Conhecidas as 16 propostas da 5ª Edição do Orçamento Participativo
Escrito por AVfm em 27/06/2018
Dia 11 de junho terminaram as sessões que nos deram a conhecer as dezasseis propostas que passam à fase seguinte desta 5ª edição do Orçamento Participativo.
Em Válega, a sessão decorreu no dia 17 de maio. Das quatros propostas levadas à mesa, passaram duas. O projeto «Brinc’Arte», de Ondina Valente e «Válega em Andamento», de Filipe Ferreira foram as duas propostas mais votadas com 54 e 33 votos, respetivamente.
Para conhecer melhor o projeto «Brinc’art» fique com a apresentação:
Para conhecer melhor o projeto «Válega em Andamento» fique com a apresentação:
Seguiu-se a sessão em Arada, no dia 24 de maio. Foram 3 as propostas levadas à mesa, mas apenas duas passaram à fase seguinte. Nesta freguesia, as propostas vingadoras foram a de Eva Gomes, «Vida sobre Rodas» e de Pedro Nunes, «Multiusos Desportivo».
Fique com os esclarecimentos referentes ao projeto «Vida sobre Rodas»:
Fique com a apresentação do projeto «Multiusos Desportivo»:
A sessão em S. João de Ovar foi no dia 28 de maio. Foram três as propostas que, durante a noite, foram a votação. Desta, ficámos a conhecer as duas mais votadas: «Castração de Animais de Rua», de Joana Vieira de Sá e «Espaço Multiusos/Multifunções» de Carlos Fonseca, com 74 e 16 votos, respetivamente.
Para conhecer melhor a proposta «Castração de Animais de Rua», fique com os esclarecimentos da proponente:
Fique agora com o momento da exposição do projeto «Espaço Multiusos/Multifunções»:
Dia 29 de maio foi a sessão de Esmoriz. Foram apenas apresentadas duas propostas e, por isso, passaram de imediato à fase seguinte. Os projetos expostos foram «Parque Desportivo e de Lazer Multigeracional de Esmoriz», de Fernando Cardoso e «Sem Limitações – Desporto para Todos», de Tiago Santos.
Para conhecer melhor o projeto «Parque Desportivo e de Lazer Multigeracional de Esmoriz», fique com a apresentação:
Para conhecer melhor o projeto «Sem Limitações – Desporto para Todos», de Tiago Santos, fique com a apresentação:
Em Ovar, a sessão decorreu no dia 4 de junho. Foram duas as propostas deixadas na mesa, pelo que não foi necessário recorrer a votações.
As propostas que passaram foram «Criação de bancada no Centro de Formação da Associação Desportiva Ovarense Futebol» e «Balneários para Campo de Formação da Associação Desportiva Ovarense Futebol», ambas apresentadas por António Antunes.
Fique com os esclarecimentos de António Antunes no que diz respeito à primeira proposta:
Agora fique com os esclarecimentos do mesmo proponente no que toca ao segundo projeto:
No dia 5 de junho, a sessão foi em São Vicente de Pereira Jusã. Foram três as propostas que foram a votação. Os projetos vencedores foram: «Requalificação do Salão Polivalente do Centro de Promoção Social do Furadouro», de Ricardo Rodrigues e «Centro Municipal de Comunicações» de Jaime Valente com 26 e 22 votos, respetivamente.
Fique com os esclarecimentos referentes ao projeto «Requalificação do Salão Polivalente do Centro de Promoção Social do Furadouro»:
Fique com a apresentação do projeto «Centro Municipal de Comunicações»:
A penúltima sessão foi em Cortegaça, no dia 8 de junho. Foram duas as propostas levadas à mesa e que passaram de imediato à fase seguinte: «Território de Aventura» de Ana Melo e «Volante Solidário» de Philip Campos.
Para ficar a conhecer o «Território de Aventura», fique com a apresentação:
Para conhecer o projeto «Volante Solidário», fique com a apresentação:
A última sessão desta primeira fase de apresentação das propostas foi em Maceda, no passado dia 11. Foram duas as propostas que passaram, de imediato, à próxima fase. Foram elas a «Aquisição de uma unidade autónoma de ar respirável/compressora para os Bombeiros do Concelho», apresentada por Sílvia Costa Silva, e «Energia Sénior em Movimento», apresentada por Ana Silva.
Fique agora com a apresentação da proposta «Aquisição de uma unidade autónoma de ar respirável/compressora para os Bombeiros do Concelho»:
Fique com a apresentação da última proposta «Energia Sénior em Movimento»:
Terminado o período de apresentação das propostas, estas passam para a Comissão de Análise e podem ainda não chegar a ser votadas. Depois desta análise e da Comissão confirmar se todas as propostas estão de acordo com o regulamento, passar-se-á para a votação. As propostas que vão estar a sufrágio só serão conhecidas em agosto.
Fotos: António Dias
Texto: Catarina Santos
Áudio: Jaime Valente