«Confraria Gastronómica» valoriza a «Caldeirada de Peixe»
Escrito por AVfm em 02/12/2017
A «Confraria Gastronómica do Concelho de Ovar» prossegue a sua missão de sistematizar, catalogar, estudar e divulgar aquilo que de melhor a nossa região tem para oferecer em termos gastronómicos. Assim, na passada Quinta-feira, ao final da tarde, o Museu Júlio Dinis foi o local escolhido para a apresentação do primeiro de uma série de minidocumentários em vídeo, que pretendem traçar o mapa da «Geografia Gastronómica do Concelho de Ovar».
Tal projeto pretende «promover o receituário local, no que diz respeito à sua confeção, propriamente dita, mas também do ponto de vista das tradições e ofícios que lhes estão associados, constituindo-se desta forma num repositório gastronómico local» tal como referiu Ricardo M. Nunes, o «Arrais de Mar» da Coletividade vareira.
O prato típico selecionado para o primeiro vídeo, foi a «Caldeirada de Peixe». Uma vez que tal petisco é feito de forma diferente em locais diferentes, explica-nos a «Confraria Gastronómica do Concelho de Ovar» que este vídeo apresenta «uma das suas versões, recolhida e sinalizada na Praia de Esmoriz, junto do Arrais Vítor Cacheira»
A intenção deste tipo de registos é que possam «ser amplamente difundidos, local e globalmente, divulgando a riqueza e a diversidade da gastronomia do Concelho de Ovar»
É pois, caso para perguntar: sai uma Caldeirada de peixe à moda de Esmoriz?!?…