesso à Fase de Apuramento de Campeão do SABSEG e, por esse motivo, vai ter de esperar, pelo menos, mais uma semana para o conseguir.
OVARENSE EMPATA E ADIA APURAMENTO
O Estádio Marques da Silva estava preparado com uma enorme moldura humana e o que é certo é que o apuramento para a Fase de Apuramento de Campeão até podia ter acontecido ontem para a AD Ovarense. Uma vitória sobre o RD Águeda carimbava matematicamente o acesso, mas os alvinegros não foram além de um empate de 1-1.
Num dia em que não conseguiram sempre colocar o seu melhor futebol em prática – também por força de um terreno de jogo em condições difíceis para a prática do futebol -, a Ovarense até esteve na frente do marcador graças a um golo de Kwaku Boateng aos 68′; porém, Lukão restabeleceria o empate a favor dos galos à entrada para os últimos 10 minutos da partida.
Os vareiros tiveram mais oportunidades que o adversário e até fizeram mais um golo, à altura o 2-0. O tento acabaria por ser anulado pela equipa de arbitragem, com um critério que foi comentado à Rádio AVfm por Cajó, treinador da Ovarense, no rescaldo da partida.
Assim, e com Estarreja e Fermentelos já apurados, a Ovarense continua em posição privilegiado para também seguir com os atuais dois primeiros classificados da Zona Sul. A 3 jornadas do fim da primeira fase, os vareiros têm ainda três “match points” para confirmarem o seu acesso – o próximo já no domingo, em casa do Pinheirense.
S. VICENTE CONTINUA A RECUPERAR PONTOS
Embora tenha sofrido cedo no encontro, o S. Vicente Pereira conseguiu impor um empate ao Canedo no Estádio das Valadas (1-1) e continua em recuperação pontual rumo ao objetivo da manutenção.
Na estreia de Viditos ao serviço dos corvos, foi Rui Silva o autor do golo do S. Vicente. O defesa de 22 anos marcou no arranque da segunda parte, respondendo ao tento madrugador de Nuno Rocha, jogador do Canedo.
Para além de ter somado um ponto, o S. Vicente Pereira beneficiou da derrota do Mansores diante do Paivense (3-2) e recuperou balanço em relação ao conjunto de Arouca. Atualmente no 9.º lugar com 7 pontos, os comandados de Mário Marques têm mais 2 que o Paivense (10.º, 5 pontos), menos 4 que o Mansores (8.º, 11 pontos) e menos 8 que o Cesarense (7º, 15 pontos). Os 3 últimos da classificação descerão, no fim da segunda fase, à 1.ª Divisão Distrital.
FLORGRADE RETOMA O BOM CAMINHO
Com resultados intermitentes ao longo das últimas semanas, a Florgrade retomou o bom caminho num duelo decisivo para a luta dos quatro primeiros da Zona Norte. Em receção ao Fiães, os corticeiros venceram por 2-0 e estão cada vez mais cimentados no 2.º lugar da tabela classificativa.
Luccas Marques e Hélder Castro (de grande penalidade), ambos na primeira parte, foram os marcadores de serviço. A Florgrade seguia com duas derrotas consecutivas mas, com esta vitória, está muito perto do apuramento para a Fase de Subida, ficando a apenas um ponto de o conseguir.
Para além disso, e com a derrota do União de Lamas diante do Lobão, os corticeiros ficam agora a apenas 3 pontos da liderança dos unionistas. Na peugada da Florgrade seguem SC Espinho (29 pontos) e Lobão (29 pontos), ambos com intenção de confirmarem os quatro primeiros lugares no próximo domingo.
Próximo domingo esse que ficará marcado pelo dérbi entre S. Vicente Pereira e Florgrade. Um jogo que terá acompanhamento da Rádio AVfm a partir do Estádio Dr. Oliveira Santos.
[give_form id=”81006″]
Imagem: Direitos Reservados
Texto: Pedro Silva